Mísseis atingem a Polónia e causam dois mortos. Rússia nega envolvimento

3

A imprensa polaca avança que duas pessoas morreram esta tarde após dois mísseis russos terem atingido uma zona agrícola na vila de Przewodów, que fica perto da fronteira com a Ucrânia.

Segundo a rádio polaca ZET, dois mísseis extraviados atingiram a localidade, matando duas pessoas, sem acrescentar mais detalhes.

O porta-voz do governo da Polónia, Piotr Mueller, não confirma a informação, mas adianta que os líder políticos do país estão a organizar uma reunião de emergência devido a uma “situação de crise“.

“Os bombeiros estão no local, não sabemos ainda o que se passou”, revela Lukasz Kucy, o oficial de plantão num quartel de bombeiros das proximidades.

Do lado dos Estados Unidos, Patrick Ryder, porta-voz do Pentágono, não confirma a origem dos mísseis. “Estamos cientes das notícias na imprensa que alegam que dois mísseis russos atingiram uma localidade dentro da Polónia perto da fronteira com a Ucrânia. Posso dizer-vos que não tenho nenhuma informação a esta altura para confirmar estas notícias e estamos a analisar o que se passou”, afirmou.

O ministro da Defesa da Letónia, Artis Pabriks, lamentou o ataque numa publicação no Twitter. “As minhas condolências aos nossos irmãos de armas polacos. O regime criminoso russo disparou mísseis que não só atingiram civis ucranianos, mas também aterraram em território da NATO na Polónia. A Letónia apoia plenamente os amigos polacos e condena este crime”, escreveu.

No mesmo tom, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Estónia também lançou um comunicado no Twitter: “As notícias mais recentes da Polónia são muito preocupantes. Estamos a consultar de perto a Polónia e outros aliados. A Estónia está pronta para defender cada centímetro do território ds NATO. Temos solidariedade total com os nossos aliados próximos da Polónia”.

As autoridades húngaras também anunciaram que vão convocar o seu conselho de defesa. O presidente da Lituânia, Gitanas Nausėda também declarou no Twitter, a sua “solidariedade forte com a Polónia” e prometeu defender o território da NATO.

O Presidente da Ucrânia considera que o ataque é uma “escalada significativa”. “O terror não está limitado às nossas fronteiras nacionais. Mísseis russos atingiram a Polónia, território da NATO. Este é um ataque com mísseis russos à segurança coletiva. Isto é uma escalada significativa. Temos de agir”, declara Zelenskyy,

A Rússia lançou uma chuva de mais de 100 misséis sobre a Ucrânia esta terça-feira, sendo provável que dois dos mísseis em questão tenham atingido a fronteira polaca. Várias localidades ucranianas estão sem eletricidade e sem internet.

Rússia nega autoria do ataque

O Ministro da Defesa da Rússia já emitiu um comunicado onde nega que os mísseis envolvidos sejam seus.

“As notícias na imprensa polaca e dos responsáveis políticos sobre a alegada queda de mísseis ‘russos’ na área de Przewoduv é uma provocação deliberada para escalar a situação. Nenhum ataque com mísseis russos foi feito perto na fronteira entre os estados ucranianos e polacos. Os destroços noticiados pela imprensa polaca na vila de Przewoduv nada tem a ver com armas russas”, lê-se no comunicado.

ZAP //

3 Comments

  1. Não serão 2 mísseis lançados propositadamente para a Polónia, seria estúpido. Terá acontecido erro humano (na programação/preparação da arma), avaria nos sitemas ou intercepção por parte da defesa ucraniana que terá provocado estas quedas em território neutro. Infelizmente, morreram 2 pessoas que nada tinham a ver com a guerra. E mais casos destes, eventualmente até mais graves, podem acontecer novamente se a Rússia continuar a bombardear o oeste da Ucrânia (onde não há combates nem forças militares). Portanto, os Ruzzos estão a brincar com o fogo.

  2. Era míssil Russo! Não haja qualquer dúvida… embora lançado pelos Ucranianos para mandar abaixo mísseis Russos, enviados pelos Russos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.