Taxistas detidos por confrontos em manifestação contra a Uber

Miguel A. Lopes / Lusa

Taxistas vandalizam um veículo conduzido por um motorista da Uber durante o protesto promovido pela ANTRAL e pela Federação Portuguesa do Táxi

Taxistas vandalizam um veículo conduzido por um motorista da Uber durante o protesto promovido pela ANTRAL e pela Federação Portuguesa do Táxi

A PSP deteve três pessoas durante a manifestação dos taxistas na zona do aeroporto de Lisboa. Os taxistas realizam esta segunda-feira uma marcha lenta contra a plataforma Uber, quase seis meses depois de terem feito um protesto idêntico que juntou centenas de carros na capital.

Segundo a PSP, dois motoristas de táxi foram detidos na sequência dos incidentes junto à Rotunda do Relógio, um por danos a uma viatura da polícia e o outro por arremesso de um objeto pirotécnico, e a outra junto ao aeroporto de Lisboa, onde os taxistas estão agora concentrados, por vandalizar um carro da Uber junto à zona das partidas.

São esperados mais de seis mil taxistas para a manifestação de hoje, numa marcha lenta que tem como destino a Assembleia e prometeu paralisar Lisboa. Os representantes do taxistas já foram chamados para uma reunião de urgência.

Um grupo de taxistas que participa na manifestação do setor esta segunda-feira saiu dos carros e bloqueou o acesso ao Aeroporto de Lisboa, registando-se confrontos com a polícia, que tentou impedir o bloqueio.

Segundo a PSP, os taxistas que participavam no protesto junto à Rotunda do Relógio saíram dos táxis e ocuparam totalmente a rotunda, tendo os elementos policiais tentado impedir o que originou uma atitude mais agressiva por parte dos manifestantes.

Perto das 11h, junto à Rotunda do Relógio (por baixo do viaduto da Segunda Circular), os ânimos exaltaram-se e os taxistas acabaram por atirar vários objetos contra os polícias, nomeadamente garrafas de água e sumos.

Alguns agentes lançaram petardos e gás pimenta contra os manifestantes.

A presença do Corpo de Intervenção foi reforçada no local, onde estão oito carrinhas da polícia.

Troca de insultos com condutores da Uber

Os taxistas começaram a circular rumo ao parlamento, onde vai prosseguir a manifestação desta segunda-feira contra as plataformas de transporte de passageiros, após uma troca de insultos com motoristas da Uber, junto ao aeroporto de Lisboa.

Eduardo Cacai, da Federação Portuguesa do Táxi, disse à agência Lusa que o conflito começou quando os táxis se encontravam parados junto à rotunda do aeroporto para iniciarem a marcha até São Bento.

Segundo Eduardo Cacai, motoristas da Uber que se encontravam no posto de abastecimento de combustível existente naquele local começaram a “insultar e a tirar fotografias” aos taxistas.

Perante a resposta dos manifestantes, os motoristas da Uber refugiaram-se na loja do posto de combustível, segundo os taxistas.

O acesso ao equipamento foi posteriormente vedado pela polícia, acusada pelos taxistas de ser conivente com os motoristas da plataforma.

Um dos veículos da Uber foi atingido por ovo, constatou a Lusa no local.

Uber e Cabify

Em luta contra a regulação, proposta pelo Governo, da atividade das plataformas de transportes de passageiros como a Uber ou a Cabify, os organizadores prometem só arredar pé da Assembleia da República — onde termina a marcha lenta – quando o executivo travar aqueles serviços, que dizem não estar abrangidos pela lei.

As plataformas Uber e Cabify permitem pedir carros descaracterizados de transporte de passageiros através de uma aplicação para ‘smartphones’, mas estes operadores não têm de cumprir os mesmos requisitos — financeiros, de formação e de segurança — do que os táxis.

Cerca de seis mil táxis de todo o país são esperados pela organização do protesto, que começou às 07:00 com uma concentração no Parque das Nações e seguiu cerca das 09:00 em marcha lenta até à Assembleia da República.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

20 COMENTÁRIOS

  1. Bem hoje foi brutal, não havia transito nenhum de manha.
    Porque seria? obviamente porque os tansos estavam todos na expo.
    Em Lisboa circulava-se perfeitamente, sem qualquer tipo de congestionamento!
    Deviam fazer manifestações todos os dias para não haver transito nenhum!
    São tão atrasados mentais esses taxistas… por mim será sempre uber ou cabify, o serviço é mil vezes melhor!

  2. Se os serviços da Uber e Cabify são melhores e eles se sentem ameaçados… é fácil… deixem de ser taxistas e passem a ser motoristas da Uber ou Cabify! Tão simples como isso… Agora atitudes destas por parte dos taxistas, mesmo depois do governo ter regulamentado este tipo de serviço alternativo da Uber e Cabify (onde os taxistas tem benefícios fiscais relativamente à concorrência), vem demonstrar que querem mesmo destruir a sua profissão, porque não será com atitudes destas que vão acolher mais clientela, bem pelo contrário!… Pena os sindicalistas não terem dois dedos de testa para negociarem melhoramentos para o sector e apenas incentivarem à violência… É triste…

  3. É triste. Partiram o carro todo o homem, o qual certamente também está a procurar o seu ganha pão.
    Concordo com a concorrência. Geralmente a concorrência traz beneficio aos consumidores, por via de melhor preço ou, se for igual, na melhoria de serviço prestado.
    Os taxistas ainda vivem nos anos 60. Não evoluiram absolutamente nada no serviço prestado. É mais do mesmo. Muitos dos carros taxi são já antigos ( alguns importados da alemanha, já com centenas de milhares de quilómetros), outros cheiram mal, alguns motoristas só falta vê-los com a “seringa” espetada no braço, tal o mau aspecto, muitos são uns labregos de primeira, nem sabem comunicar, etc.
    É inegável que a Uber e a Cabify trouxeram uma “lufada” ao setor. Hoje mesmo ouvi um motorista de taxi, de Faro, que dizia exactamente isso.
    Atribuo culpas sim aos labregos dos presidentes da Antral e da Federaçao. São uns nojentos que, no caso da Antral, tem uma frota de 30/40 taxis, cuja inteligência é de burro. Mais util que manifestações de taxistas arruaceiros, seria apostar em melhorar o serviço, quer em formações ( mas não da treta que são só para sugar os associados) quer em desenvolver um serviço em plataforma, por exemplo.

  4. Hoje assisti com imensa tristeza a uma verdadeira demonstração daquilo em que se tem vindo a transformar o meu País, um verdadeiro País de terceiro mundo! Deixou de haver autoridade, o governo não governa e tem medo de intervir e cada um faz o que quer sem qualquer tipo de responsabilização.
    O que dirão de Portugal os turistas hoje chegados à capital da anarquia??? Que vergonha de País em que nos estão a transformar!

  5. A minha opinião é que as regras devem ser iguais para todos, isto é, se prestam o mesmo tipo de serviços devem dar cumprimento ao mesmo tipo de critérios.
    Importa porém referir que, é minha opinião, que os taxistas estão na posição em que estão devido ao que têm feito ao longo dos anos, isto é, as associações do sector são compostas por elementos que apenas querem proteger os seus interesses pessoais usando as mesmas como plataforma para a sua auto-promoção pessoal.
    Não uso muito os táxis mas as situações desagradáveis são muitas… não podemos escolher a viatura que queremos que preste o serviço sendo os clientes obrigados a usar aquela que está na frente da praça nova ou velha exactamente ao mesmo preço. O Cliente não tem escolha apesar de pagar um serviço… o preço é sempre fixo independentemente da empresa de táxis usada… isto significa que a concorrência entre táxis é nula e o cliente paga sempre a tarifa máxima. A lei impõem valores máximos e são esses valores que os taxistas usam.
    No dia a dia o cliente escolhe o restaurante, a pastelaria, o cabeleireiro… em função de preço, qualidade, serviço, etc… nos táxis não à qualquer escolha. O Cliente se não quer usar um transporte público colectivo simplesmente não tem alternativa aos táxis…
    A titulo pessoal já tive situações desagradáveis de motoristas que não querem passar factura porque o preço do serviço é baixo, Se o serviço for curto reclamam e já tive um motorista que disse que devia ir a pé pois ele ia perder a vez na praça por um “serviço de merda” e já tive uma situação em que por um serviço de 6 euros o taxista queria cobrar 12 euros tudo porque disse que iria por um caminho mais curto mas na realizada era bem mais longo.
    Sei que alguns motoristas não podem ser generalização do sector mas a verdade é que é esta a noção que muita gente tem… os taxistas “enganam os clientes”…

    O modo de vivência está a mudar e se a associação do sector fosse competente, a partir do momento que em a UBER entrou em Portugal, deveria ter avançado para o desenvolvimento de uma plataforma idêntica para os seus associados. Em ver de ser pró-ativa preferiu protestar pois o desenvolvimento de uma plataforma idêntica à da UBER iria penalizar um conjunto restrito de empresas de táxis que controlam as associações do sector e isso não pode ser….
    Mais vale penalizar todos os taxistas que uma meia dúzia de senhores que querem encher os bolsos com centenas de milhares de euros a explorar os motoristas de táxis.
    Os motoristas já indicaram situações, empresas e pessoas que gerem empresas de táxis que cometem muitas ilegalidades com os seus funcionários não pagando horas extras, subsídios de trabalho nocturno, fazendo pagamentos em dinheiro não declarados, etc… etc…
    É uma questão de se investigar…

  6. Não conheço a Uber nem a Cabify, mas por experiência própria o sistema de táxis de Lisboa é vergonhoso! Além de a maioria dos taxistas serem bastante antipáticos, quando o frete é pouco eles fazem o favor de trocar as voltas e irem por caminhos muito mais distantes e pensam que nos enganam, na realidade enganam pois temos de pagar, mas o porquê de fazerem coisas destas. Nas cidades mais pequenas isto não acontece! Acho muito bem que haja concorrência, pois em todos os ramos ela existe!

  7. Boa tarde! Realmente cada vez mais da vontade de ser conduzido pela Uber. Pessoas civilizadas com educação e formação. Não um bando de refugiados do Casal Ventoso, com o único objectivo de assediar e roubar clientes. Sou condutor Uber há 1 ano e para a escumalha taxista só tenho um aviso m: “o MRI Mercedes é maior que o vosso, mais limpo e mais cheiroso! E ainda ofereço água”. O CAP se não fosse maioritariamente comprado até ensina umas coisas. Mas com gente assim FORMACAO, EDUCAÇÃO, CIDADANIA, tudo uma Utopia! Viram as imagens! Já sabem sempre precisarem de viajar usem a UBER.com eu cá estou à vossa espera!
    Cumprimentos, F;-)

  8. afinal eles têm mais benefícios que a uber que até começa com a compra do carro. o taxista compra carro para trabalhar e isentam-no de impostos que para mim ou outro trabalhador não isentam. e todo o serviço da uber é facturado e o taxi? quando vejo pessoas idosas a entrar no taxi e o condutor nem se dignar abrir a porta e ajudar, valha-me deus. além disso os condutores da uber tem mais formação como condutores, além de educação, apresentação e não só. e até sabemos o valor do transporte pois não andam às voltas com os ” parolos da província “. e quantas vezes circulam com taximetro desligado normalmente à noite. e quando discutem uns com os outros pessoalmente ou pela rádio esquecendo-se que vao passageiros a ouvir nostros carros, parecem as p…s na beira da estrada. enfim, força uber e outros.

  9. A “canalhagem” à solta e os agentes de autoridade excessivamente permissivos.
    Cada vez o descrédito dos “taxistas” é maior e por culpa das direcções dos seus orgãos patronais.Pouco inteligentes,quando derem pelo logro será tarde.

    A marcha da “porrada”,préviamente incitada por aquela criatura,presidente da “mafia” de patrões.
    Vergonhoso.

  10. Independentemente da razão ou não dos taxistas a verdade é que estes nem direito tiveram a se aproximar da AR quando no passado recente qualquer manifestação contra o governo ia até lá e eram recebidos na rua por representantes da agora troika governativa em forma de apoio e contestação contra o governo, muda-se o Poder mudam-se as vontades!

    • Está mal informado ou distraído.Neste caso foram os manifestantes que pretenderam alterar o curso da marcha previamente combinado e que pretenderam prosseguir com esta,optando por se deslocarem para o aeroporto.

  11. Muito bonito… é sempre bom confirmar o civismo de certos (muitos!) taxistas…
    Não que eu seja a favor de multinacionais manhosas as como a Uber, etc, mas isto não se pode admitir…

  12. “A PSP deteve três pessoas durante a manifestação dos taxistas na zona do aeroporto de Lisboa, por ter arremessado alguns objetos contra um carro da polícia.”

    ter arremessado ou terem arremessado?

    assim se fala em bom português

  13. Eu quando digo que Portugal não sabe o que é uma democracia, finge a democracia e o povo nem está aí para a ela com tanta ignorância como a demonstrada de ontem; não me engano! Esses senhores diziam-se fazer uma marcha lenta pacifista pela capital até ao parlamento, algo que não aconteceu… decidiram na última da hora ficar pela retunda do relógio e pelo aeroporto porquê!? A organização desta manifestação já tinha tudo planeado meus caros, esta seria uma pancada forte ao governo; Aeroporto e seus acessos bloqueados, maior afronta do que estar na porta do parlamento; afetando 60 mil passageiros e funcionários! Agora a culpa é da Polícia que é democrática e está ali para manter a ordem!? Se não fossem os Policias tentaram manter a ordem, esses senhores iam fazer mortes de certeza absoluta, dá para ver os insultos horríveis, tentativas de agreções e, vandalismo a viaturas geráda por esta gente sem qualquer tipo de educação! Anarquistas autênticos é o que se pode chamar alguma desta gente. Esquecem-se que muita gente da Uber ao qual eles querem agredir com insultos e vandalismo são funcionários, chefes de família que estão a trabalhar na Uber para ganhar o pão como eles! Esta gente que fosse mesmo para a porta do parlamento se manifesta como era a sua intenção pois aí é que trabalham todos aqueles que provocam as crises econômicas deste país, aí é que estão todos o corruptos e defençores da mesma corrupção.
    Façam-se gente, sejam homens e não os escróques nojentos que foram ontem, não envergonhem as vossas famílias e não enxovalhem mais este pobre país que nem se quer ainda sabe o que é uma democracia.

  14. Esses tansos não tem rezão nenhuma, além do mais, mesmo que tivessem, quando partiram para a violência, perderam toda e qualquer razão, deixem mas é de roubar os clientes ao irem frequentemente pelos caminhosais longos para cobrarem mais, aconteceu-me a mim. Quando refilei, fui mal tratado, isto em Lisboa, no aeroporto. Bem vindos a Uber e Cabifi

  15. É bom que saibamos que os Táxis foram “criados” para o transporte de pessoas e “não” para arranjar emprego aos taxistas!!!! A lamentável atitude destes Senhores com esta manifestação e com os episódios de violência, só demonstram e até mesmo pioraram perante os cidadãos em geral a sua má reputação de malfeitores. Felizmente poucos deles são gente séria e humildes. Sou a favor da UBER e CABIFY, pois a concorrência é benéfica e saudável para todo o cidadão. Se alguém está mal são sem dúvida alguma os taxistas que irão levar muito tempo para serem readmitidos como gente séria e dignificarem a sua profissão. Tal manifestação foi grande publicidade para as Operadores, que na minha opinião deveriam estar sediadas em Portugal e não na Holanda, e assim pagarem os seus impostos no nosso Pais, mas nada podemos fazer pois temos Empresas portuguesas nas mesmas condições. Enfim, os Taxistas deram um valente tiro nos próprios pés!

  16. A imagem que me ficou desta “manifestação dos taxistas” é que estes são um bando de arruaceiros terroristas. Felizmente que nem todos os profissionais dos táxis são assim, mas estes “manifestantes” e seus dirigentes deram uma imagem muito negra da classe. O contributo destes “senhores” só serviu para denegrir a imagem de uma classe, já por si, bastante mal vista. Passei a ter medo de entrar num táxi, não pretendo ser surpreendido por um indivíduo como os que se mostraram na televisão.

RESPONDER

Parar de comer quando se está cheio nem sempre é fácil (e há uma razão para isso)

Com alguns alimentos, parar de comer — mesmo quando se está cheio — nem sempre é fácil. Isto porque algumas destas comidas podem ter sido feitas de forma a que tal aconteça. Nenhum alimento é criado …

Há milhares de misteriosos buracos no fundo do mar da Califórnia

Surgiu um novo mistério perto da costa de Big Sur, na Califórnia, no fundo do Oceano Pacífico: há milhares de pequenos fragmentos redondos retirados dos sedimentos do fundo do mar.   A descoberta foi feita como parte …

NASA apresenta "mapa do tesouro" para encontrar água em Marte

Uma equipa de cientistas da NASA elaborou um mapa da água congelada que existe em Marte e que se acredita estar a apenas 2,5 centímetros abaixo da superfície do Planeta Vermelho - isto é, à …

Já se sabe como é que planetas florescem a partir de pequenos pedaços de poeira

Uma equipa de investigadores validou uma teoria que pode explicar como é que os planetas crescem a partir de pequenos pedaços de poeira interestelar. O crescimento de um pequeno pedaço de poeira até um planeta inteiro …

Rainha Isabel II está a procura de um gestor de redes sociais

A família real britânica está à procura de um gestor de redes sociais. O salário vai oscilar entre os 53 e 59 mil euros anuais por 37 horas semanais, de segunda a sexta-feira. A rainha Isabel II …

Cinco antepassados de crocodilos viveram há 150 milhões de anos na Lourinhã

Pelo menos cinco crocodilomorfos, antepassados dos crocodilos, viveram na região da Lourinhã há 150 milhões de anos, durante o período do Jurássico. Num artigo publicado na Zoological Journal of the Linnean Society, os paleontólogos Alexandre Guillaume, …

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …