Ministro fala em “divergência profunda”. Taxistas não saem do aeroporto

António Cotrim / Lusa

-

O ministro do Ambiente afirmou, no final da reunião com os representantes dos taxistas, que o encontro foi produtivo mas que “há uma divergência que é profunda”.

Os representantes das associações de taxistas saíram, cerca das 15h30, do Ministério do Ambiente, onde estiveram reunidos com o ministro João Matos Fernandes desde o final da manhã.

À saída do Ministério, os dirigentes associativos – Florêncio Almeida, da ANTRAL, e Carlos Ramos, da Federação Portuguesa do Táxi (FPT) – não fizeram qualquer declaração.

Por sua vez, o ministro do Ambiente, em declarações aos jornalistas, fez saber que a reunião foi produtiva, mas aludiu a uma “divergência profunda” de posições.

“Foi uma reunião muito produtiva, mas há uma divergência profunda que é a vontade dos taxistas de criar um contingente a uma atividade económica que não pode ser contingentada”, afirmou.

Entretanto, os representantes do setor dirigiram-se para a Rotunda do Relógio, perto do aeroporto de Lisboa, onde se concentram muitas centenas de taxistas.

Segundo o Diário de Notícias, o presidente da FPT apelou aos manifestantes que não abandonem o local, já que, da reunião com o ministro, trouxe apenas “uma mão cheia de nada”.

“Estamos disponíveis para discutir o contingente e a paragem dos ilegais. Mas para eles é assunto encerrado”, afirmou, citado pelo mesmo jornal.

O dirigente da ANTRAL também confirmou aos jornalistas que os taxistas vão ficar no local por tempo indeterminado. “Nós não devemos arredar pé”, disse o presidente da ANTRAL.

Quatro pessoas detidas

A polícia deteve mais uma pessoa na sequência de uma altercação com uma cidadã, também na Rotunda do Relógio, escreve o DN.

O episódio terá acontecido depois da residente ter subido a Avenida Almirante Gago Coutinho a pé para se queixar do facto de não poder sair de casa e entrar na Segunda Circular.

Durante a manhã, outros três taxistas já tinham sido detidos: um por danos a uma viatura da polícia, outro por arremesso de um objeto pirotécnico e outro por vandalizar um carro da Uber.

Alguns agentes tiveram mesmo de lançar petardos e gás pimenta contra os manifestantes.

Relativamente a estes episódios de violência, o dirigente da ANTRAL afirmou que “alguns polícias é que deviam ser detidos, porque eles é que provocaram esta confusão”, cita o Observador.

Nos últimos minutos, verificou-se um aumento policial na zona onde estão concentrados os taxistas e a chegada de vários reboques.

A PSP confirma que os reboques poderão ser utilizados para deslocar algumas viaturas, uma vez que a via está completamente cortada e os carros e transportes públicos não conseguem circular.

O protesto também fica marcado por um homem, que teve de ser assistido pelo INEM, depois de se ter atirado de um viaduto no mesmo local.

Quase seis meses depois de um primeiro protesto, os taxistas voltam a realizar uma marcha lenta contra plataformas como a Uber e a Cabify, que serão legalizadas pelo Governo até ao final do ano.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. para mim chega !!! estes anormais dos taxistas estão a cavar a sua própria sepultura.
    Não irei usar mais um taxi em Portugal… usarei a Uber e qualquer outro serviço semelhante… e se não estiver disponivel vou de transporte publico… o meu dinheiro não entra mais nos bolsos destes arruaceiros e sem respeito pelo proximo… todos nós temos de viver no dia-a-dia com a concorrência e parece que somente estes senhores não se apercebem disto… que querem ? o monopolio ?

RESPONDER

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, ao leme do comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. …

Governo aperta regras. Passageiros do Brasil ou Reino Unido têm de ter teste negativo e cumprir isolamento

Os passageiros provenientes do Brasil e do Reino Unido vão ser obrigados a apresentar um teste negativo e a cumprir 14 dias de isolamento profilático. A partir deste domingo, os passageiros provenientes do Brasil e do …

O primeiro hotel espacial mudou de nome (e deverá abrir em 2027)

Fechado em casa a sonhar com a próxima viagem? Esqueça as praias paradisíacas ou as grandes metrópoles. As férias do futuro podem vir a ser no Espaço. Tudo começou em 2019, quando a empresa californiana Gateway …

Testes rápidos esgotam na Alemanha no primeiro dia em que são postos à venda

O processo de vacinação na Alemanha continua lento. O Governo está a contar com a realização em massa de testes rápidos de antigénio para iniciar um plano de desconfinamento progressivo. As principais cadeias de supermercados …

Rio avisou autarcas que podem ser postos "para o lado" se se portarem "menos bem"

O líder do PSD diz não entender o mal-estar de alguns autarcas com o anúncio dos candidatos às eleições locais. Este sábado, no discurso de encerramento da 5.ª Academia de Formação Política para Mulheres do …

Movimento “Black Lives Matter” fez diminuir mortes causadas por polícias

Desde que os protestos de Black Lives Matter começaram a ganhar destaque, após a morte de Michael Brown em 2014, no Missouri, o movimento espalhou-se por centenas de cidades em todos os estados dos EUA …

Novela autárquica em Braga. Direção nacional escolheu Hugo Pires, mas entrou em choque com a concelhia

O deputado e ex-vereador local Hugo Pires é o escolhido da direção nacional do PS para a Câmara Municipal de Braga, que está nas mãos do PSD. Mas a decisão está longe de ser consensual …

O retrato perdido de uma das artistas mais famosas da Índia reapareceu 90 anos depois (e vai a leilão)

A pintura Portrait of Danyse de Amrita Sher-Gil, uma das mais importantes artistas modernas da Índia, está a ser leiloada pela Christie's. A Portrait of Danyse era desconhecida dos especialistas, tendo estado "escondida" em coleções …

Portugal regista 28 mortes e 682 novos casos de covid-19

Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal registou este domingo 28 mortes e 682 novos casos de infeção nas últimas 24 horas. O boletim epidemiológico deste domingo, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de …