//

Missão do Parlamento Europeu vem a Lisboa para investigar a troika

1

EEAS / Flickr

Paulo Portas, vice-primeiro-ministro português

Paulo Portas, vice-primeiro-ministro português

A delegação do Parlamento Europeu que se deslocará aos países sob programa para avaliar o trabalho da troika estará em Portugal entre 6 e 7 de janeiro, tendo previstos encontros com o vice-primeiro-ministro e a ministra das Finanças.

De acordo com o programa definido para as missões no terreno dos eurodeputados da comissão de Assuntos Económicos que investigam o trabalho da troika (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) nos países que solicitaram assistência financeira, Portugal será o primeiro país visitado, seguido imediatamente de Grécia e Chipre, estando prevista ainda uma deslocação a Dublin em meados de janeiro.

De acordo com o programa provisório da missão a Lisboa, a 6 de janeiro haverá reuniões com representantes do Comité Económico e Social, com o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, e com o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas.

O documento provisório, distribuído esta semana aos deputados, mostra que na terça-feira estão desde já previstas reuniões com a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, e com as comissões parlamentares dos Assuntos Europeus, de Orçamento e Finanças e de acompanhamento da aplicação do programa de assistência financeira, havendo depois lugar a uma conferência de imprensa.

A delegação do Parlamento, que integrará os três eurodeputados portugueses da Comissão de Assuntos Económicos do PE, designadamente Elisa Ferreira (PS), Marisa Matias (Bloco de Esquerda) e Diogo Feio (CDS-PP), seguirá no mesmo dia rumo a Atenas, já que a missão na Grécia decorrerá entre 8 e 9 de janeiro, seguindo para o Chipre nos dias 9 e 10.

A 16 e 17 de janeiro terá lugar a visita à Irlanda, o primeiro país a sair do respetivo programa de assistência, o que foi concretizado na semana passada, e, ainda para meados de janeiro, estão previstas várias audiências em Bruxelas com responsáveis políticos como o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Olli Rehn, o diretor do Mecanismo Europeu de Estabilidade, Klaus Regling, e o antigo presidente do BCE, Jean-Claude Trichet.

/Lusa

1 Comment

  1. Missão do Parlamento Europeu vem a Lisboa para investigar a troika.
    Srs. “Jornalistas” do ZAP-AEIOU. Isto é o que eu lamento exemplificar como “noticia de merda”. Quando esperava encontrar INFORMAÇÃO sobre este assunto, só leio que esta missão anda passeando pela EUROPA, sem mais conteudo nem desenvolvimento. Sugiro que empreguem melhor o vosso tempo e respeitem o nosso.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.