Ministro diz que 600 jihadistas regressaram à Europa

Zoriah / Flickr

-

O ministro do Interior espanhol afirmou esta sexta-feira que cerca de três mil europeus saíram para zonas de conflito como o Iraque ou a Síria para combater em nome da Jihad, 600 dos quais já regressaram.

“São às centenas os que estão neste momento pela Europa, e podem ativar-se a qualquer momento como atores solitários ou integrados em células ou em grupos com pouca estrutura, e realizar atentados tão trágicos como o que vimos quarta-feira em Paris”, explicou Jorge Fernández Díaz em entrevista à cadeia espanhola Telecinco.

O ministro estima que cerca de 80% destes europeus que se juntaram ao terrorismojihadista integraram as fileiras do Estado Islâmico (EI), e o resto aderiu a diversos grupos regionais da Al-Qaeda.

Jorge Fernández Díaz disse que cerca de 70 espanhóis saíram para combater pelo EI, dos quais regressaram dez. Entre esses dez, metade está em prisão, ou em Espanha ou em Marrocos.

As declarações do ministro surgem no mesmo dia em que o Ministério do Interior espanhol (equivalente ao Ministério da Administração Interna português) divulgou que em 2014 foram detidos em Espanha 43 presumíveis terroristas islâmicos.

No entanto, Jorge Fernández Díaz reconheceu que “uma só dessas pessoas já é um risco potencial”, acrescentando que estes jihadistas “não regressam necessariamente ao país do qual saíram”.

O ministro espanhol estará no próximo domingo numa reunião de urgência em Paris, com alguns dos seus homólogos europeus, para discutir uma eventual resposta conjunta.

Fernández Díaz sublinhou que estarão na reunião os ministros do G-6 (os ministros do Interior dos seis países mais populosos – Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Polónia e Espanha), bem como os Estados Unidos, o ministro do Interior da Letónia (atualmente na presidência rotativa da UE), o Comissário do Interior e o coordenador antiterrorismo da UE.

O ministro espanhol disse que, uma vez que a ameaça é partilhada, seria razoável partilhar também os mecanismos de resposta, que devem ser homogéneas e permitir uma luta eficaz.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Proposta do BE sobre IVA da energia vai ser rejeitada pelo Governo, revela PS

Uma proposta do Bloco de Esquerda (BE) para reduzir o IVA sobre a eletricidade e o gás natural, sem impacto no Orçamento de Estado para 2020, vai ser rejeitada pelo Governo, por não corresponder à sua …

Petição quer enfermeiros como profissão de desgaste rápido e subsídio de risco. 2.500 já assinaram

Mais de 2.500 pessoas já assinaram uma petição online que defende a atribuição do estatuto de profissão de desgaste rápido aos enfermeiros, bem como a atribuição de um subsídio de risco. No texto, os promotores defendem …

Para os norte-americanos, Portugal é o melhor país para gozar a reforma

Para os norte-americanos, Portugal é o melhor país para gozar a reforma depois de uma vida de trabalho. Os custos de vida, o clima e as pessoas são alguns dos motivos que levam os pensionistas …

Berardo apresenta recurso contra arresto de imóveis de luxo

Joe Berardo apresentou um recurso contra o arresto a dois imóveis de luxo em Lisboa. As propriedades foram arrestadas pela Caixa Geral de Depósitos por dívidas superiores a 300 milhões. O empresário madeirense Joe Berardo interpôs …

Para além de autocarros, Cascais quer comboios gratuitos dentro do município

Desde 1 de janeiro de 2020, Cascais tornou-se no primeiro concelho do país a ter transportes públicos rodoviários gratuitos. Agora, quer alargar a iniciativa aos comboios. "Estamos a abrir um novo paradigma, que encara a mobilidade …

Governo convoca sindicatos para negociar aumentos acima dos 0,3%

O Governo convocou as estruturas sindicais da administração pública para voltar a negociar a proposta dos aumentos salariais de 0,3% para este ano. De acordo com a agência Lusa, o Governo convocou as estruturas sindicais da administração …

Governo prepara injeção final de 1400 milhões no Novo Banco

Desde a venda, em outubro de 2017, o Estado já injetou 1,9 mil milhões de euros no Novo Banco. Agora, o Fundo de Resolução estuda injetar mais 1,4 mil milhões. O Fundo de Resolução e o …

Em Espanha, há jogadores a serem pressionados a sair para países árabes

Jogadores do UD Almería estão a ser pressionados pelo dono do clube a sair para clubes de países árabes. Alguns atletas já apresentaram queixa ao sindicato. O xeique Turki Al-Sheikh, dono do Almería, da segunda divisão …

Chuva forte inunda Hospital de São José, em Lisboa

As chuvas fortes que se fizeram sentir esta quinta-feira inundaram o Hospital de São José, em Lisboa, deixando algumas salas alagadas. A informação é avançada pelo Correio da Manhã, que publicada algumas fotografias nas quais se …

Aos 58 anos, Carlos Sainz volta a fazer história ao conquistar o seu terceiro Dakar

Carlos Sainz reforçou o estatuto de piloto mais veterano a conquistar o Dakar, ampliando assim por mais um par de anos o recorde que já lhe pertencia. O espanhol Carlos Sainz (Mini) conquistou a terceira vitória …