/

Ministro surpreendido: não sabia que o Banco de Portugal tinha prejuízo de mil milhões

3

António Cotrim / LUSA

Miranda Sarmento, Pedro Duarte e Luís Montenegro durante sessão plenária

Queda acentuada no prejuízo operacional do banco liderado por Mário Centeno. Miranda Sarmento admitiu a surpresa no Parlamento.

A notícia foi avançada na noite anterior ao primeiro dia de debate com o novo Governo na Assembleia da República: o prejuízo operacional do Banco de Portugal.

O Jornal de Negócios informou que, no ano passado, o banco liderado por Mário Centeno teve um prejuízo operacional de mais de mil milhões de euros: 1.054 milhões de euros

Este resultado operacional é um resultado antes de provisões e impostos. E é uma queda significativa: em 2022 houve resultado positivo de 700 milhões de euros na mesma parcela.

Um motivo central explica esta diferença: as margem de juros. Os juros do Banco Central Europeu subiram muito mas o custo do Eurosistema com a remuneração dos depósitos também subiu muito.

O Banco de Portugal teve de pagar mais de juros de depósitos – e, em sinultâneo, não tirou rendimentos dos títulos de dívida pública comprados ao longo de anos.

Horas depois, no Parlamento, o ministro das Finanças admitiu que não sabia destes números: “Na pasta de transição não estava qualquer referência às contas do Banco de Portugal”.

“Foi com surpresa, espanto e preocupação que hoje (quinta-feira) recebemos a informação de que o Banco de Portugal tem um prejuízo superior a mil milhões de euros”, continuou Joaquim Miranda Sarmento.

O ministro disse que o Governo vai “avaliar os impactos ao nível do balanço e das contas – deste ano e dos próximos anos” que esse prejuízo cria.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

3 Comments

  1. Do Mário Centeno, que virou Mileno logo quando foi nomeado contra a corrente para presidir ao Banco de Portugal, esperavam o quê, os chuchas?!…
    Obviamente que alcançasse, por mérito que só alcançável se lhe fosse dada a oportunidade, como foi, do apelido de … Milimilimilieno !
    Quanto à massa, de certeza que não foi só para ele. Como em tantos outros casos das administrações chuchas.
    Mas, qual é o problema, se nós pagámos?!…

  2. Nao facam uma Auditoria ao PRR que ainda vao ver o PS a responsabilizar-vos pela m8rd@ que o Costa fez…, no que toca a habitacao ele deixou-vos bem “entalados”…, sempre vao construir 50 Mil habitacoes ate 2026??!!!!!, porque se nao o fizerem Portugal vai perder o dinheiro que o Costa e a Esquerdalha desperdicaram!!!!!, e o que vao fazer com a Politica de Imigracao da Esquerdalha?????, olhem que Bruxelas so deu dois Meses a Portugal para por termo a ANARQUIA criada pelo PS e BE.

  3. Ponham-se a brincar com o povo, que já está mais do que farto das vigarices que os partidos continuam a engendrar, gozando connosco como se fossemos atrasados mentais. Creio que foi a última chance que o PS e PSD tiveram. Agora só nos resta o
    Chega para experimentarmos. Venham com mais eleições, que podem ser surpreendentes! Porque não????????????????????

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.