Ministro fala em “divergência profunda”. Taxistas não saem do aeroporto

António Cotrim / Lusa

-

O ministro do Ambiente afirmou, no final da reunião com os representantes dos taxistas, que o encontro foi produtivo mas que “há uma divergência que é profunda”.

Os representantes das associações de taxistas saíram, cerca das 15h30, do Ministério do Ambiente, onde estiveram reunidos com o ministro João Matos Fernandes desde o final da manhã.

À saída do Ministério, os dirigentes associativos – Florêncio Almeida, da ANTRAL, e Carlos Ramos, da Federação Portuguesa do Táxi (FPT) – não fizeram qualquer declaração.

Por sua vez, o ministro do Ambiente, em declarações aos jornalistas, fez saber que a reunião foi produtiva, mas aludiu a uma “divergência profunda” de posições.

“Foi uma reunião muito produtiva, mas há uma divergência profunda que é a vontade dos taxistas de criar um contingente a uma atividade económica que não pode ser contingentada”, afirmou.

Entretanto, os representantes do setor dirigiram-se para a Rotunda do Relógio, perto do aeroporto de Lisboa, onde se concentram muitas centenas de taxistas.

Segundo o Diário de Notícias, o presidente da FPT apelou aos manifestantes que não abandonem o local, já que, da reunião com o ministro, trouxe apenas “uma mão cheia de nada”.

“Estamos disponíveis para discutir o contingente e a paragem dos ilegais. Mas para eles é assunto encerrado”, afirmou, citado pelo mesmo jornal.

O dirigente da ANTRAL também confirmou aos jornalistas que os taxistas vão ficar no local por tempo indeterminado. “Nós não devemos arredar pé”, disse o presidente da ANTRAL.

Quatro pessoas detidas

A polícia deteve mais uma pessoa na sequência de uma altercação com uma cidadã, também na Rotunda do Relógio, escreve o DN.

O episódio terá acontecido depois da residente ter subido a Avenida Almirante Gago Coutinho a pé para se queixar do facto de não poder sair de casa e entrar na Segunda Circular.

Durante a manhã, outros três taxistas já tinham sido detidos: um por danos a uma viatura da polícia, outro por arremesso de um objeto pirotécnico e outro por vandalizar um carro da Uber.

Alguns agentes tiveram mesmo de lançar petardos e gás pimenta contra os manifestantes.

Relativamente a estes episódios de violência, o dirigente da ANTRAL afirmou que “alguns polícias é que deviam ser detidos, porque eles é que provocaram esta confusão”, cita o Observador.

Nos últimos minutos, verificou-se um aumento policial na zona onde estão concentrados os taxistas e a chegada de vários reboques.

A PSP confirma que os reboques poderão ser utilizados para deslocar algumas viaturas, uma vez que a via está completamente cortada e os carros e transportes públicos não conseguem circular.

O protesto também fica marcado por um homem, que teve de ser assistido pelo INEM, depois de se ter atirado de um viaduto no mesmo local.

Quase seis meses depois de um primeiro protesto, os taxistas voltam a realizar uma marcha lenta contra plataformas como a Uber e a Cabify, que serão legalizadas pelo Governo até ao final do ano.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. para mim chega !!! estes anormais dos taxistas estão a cavar a sua própria sepultura.
    Não irei usar mais um taxi em Portugal… usarei a Uber e qualquer outro serviço semelhante… e se não estiver disponivel vou de transporte publico… o meu dinheiro não entra mais nos bolsos destes arruaceiros e sem respeito pelo proximo… todos nós temos de viver no dia-a-dia com a concorrência e parece que somente estes senhores não se apercebem disto… que querem ? o monopolio ?

RESPONDER

PJ afasta "intervenção de terceiros" na morte de diretor do EuroBic

O diretor nacional da PJ disse, esta quinta-feira, que os elementos recolhidos sobre a morte do diretor do private banking do EuroBic, arguido no caso Luanda Leaks, "apontam para que não haja intervenção de terceiros". Questionado …

Carlos Amaral Dias terá ficado retido na ambulância avariada durante uma hora

Os resultados de um inquérito aberto pelo INEM apontam para que Carlos Amaral Dias tenha ficado dentro de uma ambulância avariada durante uma hora. De acordo com o Jornal de Notícias, a equipa da ambulância dos …

Luanda Leaks. Mário Leite Silva renuncia à presidência do Banco de Fomento Angola

O presidente do Conselho de Administração do Banco de Fomento Angola (BFA), Mário Leite Silva, gestor de Isabel dos Santos, renunciou ao cargo, com efeitos a partir de 22 de janeiro. A informação foi transmitida …

Tempestade “Glória” faz pelo menos nove mortos em Espanha

Pelo menos nove pessoas morreram e outras quatro estão dadas como desaparecidas em Espanha na sequência da passagem da tempestade “Glória”, intempérie que atinge o país desde o passado fim de semana. As autoridades confirmaram cinco …

Há um "milagre da multiplicação" dos votos que os deputados querem travar

Todos os partidos concordam: é preciso travar o "milagre da multiplicação" dos votos na Assembleia da República. Estabelecer regras objetivas para o fazer é o mais complicado. Os deputados começaram esta quarta-feira a discutir como “regrar” …

Pensões entre 877 e 2600 euros têm aumento mínimo de 6,14 euros

Os pensionistas que ganham entre 877,6 e os 2558 euros brutos por mês vão ter aumentos acima dos 0,24% que inicialmente se calculou com base na taxa de inflação (sem habitação) apurada até novembro do …

PCP quer travar "ameaça de despejos" no final deste ano

O PCP entregou uma proposta de alteração ao Orçamento do estado para 2020 para manter congeladas as rendas antigas, quando os locatários tenham um rendimento inferior a cinco salários mínimos nacionais. O PCP quer manter congeladas …

CDS/Congresso: Carlos Meira disponível para acordo que vença João Almeida

Carlos Meira, candidato à liderança do CDS-PP, admite estar disponível para se unir a Filipe Lobo d'Ávila e Francisco Rodrigues dos Santos para vencer João Almeida e lutar "contra o sistema". Carlos Meira, militante de Viana …

Manuais gratuitos também no privado e no cooperativo. Iniciativa Liberal quer igualdade na Educação

O Iniciativa Liberal (IL) propôs uma alteração ao Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) na área da educação, que passa por fornecer manuais escolares gratuitos a todos os alunos da escolaridade obrigatória, quer frequentem o ensino …

Bezos lembra que Governo saudita assassinou um jornalista. ONU pede investigação a pirataria

Dois peritos das Nações Unidas dizem que Mohammed Bin Salman acedeu a informações pessoais de Jeff Bezos para tentar influenciar cobertura do The Washington Post sobre a Arábia Saudita. Depois de uma investigação do The Guardian …