Ministra da Cultura sueca acusada de apropriação cultural por usar rastas

A nova ministra da Cultura e da Democracia da Suécia, Amanda Lind, de 38 anos, líder do Os Verdes, está a ser criticada por usar rastas – foi acusada de apropriação cultural.

A polémica começou quando foi partilhada a fotografia oficial do governo composto por uma aliança política nunca tentada no país: junta a esquerda e a direita, uma solução encontrada para evitar a entrada da extrema-direita no governo. Entre os 23 ministros, 11 são mulheres.

As atenções recaíram rapidamente sobre Amanda Lind. Rebecca Weidmo Uvell, política de direita, escreveu no Twitter: “Como ministra, não te representas a ti, mas à Suécia. Sobretudo num contexto internacional. E eu não acho que se deva usar tal penteado”.

A ministra foi acusada também de apropriação cultural por Nisrit Ghebil, artista negro, que, no jornal Aftonbladet, afirmou que uma mulher branca, principalmente numa posição de poder, “não deve usar um penteado afro-americano”, especialmente quando negros jovens, nos Estados Unidos, continuam a ser expulsos das escolas por usarem rastas.

Numa rádio sueca, de acordo com o Público, Amanda Lind justificou-se. Considera que a apropriação cultural é um “tema de discussão importante”, mas que não pretende mudar de penteado pois, explicou, respeita toda a gente. Disse que usa o mesmo penteado há 20 anos e explicou que quer continuar “a mostrar respeito, mesmo para com aqueles que acham que é um erro” uma pessoa não africana usar rastas.

Segundo o jornal francês Le Monde, Amanda Lind já foi criticada por homenagear ex-ministros do seu partido, nomeadamente Mehmet Kaplan, responsável pela pasta da habitação e desenvolvimento urbano, que foi forçado a demitir-se em 2016 depois de comparar israelitas a nazis e de ter aparecido ao lado de ultranacionalistas turcos.

A ministra admitiu já ter fumado canábis, um crime considerado grave na Suécia, o que também causou polémica no país.

Em janeiro, o Parlamento sueco concedeu mais um mandato de primeiro-ministro ao social-democrata Stefan Lofven, depois de quatro meses de negociações e impasses após as eleições de setembro.

Lofven formou governo com um acordo histórico com o Partido Popular Liberal (centro-direita), com os Verdes (centro-esquerda) e com o Partido do Centro (centro direita). Nas eleições de setembro, a extrema-direita teve 18% dos votos e elegeu 62 deputados.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O mundo está mesmo todo baralhado… até na Suécia já querem mandar nos penteados!…
    Mas, o que me chamou mais atenção foi isto:
    “A ministra admitiu já ter fumado canábis, um crime considerado grave na Suécia”
    Fumar canábis é um crime grave na Suécia?!
    E quem fumar e tiver rastas?
    Pena de morte?!

  2. Ficam-lhe bem, qual é o problema. Ela está lá para lidar com problemas praticos de política, tem é que ser capaz nas suas funções e é por isso que deve ser avaliada. Pela aparência?? No século XXI já fica a dever ao tempo este tipo de observações. É como se a pessoa que proferiu esses comentários não tivesse mais nada entre as orelhas para dizer sobre a pessoa.. e pumba sai um comentário grosseiro como este..

    • Tudo serve de pretexto quando se trata de criar divisão entre as pessoas.
      Enfim… Então e o artista afroamericano também não pode ser acusado de racismo quando diz que uma mulher branca não pode usar esse tipo de penteado?… Porque não pode?!
      Palhaçada é o que é.
      Somos todos humanos! A única raça que existe é a HUMANA.

RESPONDER

As discotecas vão reabrir a 1 de Outubro - mas 70% devem ir à falência até à Primavera

Apesar da reabertura dos espaços de diversão nocturna estar para breve, as associações que representam o sector queixam-se das burocracias e da falta de apoios e acreditam que muitas discotecas não vão voltar a abrir …

Candidato de Vila do Conde acusado de oferecer 50€ no supermercado por um voto no domingo

O candidato à Junta de Freguesia de Macieira da Maia, Filipe Santos, terá oferecido 100 euros a um casal idoso para votar no movimento independente, mas com uma condição: fotografar o boletim de voto com …

Terapia para bebés pode reduzir a probabilidade de diagnóstico de autismo

Um novo estudo sugere que terapia personalizada pode ajudar algumas crianças a desenvolver competências sociais antes da idade escolar, evitando assim o diagnóstico de autismo. Uma equipa de médicos internacional demonstrou que uma nova terapia dirigida …

PS admite perder entre 10 e 15 Câmaras Municipais nas autárquicas

A direcção socialista espera também segurar Almada e Coimbra e vencer em Viseu e em Portalegre, duas câmaras historicamente do PSD. Segundo avança o Público, a direcção do Partido Socialista já está a contar perder entre …

Lula ganharia as eleições presidenciais brasileiras à primeira volta

O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva ganharia as eleições presidenciais na primeira volta se as eleições, marcadas para outubro de 2022, fossem realizadas hoje, de acordo com uma sondagem de opinião divulgada na …

Conselho de Ministros de hoje vai trazer de volta "antigo normal". Restauração abandona certificado

Governo vai reunir no dia de hoje para decidir quais os moldes em que avança a última fase do processo de desconfinamento. Regras só deverão entrar em vigor a partir de 1 de outubro. Após vários …

O que causou um enorme buraco na camada do ozono em 2020? A ciência já pode ter resposta

O grande buraco que se abriu na camada do ozono no ano passado pode ter sido desencadeado por temperaturas recordes, durante o inverno, no oceano Pacífico Norte, indicam novas análises. O enorme buraco, que se formou …

Rio diz que Governo “procura influenciar voto" com “notícia positiva” pré-eleições

O presidente do PSD defendeu que o Governo “se esforçou” por, em cima das autárquicas, dar uma notícia positiva aos portugueses sobre a pandemia, considerando que deveria tê-lo feito há mais tempo ou então só …

Um habitat demasiado perfeito pode ser pior para o acasalamento dos pandas

Apesar de serem necessários habitats para a sobrevivência dos pandas gigantes, estes animais têm uma maior tendência para reproduzir se não houver abundância de recursos. Este ano, as autoridades chinesas disseram que os pandas gigantes deixaram …

Computador quântico ajuda a criar um computador quântico melhor

Um computador quântico foi usado para projetar um qubit aprimorado que poderá alimentar a próxima geração de computadores quânticos mais pequenos, de alto desempenho e mais confiáveis. Da mesma forma que um bit binário é a …