Missão do Parlamento Europeu vem a Lisboa para investigar a troika

EEAS / Flickr

Paulo Portas, vice-primeiro-ministro português

Paulo Portas, vice-primeiro-ministro português

A delegação do Parlamento Europeu que se deslocará aos países sob programa para avaliar o trabalho da troika estará em Portugal entre 6 e 7 de janeiro, tendo previstos encontros com o vice-primeiro-ministro e a ministra das Finanças.

De acordo com o programa definido para as missões no terreno dos eurodeputados da comissão de Assuntos Económicos que investigam o trabalho da troika (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) nos países que solicitaram assistência financeira, Portugal será o primeiro país visitado, seguido imediatamente de Grécia e Chipre, estando prevista ainda uma deslocação a Dublin em meados de janeiro.

De acordo com o programa provisório da missão a Lisboa, a 6 de janeiro haverá reuniões com representantes do Comité Económico e Social, com o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, e com o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas.

O documento provisório, distribuído esta semana aos deputados, mostra que na terça-feira estão desde já previstas reuniões com a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, e com as comissões parlamentares dos Assuntos Europeus, de Orçamento e Finanças e de acompanhamento da aplicação do programa de assistência financeira, havendo depois lugar a uma conferência de imprensa.

A delegação do Parlamento, que integrará os três eurodeputados portugueses da Comissão de Assuntos Económicos do PE, designadamente Elisa Ferreira (PS), Marisa Matias (Bloco de Esquerda) e Diogo Feio (CDS-PP), seguirá no mesmo dia rumo a Atenas, já que a missão na Grécia decorrerá entre 8 e 9 de janeiro, seguindo para o Chipre nos dias 9 e 10.

A 16 e 17 de janeiro terá lugar a visita à Irlanda, o primeiro país a sair do respetivo programa de assistência, o que foi concretizado na semana passada, e, ainda para meados de janeiro, estão previstas várias audiências em Bruxelas com responsáveis políticos como o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Olli Rehn, o diretor do Mecanismo Europeu de Estabilidade, Klaus Regling, e o antigo presidente do BCE, Jean-Claude Trichet.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Missão do Parlamento Europeu vem a Lisboa para investigar a troika.
    Srs. “Jornalistas” do ZAP-AEIOU. Isto é o que eu lamento exemplificar como “noticia de merda”. Quando esperava encontrar INFORMAÇÃO sobre este assunto, só leio que esta missão anda passeando pela EUROPA, sem mais conteudo nem desenvolvimento. Sugiro que empreguem melhor o vosso tempo e respeitem o nosso.

RESPONDER

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …