Míssil que abateu o MH17 foi disparado por separatistas e “veio da Rússia”

(cv) Euronews / YouTube

-

O míssil que abateu o voo MH17 da Malaysia Airlines em 2014, na Ucrânia, foi proveniente de território russo, afirma um relatório de uma longa investigação realizada por procuradores internacionais da Holanda, Austrália, Bélgica, Malásia e Ucrânia.

Segundo o New York Times, a equipa concluiu que o míssil que provocou a explosão do avião da Malaysia Airlines sobre a Ucrânia, foi disparado de território controlado pelos rebeldes ucranianos apoiados pela Rússia e “veio do território da Federação Russa”.

O relatório apresentado esta quarta-feira diz ainda que o sistema de defesa antiaérea voltou para a Rússia nessa mesma noite.

Para chegarem a esta conclusão, os investigadores investigaram duzentas testemunhas e analisaram milhares de vídeos e fotografias.

As testemunhas dizem ter visto o sistema de defesa antiaérea Buk – de fabrico russo – armado com mísseis terra-ar, ser transportado da Rússia para a Ucrânia, e apresentaram vídeos e fotografias.

O relatório foi elaborado com provas que possam ser aceites em tribunal e pode abrir uma batalha diplomática e legal sobre a tragédia, destacou o jornal norte-americano.

No ano passado, as autoridades holandesas (Dutch Safety Board) revelaram que tinha sido um míssil russo a atingir o avião, mas até agora ainda não havia certezas de onde tinha sido lançado.

Todas as 298 pessoas a bordo deste voo morreram, quando o avião da Malaysia Airlines voava de Amesterdão para Kuala Lumpur.

BZR, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Que miséria de investigação,que não apresenta nenhuma prova documentada e que própria disse “investigação vai prolongar se ate 2018”, mas aqui esta noticia e dada como já estivesse concluída. ZAP continua ser ZAP.

  2. A Rússia nunca enganou ninguém. E andam os russos a combater na Síria terroristas KKKKKKKKKK TERRORISTAS a combater TERRORISTAS.
    O mundo anda a dormir.

RESPONDER

Selfies estão a destruir muralha romana considerada Património Mundial da UNESCO

Uma parte da antiga Muralha de Adriano, no Reino Unido, está a colapsar por causa dos turistas que procuram o local para tirar selfies. O monumento, que em 1987 foi considerado Património Mundial da UNESCO, inspirou …

Carros vão mudar mais numa década do que aquilo que mudaram num século

Embora a aparência dos carros tenha mudado nos últimos cem anos, a maneira como os conduzimos pouco ou nada mudou. Contudo, acredita-se que na próxima década, além da forma como se movimentam ser diferente, também …

São Francisco lidera ranking das cidades onde se recebe melhor

O American Dream está claramente destacado no ranking das cidades onde se recebe melhor, mas há alguns "intrusos" no meio desta lista. Das dez cidades eleitas, há apenas quatro europeias. Apenas três continentes estão representados no …

Em 30 anos, Amazónia perdeu 953 mil hectares de áreas protegidas

Nos últimos 30 anos, a Amazónia perdeu 953 mil hectares em áreas pertencentes a unidades de conservação e terras indígenas que deveriam estar preservadas. A Amazónia brasileira perdeu 953 mil quilómetros em áreas que foram desflorestadas …

Mulheres e meninas norte-coreanas forçadas a prostituir-se e a casar-se na China

Mulheres e meninas norte-coreanas são coagidas, vendidas ou raptadas na China ou traficadas diretamente da Coreia do Norte, denuncia a Korea Future Initiative. As mulheres são forçadas a casar-se, violadas e sujeitas a outros tipos …

Trump corta financiamento para centros de investigação de saúde infantil

A administração de Trump está a terminar o financiamento para uma rede de centro de investigação focados em ameaças ambientais para crianças, colocando em risco vários estudos de longa data sobre os efeitos dos poluentes …

PJ detém ex-diretor da Santa Casa de Ponte de Sor

Um antigo diretor e contabilista de uma Santa Casa da Misericórdia do distrito de Portalegre foi esta quarta-feira detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas dos crimes de peculato e participação económica em negócio, foi …

Costa diz que só soube do memorando de Tancos no dia da demissão de Azeredo

O primeiro-ministro, António Costa, diz que só soube do memorando da Polícia Judiciária Militar (PJM) sobre o assalto a Tancos no dia em que o então ministro da Defesa, Azeredo Lopes, apresentou a sua demissão. A …

Jasper Cillessen muito perto da baliza do Benfica

O guarda-redes do Barcelona Jasper Cillessen está muito perto de reforçar a baliza do Benfica, escreve o jornal Record esta quarta-feira. De acordo com o desportivo, o negócio ronda os 20 milhões de euros. O Benfica …

Brexit. Demissão no Governo deixa Theresa May por um fio

A ministra dos Assuntos Parlamentares britânica, Andrea Leadsom, anunciou esta quarta-feira a demissão do Governo em desacordo com o plano da primeira-ministra, Theresa May, para tentar aplicar o ‘Brexit'. "Não acreditamos que sejamos um Reino Unido …