/

Ministro da Saúde pede desculpas a vítimas do surto de legionella

3

Estela Silva / Lusa

O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes

O ministro da Saúde pediu hoje desculpas às vítimas da infeção por ‘legionella’, considerando que as mesmas devem ser objeto de uma reparação no âmbito da responsabilidade civil por quem tenha falhado.

O ministro Adalberto Campos Fernandes falava no parlamento, onde o Orçamento do Estado para 2018 na Saúde está a ser debatido na especialidade.

No dia em que se soube da 5ª vítima mortal do surto de ‘legionella’ que afetou o Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, o ministro começou por lamentar a morte e afirmou que as vítimas são credoras de pedido de desculpas “do hospital, das empresas responsáveis pela vigilância, da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo”.

O ministro subscreve o pedido de desculpas, “enquanto responsável pelo governo”, acrescentando: “Tem de haver reparação no âmbito da responsabilidade civil por quem possa não ter feito aquilo que devia ter sido feito”.

O surto de ‘legionella’, que infetou 48 pessoas, começou no dia 03 de novembro e Adalberto Campos Fernandes garantiu que o seu ministério tudo fará para que a origem seja identificada.

“Isto não serve de desculpas para que os hospitais e as empresas não estejam reguladas por uma legislação mais exigente“, disse, anunciando que na próxima quarta-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS) e o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) vão publicar orientações atualizadas e “mais exigentes” para estas situações.

O ministro recordou ainda que tanto a Inspeção Geral das Atividades em Saúde (IGAS) e o Ministério Público estão a acompanhar o caso.

// Lusa

3 Comments

  1. O Beto das Legionelas que espera para se demitir !
    Desculpas ??
    Eu não queria ser grosseiro, não não resisto: “Arre foda-se” !

    • Você deve estar convencido que depois dele se demitir, vai para lá um ministro do PSD, não?.. Talvez o Arlindo Carvalho, para matar a Legionela com alumínio.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.