Afinal, a ministra de Bolsonaro não tem formação académica. Títulos são “bíblicos”, defendeu

Valter Campanato / ABr

Ministra de Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves

Damares Alves, ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, apresenta-se como pastora, advogada, mestre em educação, em direito constitucional e direito de família. Títulos académicos que, afinal, não tem.

Na página do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos lê-se que Damares Alves é “formada em Direito pela Faculdade de Direito de São Carlos, e em Pedagogia, pela Faculdade Pio Décimo, a educadora, advogada.”

Contudo, a investigação, levada a cabo pela Folha de São Paulo, revela que os mestrados em Educação e Direito que Damares não existem. O curriculum da ministra do Trabalho da Família não consta na plataforma na Lattes, uma plataforma do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Académico que que integra as bases de dados de currículos, grupos de pesquisa e instituições.

Damares Alves admitiu, no entanto, em conferência de imprensa, nunca ter frequentado tais cursos e que os “títulos são bíblicos”. Segundo a ministra, “diferentemente do mestre secular, que precisa de ir a uma universidade para fazer o mestrado, nas igrejas cristãs, é chamado mestre todo aquele que é dedicado ao ensino bíblico”.

No dia 14 de janeiro, à mesma pergunta, a assessoria de Damares Alves disse apenas que “a ministra não tem Lattes”. Uma pessoa da bancada evangélica no Congresso, para a qual Damares já trabalhou como assessora jurídica, disse ao jornal brasileiro que a ministra já ostentou o título noutras ocasiões.

Agora, o currículo de Damares publicado no site da pasta sob a sua guarda diz que a ministra se formou na Faculdade de Direito de São Carlos e em pedagogia pela Faculdade Pio Décimo. A ministra usa uma passagem bíblica para justificar a designação: “E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres”.

“Passei anos da minha vida a palestrar para professores e mestres em seminários de escolas bíblicas e ministério infantil”, disse a ministra. “Em várias dessas palestras, prafraseei a passagem, estimulando os professores ali presentes para que lembrasse como nós, como pastores, recebemos o ministério de mestres dentro da perspetiva cristã”.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

    • Do lado de cá também há “títulos bíblicos?!
      Já se sabe que os radicais religiosos são capazes de tudo, mas disto, eu nunca tinha ouvido falar!…
      Uma coisa é ser vigarista; esta é, claramente, doente mental!!

      • Doentes mentais são os Brasileiros que escolheram esta corja, agora …aguentem !…Bolsonaro esta tipa e restantes Bolsonaristas, nada tem de tolos, são sim muito mas muito finórios !

  1. São mestres, aprendizes de feiticeiros, doutores, engenheiros, sem passarem pelos bancos das universidades ou faculdades, sem queimarem pestanas a estudaremsacando uns diplomas aos compadres reitores e afiliados… Que cambada! Também fazem milagres? Transformam água em vinho e pedra em pão?

  2. Pode ter feito as licenciaturas e mestrados na universidade do Relvas e do Sócrates, já agora o pós graduação na do Manuel Pinho.

  3. Então esta criatura nunca frequentou um estabelecimento de ensino credenciado, e no entanto, pavoneia-se com títulos académicos. Ainda dizem que não há milagres?

  4. Uma sujeita, que tem um “Tête à Tête” físico e ao vivo, com Jesus Cristo, em cima de uma goiabeira, tem o direito a todos os mestrados, pós graduações e doutoramentos. Só não entendo é que, com as imensas oportunidades que Cristo teve de encontrar a Bruna Lombardi, porque raio, foi logo encontrar esta. Bom, a piedade é uma prerrogativa de quem faz bem.

  5. Vou começar a ir à missa para obter um mestrado divino, a ver se sou ministro no próximo governo e enriqueço como os que lá estão.

RESPONDER

Eutanásia começa a ser discutida. Deputados consideram pergunta "confusa" e "não" é quase certo

A discussão sobre a eutanásia começa hoje no Parlamento e estende-se até sexta-feira. A proposta, que conta com o apoio da Igreja Católica, deve ser chumbada, tendo em conta os sentidos de voto já conhecidos, mas …

Cabrita mantém auditoria sobre falhas na GNR e PSP em segredo

A auditoria "Cartografia de Risco", feita pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) que detetou falhas na formação e organização na GNR e na PSP, continua em segredo no gabinete do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. Em …

Assassino publicou áudio a dizer que "vingou o profeta". Pai de aluna e dois menores podem ter sido cúmplices

O assassino do professor francês que mostrou caricaturas de Maomé numa aula divulgou uma mensagem de áudio nas redes sociais em que dizia ter vingado o profeta, após publicar uma fotografia da sua vítima, avança …

Avanços e ajustamentos em pezinhos de lã. Sem certezas, Governo tenta aproximar-se à esquerda

A tensão entre o PS e a esquerda já dura há duas semanas. O Governo já fez algumas cedências em troca do "sim" dos parceiros, mas falta a análise que tarda em chegar. Fonte do Governo …

"Bazuca" dá mais mil milhões para "revolução" nos transportes de Lisboa e Porto

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, diz que estamos perante uma "revolução" que vai mudar muito a circulação das pessoas em Lisboa e no Porto. O dinheiro vindo da União …

"Médicos pela Verdade". Ordem abre processo contra movimento que desvaloriza gravidade da covid-19

A Ordem dos Médicos abriu processos disciplinares a 7 médicos do movimento Médicos pela Verdade, grupo que desvaloriza a gravidade da covid-19 e se mostra contra o uso generalizado de máscaras e de testes de …

"Esta é a crise das nossas vidas". Vieira da Silva diz que chumbo do OE seria "dificilmente compreensível"

O ex-ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, elogiou, em entrevista ao jornal ECO, a proposta para Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) e disse que seria "estranho" que não …

Podemos acusado de financiamento irregular, crime eleitoral e falsificação de documentos

O partido espanhol Podemos é acusado de financiamento irregular, crime eleitoral e falsificação de documentos comerciais. A acusação consta num despacho do juiz de instrução Juan José Escalonilla, datado de 10 de setembro, ao qual a …

Shakhtar derrota Real Madrid. Em Espanha, comparam Zidane a Lopetegui

O Shakhtar Donetsk, treinado pelo português Luís Castro, surpreendeu e venceu o Real Madrid, por 2-3, no arranque da fase de grupos da Liga dos Campeões. Os ucranianos chegaram a estar a vencer por três …

Se OE for chumbado, portugueses acreditam que a culpa é da esquerda

Se o Orçamento do Estado para 2021 for chumbado, os portugueses acreditam que a esquerda terá responsabilidades, segundo uma sondagem da Intercampus. De acordo com a sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios, CM e …