Ministro diz que 600 jihadistas regressaram à Europa

Zoriah / Flickr

-

O ministro do Interior espanhol afirmou esta sexta-feira que cerca de três mil europeus saíram para zonas de conflito como o Iraque ou a Síria para combater em nome da Jihad, 600 dos quais já regressaram.

“São às centenas os que estão neste momento pela Europa, e podem ativar-se a qualquer momento como atores solitários ou integrados em células ou em grupos com pouca estrutura, e realizar atentados tão trágicos como o que vimos quarta-feira em Paris”, explicou Jorge Fernández Díaz em entrevista à cadeia espanhola Telecinco.

O ministro estima que cerca de 80% destes europeus que se juntaram ao terrorismojihadista integraram as fileiras do Estado Islâmico (EI), e o resto aderiu a diversos grupos regionais da Al-Qaeda.

Jorge Fernández Díaz disse que cerca de 70 espanhóis saíram para combater pelo EI, dos quais regressaram dez. Entre esses dez, metade está em prisão, ou em Espanha ou em Marrocos.

As declarações do ministro surgem no mesmo dia em que o Ministério do Interior espanhol (equivalente ao Ministério da Administração Interna português) divulgou que em 2014 foram detidos em Espanha 43 presumíveis terroristas islâmicos.

No entanto, Jorge Fernández Díaz reconheceu que “uma só dessas pessoas já é um risco potencial”, acrescentando que estes jihadistas “não regressam necessariamente ao país do qual saíram”.

O ministro espanhol estará no próximo domingo numa reunião de urgência em Paris, com alguns dos seus homólogos europeus, para discutir uma eventual resposta conjunta.

Fernández Díaz sublinhou que estarão na reunião os ministros do G-6 (os ministros do Interior dos seis países mais populosos – Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Polónia e Espanha), bem como os Estados Unidos, o ministro do Interior da Letónia (atualmente na presidência rotativa da UE), o Comissário do Interior e o coordenador antiterrorismo da UE.

O ministro espanhol disse que, uma vez que a ameaça é partilhada, seria razoável partilhar também os mecanismos de resposta, que devem ser homogéneas e permitir uma luta eficaz.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Partido Trabalhista britânico sofre dois ciberataques (e suspeita-se que tenham "dedo" russo)

O Partido Trabalhista britânico sofreu dois ataques informáticos em apenas dois dias. Contudo, o partido de Jeremy Corbyn admite que os ataques falharam e que as suas plataformas estão operacionais. Num espaço de apenas dois dias, …

Sterling tentou fazer "mata-leão" a Joe Gomez e foi afastado da convocatória

O estágio da seleção inglesa para os jogos da Qualificação para o Campeonato da Europa, frente ao Montenegro e ao Kosovo, não poderia ter começado da pior forma. Raheem Sterling foi afastado da equipa após …

Alunos com gaguez não terão de fazer exames orais

Os alunos com gaguez podem ser dispensados da realização das provas orais. Há dois anos, estes exames passaram a integrar a avaliação externa em línguas estrangeiras nos exames do ensino secundária e nas provas de …

PSD. Só 15,8% dos militantes poderiam votar se eleições diretas fossem hoje

A dois meses das eleições diretas no PSD, há hoje perto de 17.000 militantes com quotas em dia, que podem ser pagas até 22 de dezembro, de acordo com informação disponibilizada online pelo partido. Se as …

Hong Kong: Reforço policial, Parlamento suspenso e escolas fechadas

O Parlamento de Hong Kong foi suspenso, esta quarta-feira, e a segurança foi reforçada na cidade e nos campus universitários, com as escolas a fecharem num momento em que prosseguem os confrontos entre manifestantes e …

Debate quinzenal: Políticas de rendimento, Rio ao ataque com o lítio e a primeira vitória dos pequenos

Os debates quinzenais com o primeiro-ministro regressam esta quarta-feira. António Costa vai abrir o debate com uma intervenção sobre "políticas de rendimento", mas as atenções estão centradas na primeira vitória dos pequenos partidos. As políticas de …

Governo vai propor 635 euros para salário mínimo em 2020. Proposta não agrada patrões

Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, vai apresentar esta quarta-feira na Concertação Social a proposta de aumento para o salário mínimo nacional para 2020, com uma atualização de 35 euros. Esta quarta-feira, …

Novo alvo do Sporting consumia e traficava droga (e tentaram matá-lo seis vezes)

Michael, jogador de 23 anos do Goiás, é alvo do Sporting já neste mercado de transferências de inverno. O brasileiro teve uma adolescência marcada pelo consumo e tráfico de drogas. Aos 23 anos de idade, Michael …

O misterioso monstro Tully acabou de ficar ainda mais misterioso

Uma nova investigação desmente um anterior estudo que argumentava que Tully era um vertebrado. A verdadeira natureza desde "monstro" continua um mistério para a comunidade científica. De vez em quando, os cientistas descobrem fósseis que são …

Vítor Pereira condenado a oito meses de prisão com pena suspensa

O treinador português foi condenado, esta terça-feira, a oito meses de prisão com pena suspensa, na Grécia, por incitamento à violência. Vítor Pereira foi condenado pela justiça grega a oito meses de prisão, com pena suspensa, …