Ministro da Administração Interna não emitiu despacho de alerta para a Leslie

Tiago Petinga / Lusa

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita

Eduardo Cabrita, Ministro da Administração Interna, não emitiu o despacho de alerta que podia reforçar os meios de proteção e socorro durante a tempestade que atingiu Portugal. A decisão poderia ter tido impacto junto das populações.

De acordo com a Sic Notícias, o Ministro da Administração Interna não emitiu o despacho de alerta para a tempestade Leslie que poderia ter tido maior reflexo no terreno, junto das populações e dos meios.

Mesmo depois dos avisos meteorológicos acionados em território português, motivados pela aproximação da tempestade, Eduardo Cabrita optou por não emitir o decreto de situação de alerta que permitiria reforçar os meios de proteção contra o furacão que evoluiu para uma tempestade tropical ao entrar em Portugal.

Este tipo de despachos são emitidos pelo ministério da Administração Interna e, durante os incêndios de 2017, um despacho foi emitido pelo gabinete que permitiu acionar mais meios de combate e ajuda para a GNR e PSP.

Em agosto deste ano, Eduardo Cabrita também assinou um despacho por causa dos alertas de incêndio e, graças a esse despacho, as Forças Armadas foram chamadas para patrulhar as florestas.

Sobre a não emissão do despacho para a Leslie, em declarações à SIC, a Associação Portuguesa de Técnicos de Segurança e Proteção Civil (ASPROCIVIL) afirmou que, dado os alertas prévios, “este despacho não se afigurava tão importante quanto isso“.

Segundo o Observador, se o alerta tivesse sido emitido, o decreto permitiria uma resposta nacional ou local e ficaria ativo durante um período de tempo previamente delineado.

À Sic Notícias, o ministro da Administração Interna não respondeu sobre o facto de não ter emitido o despacho apesar de terem resultado mais de duas mil ocorrências e 28 feridos da passagem da tempestade.

Horas depois do silêncio do ministro, a resposta chegou por escrito afirmando que competia às autarquias “impedir a circulação ou condicionar a realização de eventos”.

O presidente da ASPROCIVIL, Ricardo Ribeiro, relativizou a questão afirmando que “neste contexto, como havia um alerta prévio face àquilo que acontecia, e havia um alerta vermelho que devia ter a correspondência por parte dos serviços municipais e dos serviços públicos, este despacho não se afigurava tão importante quanto isso“.

Segundo o Jornal I, a tempestade causou mais de 80 milhões em prejuízos – um número oito vezes superior aos grandes incêndios da serra de Monchique, que lavraram este ano.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Conseguirão os humanos compreender baleiês? Cientistas acreditam que sim

Uma equipa de investigadores está a tentar recolher e decifrar os sons emitidos por cachalotes, para compreender a sua linguagem. Os cachalotes estão entre os animais mais barulhentos do planeta, produzindo sons de rangidos, batidas e …

NASA regressa a Vénus para perceber se o planeta já foi habitável no passado

A NASA está a regressar a Vénus para aprender como é que o planeta se tornou um deserto quente e venenoso — e se o planeta já foi habitável no passado. A NASA está finalmente a …

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …