Ministra da Saúde espanhola demite-se devido a alegada corrupção

lamoncloa_gob_es / Flickr

A ministra da Saúde espanhola, Ana Mato

A ministra da Saúde espanhola, Ana Mato

A ministra da Saúde espanhola demitiu-se esta quarta-feira, horas depois de um juiz a identificar como “participante a título lucrativo” do processo conhecido como Gurtel, que envolve vários ex-dirigentes do Partido Popular (PP), entre eles o seu ex-marido.

Pablo Ruz, juiz da Audiência Nacional que investiga o caso, considerou hoje que Ana Mato terá beneficiado dos delitos cometidos pelo ex-marido, Jesús Sepulveda, o ex-alcaide da localidade de Pozuelo de Alarcon, nos arredores de Madrid.

O anúncio do auto de Ruz causou profunda tensão no Governo e no Partido Popular (PP) tendo inicialmente o gabinete de Mato rejeitado que esta se demitisse, tendo fontes chegado a anunciar um comunicado em defesa da ministra, que acabou por nunca ser divulgado.

Apesar da polémica causada pelo auto, Ana Mato não chega a ser constituída arguida podendo, no entanto, ter que responder em tribunal como responsável civil pelos alegados delitos.

O juiz considera que Ana Mato não cometeu por si própria qualquer delito mas que teve benefícios dos delitos alegadamente cometidos pelo seu ex-marido, um dos 43 arguidos do caso Gurtel, um dos maiores processos de corrupção da história de Espanha.

Em fevereiro do ano passado Ana Mato garantiu que não se pensava demitir, considerando que estava a ser alvo de uma “infâmia” e de uma “caçada política” que a pretendia relacionar com o caso Gurtel.

“Esta infâmia não me vai vergar. Não tenho nada que esconder. Vou continuar a trabalhar ao serviço dos espanhóis e muito orgulhosa de fazer parte deste governo”, disse na altura a governante.

O caso Gurtel investiga uma rede de corrupção que alegadamente operava em várias zonas de Espanha, todas elas governadas pelo Partido Popular – tanto a nível local como regional – e que subornava líderes políticos para conseguir contratos milionários.

Branqueamento de capitais, fraude fiscal, tráfico de influências, suborno são alguns dos crimes imputados aos principais responsáveis da rede.

O documento policial refere-se à suposta mediação de vários responsáveis do PP para adjudicar contratos e ajudas públicas a empresas, a troca do que recebiam uma comissão que era justificada através de faturas falsas.

Vários responsáveis regionais do PP e o ex-tesoureiro do partido estão entre os arguidos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vox quer Armada Espanhola a controlar embarcações de imigrantes

O partido espanhol de extrema-direita Vox pediu esta segunda-feira ao Governo que mobilize a Armada Naval para fazer face ao aumento do número de embarcações com imigrantes que chegam à costa espanhola. Segundo a agência EFE, citada …

Liga Portugal abre inquérito à SAD do Feirense

A Liga vai solicitar a abertura de um processo de inquérito ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), devido à ligação do detentor maioritário da SAD do Feirense a uma casa de …

Morreu John Hume, artífice da paz na Irlanda do Norte

O político da Irlanda do Norte, Prémio Nobel da Paz e artífice da reconciliação na província britânica marcada por décadas de conflito morreu, esta segunda-feira, aos 83 anos, anunciou a família. "John Hume morreu de madrugada na …

OMS admite que pode nunca vir a existir "uma panaceia" contra a covid-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, esta segunda-feira, que talvez nunca venha a existir "uma panaceia" contra a pandemia de covid-19, apesar das investigações em curso que procuram conseguir uma vacina contra a doença. "Não …

"Lei fundamental é violada por todos os lados". Oposição venezuelana recusa-se a participar nas eleições

Os 27 partidos políticos venezuelanos que se opõem ao chavismo decidiram no domingo não concorrer às eleições legislativas agendadas para dezembro por considerá-las uma "fraude". Entre os partidos, estão aqueles com representação parlamentar, que assinaram um …

Médias dos exames nacionais subiram. Só MACS teve média negativa

As médias nos exames nacionais deste ano subiram em todas as disciplinas em relação ao ano passado, com exceção de duas provas, segundo dados oficiais divulgados esta segunda-feira. De acordo com os dados do Júri Nacional …

Mortes por covid-19 no Irão são quase o triplo dos números oficiais

O número de mortes causadas pela covid-19 no Irão pode ser quase três vezes superior aos números oficiais, o que significa que as autoridades iranianas estão a tentar esconder a gravidade da pandemia no país. Segundo …

Revelado contrato oferecido pelo Real Madrid a Lewandowski. Só faltava assinar

O diário polaco Onet Sport revelou esta domingo o contrato oferecido pelo Real Madrid a Robert Lewandowski no verão de 2014. De acordo com o jornal, Lewandowski esteve muito próximo de rumar a Madrid e …

Capturado El Marro, líder de um cartel dedicado ao tráfico de gasolina no México

Este domingo, as autoridades mexicanas capturaram José Antonio Yépez Ortiz, um dos criminosos mais procurados do país. Forças militares capturaram no domingo José Antonio Yépez, apelidado de "El Marro", líder de um poderoso cartel dedicado ao …

Editoras criticam prazo apertado para distribuir manuais escolares

Uma vez que os alunos não vão ter de devolver os manuais escolares este ano, as editoras são obrigadas a responder ao aumento da procura num "curtíssimo" período de tempo. Este ano, face à pandemia, os …