Míssil que abateu o MH17 foi disparado por separatistas e “veio da Rússia”

(cv) Euronews / YouTube

-

O míssil que abateu o voo MH17 da Malaysia Airlines em 2014, na Ucrânia, foi proveniente de território russo, afirma um relatório de uma longa investigação realizada por procuradores internacionais da Holanda, Austrália, Bélgica, Malásia e Ucrânia.

Segundo o New York Times, a equipa concluiu que o míssil que provocou a explosão do avião da Malaysia Airlines sobre a Ucrânia, foi disparado de território controlado pelos rebeldes ucranianos apoiados pela Rússia e “veio do território da Federação Russa”.

O relatório apresentado esta quarta-feira diz ainda que o sistema de defesa antiaérea voltou para a Rússia nessa mesma noite.

Para chegarem a esta conclusão, os investigadores investigaram duzentas testemunhas e analisaram milhares de vídeos e fotografias.

As testemunhas dizem ter visto o sistema de defesa antiaérea Buk – de fabrico russo – armado com mísseis terra-ar, ser transportado da Rússia para a Ucrânia, e apresentaram vídeos e fotografias.

O relatório foi elaborado com provas que possam ser aceites em tribunal e pode abrir uma batalha diplomática e legal sobre a tragédia, destacou o jornal norte-americano.

No ano passado, as autoridades holandesas (Dutch Safety Board) revelaram que tinha sido um míssil russo a atingir o avião, mas até agora ainda não havia certezas de onde tinha sido lançado.

Todas as 298 pessoas a bordo deste voo morreram, quando o avião da Malaysia Airlines voava de Amesterdão para Kuala Lumpur.

BZR, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Que miséria de investigação,que não apresenta nenhuma prova documentada e que própria disse “investigação vai prolongar se ate 2018”, mas aqui esta noticia e dada como já estivesse concluída. ZAP continua ser ZAP.

  2. A Rússia nunca enganou ninguém. E andam os russos a combater na Síria terroristas KKKKKKKKKK TERRORISTAS a combater TERRORISTAS.
    O mundo anda a dormir.

RESPONDER

As rãs de cristal revelaram uma nova forma de camuflagem

As rãs de cristal são bem conhecidas pela sua pele transparente, mas, até agora, o motivo desta curiosa característica não tinha recebido atenção experimental. Uma equipa de cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, da …

Pescador encontra destroços de navio que terá naufragado há mais de 200 anos

Arqueólogos mexicanos localizaram os destroços de um navio na costa do estado de Quintana Roo, no México, e acreditam que o mesmo terá naufragado há mais de 200 anos. De acordo com a BBC, o naufrágio …

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …