Mistério resolvido. Cientistas descobriram como é que as cobras “voam”

Nem todas as cobras se movem arrastando-se discretamente pelo chão. Há uma cobra do género Chrysopelea que parece voar de árvore em árvore. Agora, os cientistas descobriram como é que estes animais se movem pelo ar.

Espécies como a do género Chrysopelea, encontrada no sul da Ásia, conseguem fazer uma transição graciosa dos galhos para o solo por causa de movimentos específicos que fazem no ar. Esses movimentos estabilizam as cobras enquanto deslizam.

Enquanto estão no ar, as cobras ondulam e mexem-se. “É este movimento impressionante que parece que estão a nadar no ar”, explicou Jake Socha, professor de engenharia biomédica e mecânica da Virginia Tech.

Os investigadores queriam saber porque é que as cobras se movem dessa forma e, especificamente, se há uma razão física subjacente pela qual a ondulação as ajuda.

De acordo com o estudo publicado esta semana na revista científica Nature Physics, Socha e os seus colegas colocaram marcadores ao longo do corpo das cobras semelhantes aos marcadores de rastreamento de movimento num fato humano usado nos filmes para criar imagens geradas em computador. Isto permitiu capturar o movimento preciso que o corpo de uma cobra faz enquanto está a voar.



Os investigadores criaram um modelo 3D das cobras a voar com os dados recolhidos pelos marcadores. Depois, testaram o movimento com e sem ondulação, descobrindo que, sem o movimento ondulado, as cobras são mais propensas a rolar no ar.

Isto implica que o movimento não seja um acidente nem um subproduto do facto de que as cobras se movem dessa forma na terra.

“A ondulação é fundamental para a capacidade de deslizar”, diz Socha. “Com ela, são planadoras graciosas. Sem ela, são apenas mais uma cobra a cair no chão.”

Os cientistas também descobriram um movimento vertical anteriormente desconhecido que ajuda as cobras a chegarem ao chão com segurança – que também pode estar relacionado com as ondulações das cobras.

As cobras são os únicos animais a usar a ondulação para se estabilizar no ar, adicionando uma camada de singularidade a um voo já por si bizarro. “A cobra é talvez o animal menos óbvio que consegue voar pelo ar”, disse Socha.

Os cientistas levantam a hipótese de que as cobras voam por várias razões: para evitar serem devorados por predadores, perseguir presas e andar de árvore em árvore. Porém, a razão exata pela qual voam ainda é considerada um mistério científico.

Este “super-poder” das cobras já levou a uma melhor criação de robôs com inspiração biológica, incluindo robôs que ondulam em terrenos difíceis, como a areia. No futuro, este estudo poderá inspirar o design de robôs voadores que imitam os movimentos da cobra.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Principais indicadores da crise climática estão a atingir "ponto de inflexão", revela estudo

Um novo estudo sobre os sinais vitais do planeta revelou que muitos dos principais indicadores da crise climática estão a piorar e a aproximar-se ou ultrapassar os pontos de inflexão, à medida que as temperaturas …

Biden acusa a Rússia de tentar intervir nas eleições de 2022 para o Congresso

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, acusou na terça-feira o seu homólogo russo, Vladimir Putin, de tentar interferir nas eleições para o Congresso de 2022, espalhando "desinformação". "Veja o que a Rússia já está …

Polícias rejeitam proposta do MAI para o subsídio de risco e prometem novos protestos

Os sindicatos da PSP e as associações socioprofissionais da GNR rejeitaram, esta quarta-feira, a proposta apresentada pelo Governo para o subsídio de risco e prometem novos protestos até que seja atribuído "um valor justo". "Saímos completamente …

Desta vez, van Vleuten ganhou mesmo (aos 38 anos)

Ficou para trás o episódio caricato do último domingo. Annemiek van Vleuten é a nova campeã olímpica de ciclismo, contrarrelógio. Annemiek van Vleuten iria ficar ligada a um dos momentos mais insólitos, ou mesmo o mais …

Bruxelas assegura aquisição de medicamento para tratamento precoce da covid-19

A Comissão Europeia anunciou, esta quarta-feira, um contrato de aquisição conjunta com a farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK) para a compra do sotrovimab, um medicamento destinado ao tratamento precoce da covid-19, cuja utilização está a ser analisada …

Vacinados escapam às restrições da "lista âmbar" britânica

Pessoas vacinadas contra a covid-19 que viagem a partir dos Estados Unidos (EUA) ou da União Europeia (UE) podem evitar a quarentena caso venham de um país da "lista âmbar" britânica, onde está Portugal. Segundo o …

Equador retira nacionalidade ao fundador da Wikileaks, Julian Assange

O governo equatoriano revogou a decisão de 2018 devido a incongruências burocráticas. O advogado de Assange já disse que vai recorrer e que a decisão foi tomada sem o fundador da Wikileaks ser ouvido. O Equador …

Os primeiros resultados dos Censos: Portugal perdeu população pela primeira vez desde 1970

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou, esta quarta-feira, os primeiros resultados dos Censos 2021, cujas respostas por via digital ultrapassaram os 99%. Portugal tem hoje 10.347.892 residentes, menos 214.286 do que em 2011, segundos os …

Portugueses esperam quase até aos 40 para comprar casa

Um barómetro que avalia a preferência dos consumidores na hora de comprar um imóvel indica que a maioria dos portugueses só liquida o crédito à habitação após a reforma. O indicador destaca ainda que os portugueses …

Moedas fecha lista para a Câmara de Lisboa

O candidato à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, já fechou a equipa que o vai acompanhar nas próximas autárquicas. O anúncio de que a lista de Carlos Moedas para a Câmara de Lisboa está fechada será …