Ministro alemão encontrado morto “estava muito preocupado” com apoio à população

(h) Sabrina Feige / EPA

O ministro das Finanças do estado alemão de Hesse, Thomas Schäfer

O ministro das Finanças do Estado alemão de Hesse, Thomas Schäfer, foi encontrado morto no sábado. O corpo do político estava nos carris de uma linha de comboios de alta velocidade, na cidade de Hochheim, entre Frankfurt e Mainz.

Segundo avançou o DW, citado pelo Observador, o líder do Estado de Hesse, Volker Bouffier, relacionou a morte de Thomas Schäfer, política de 54 anos que fazia parte da CDU – partido de Angela Merkel -, com a pandemia de coronavírus.

“A grande preocupação dele era se conseguiria corresponder às enormes expectativas da população, principalmente em termos de ajuda financeira. Para ele, era claro que não existia uma saída. Estava desiludido e por isso teve de nos deixar. E isso chocou-nos, chocou-me. Recebo esta notícia com tristeza e choque”, referiu Bouffier em comunicado.

De acordo com o DW, Schäfer seria o sucessor de Bouffier na liderança de Hesse. Nos últimos dias, o responsável pelas Finanças há mais de uma década respondeu publicamente às dúvidas sobre o apoio financeiro à população durante a pandemia. Hesse é o Estado da capital financeira da Alemanha, Frankfurt, e onde ficam as sedes do Deutsche Bank, do Commerzbank e do Banco Centro Europeu.

Ainda não é certo que Schäfer tenha cometido suicídio, relatam os media alemães. O DW citou, contudo, uma fonte próxima da investigação para avançar que o político terá deixado uma carta.

Annegret Kramp-Karrenbauer, a substituta de Merkel na liderança da CDU, escreveu no Twitter que o partido está “chocado”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ex-Benfica Garay acusa Valência de "campanha difamatória"

Ezequiel Garay acusou o Valência de levar a cabo uma "campanha difamatória" contra si. "Dói ver estas coisas quando estão a prejudicar os que amas", disse o argentino. O ex-jogador do SL Benfica Ezequiel Garay cumpre …

O maior salto em cinco anos. Dívida pública atingiu recorde em abril

A dívida pública aumentou para 262,1 mil milhões de euros em abril, o valor mais alto desde 1995, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal. A dívida pública aumentou para o valor recorde de 262,1 …

Diabéticos e hipertensos. PSD quer debater alteração que retirou estes doentes de regime excecional

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que retirou doentes hipertensos e diabéticos do regime excecional de proteção relativo à covid-19. A apreciação parlamentar permite que a Assembleia da República debata, altere e, no limite, …

Norte sem contágios por covid-19. Grande Lisboa regista 96,5% dos novos casos

Portugal regista hoje 1.424 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 32.700 infectados, mais 200, segundo o boletim da Direcção-Geral de Saúde (DGS). 193 dos novos casos são na área …

Aviões deixam de ter lotação reduzida a partir desta segunda-feira

Os aviões deixam, a partir desta segunda-feira, de ter a lotação de passageiros reduzida a dois terços, mas o uso de máscara comunitária é obrigatório. O Governo alinhou, assim, as regras nacionais pelas regras europeias no …

Marcelo pede que não se passe do "8 para o 80" e alerta para imagem do país

O Presidente da República reiterou hoje o apelo à população para que não se passe “do 8 para o 80” nas medidas de prevenção da covid-19, alertando para os riscos da imagem do país “cá …

Só metade das crianças deverá voltar ao pré-escolar esta segunda-feira

As crianças em idade pré-escolar regressam esta segunda-feira aos jardins de infância, que voltam a funcionar com novas regras, depois de encerradas durante mais de dois meses, devido à pandemia da covid-19. Apesar do regresso, que …

Dois astronautas (e um dinossauro de peluche) chegaram à EEI à boleia da SpaceX

Para além dos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, seguia a bordo da Crew Dragon um dinossauro de peluche com lantejoulas. E há uma explicação para isso. Este sábado, o foguetão Falcon 9, da SpaceX, fez …

Pescadores já podem capturar sardinha, mas recuo no consumo é uma preocupação

Os pescadores voltam a poder capturar sardinha, a partir desta segunda-feira, e até 31 de julho, com limites diários e semanais, segundo um despacho publicado em Diário da República. De acordo com o diploma, assinado pelo …

Madeirense contesta quarentena obrigatória em Tribunal (e há uma sentença que lhe dá razão)

Uma cidadã madeirense que chegou no domingo à Madeira e recusa cumprir quarentena num hotel entregou um pedido de ‘habeas corpus’ no Juízo de Instrução Criminal do Tribunal do Funchal. A acompanhar o pedido está …