Afinal, a ministra de Bolsonaro não tem formação académica. Títulos são “bíblicos”, defendeu

Valter Campanato / ABr

Ministra de Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves

Damares Alves, ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, apresenta-se como pastora, advogada, mestre em educação, em direito constitucional e direito de família. Títulos académicos que, afinal, não tem.

Na página do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos lê-se que Damares Alves é “formada em Direito pela Faculdade de Direito de São Carlos, e em Pedagogia, pela Faculdade Pio Décimo, a educadora, advogada.”

Contudo, a investigação, levada a cabo pela Folha de São Paulo, revela que os mestrados em Educação e Direito que Damares não existem. O curriculum da ministra do Trabalho da Família não consta na plataforma na Lattes, uma plataforma do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Académico que que integra as bases de dados de currículos, grupos de pesquisa e instituições.

Damares Alves admitiu, no entanto, em conferência de imprensa, nunca ter frequentado tais cursos e que os “títulos são bíblicos”. Segundo a ministra, “diferentemente do mestre secular, que precisa de ir a uma universidade para fazer o mestrado, nas igrejas cristãs, é chamado mestre todo aquele que é dedicado ao ensino bíblico”.

No dia 14 de janeiro, à mesma pergunta, a assessoria de Damares Alves disse apenas que “a ministra não tem Lattes”. Uma pessoa da bancada evangélica no Congresso, para a qual Damares já trabalhou como assessora jurídica, disse ao jornal brasileiro que a ministra já ostentou o título noutras ocasiões.

Agora, o currículo de Damares publicado no site da pasta sob a sua guarda diz que a ministra se formou na Faculdade de Direito de São Carlos e em pedagogia pela Faculdade Pio Décimo. A ministra usa uma passagem bíblica para justificar a designação: “E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres”.

“Passei anos da minha vida a palestrar para professores e mestres em seminários de escolas bíblicas e ministério infantil”, disse a ministra. “Em várias dessas palestras, prafraseei a passagem, estimulando os professores ali presentes para que lembrasse como nós, como pastores, recebemos o ministério de mestres dentro da perspetiva cristã”.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

    • Do lado de cá também há “títulos bíblicos?!
      Já se sabe que os radicais religiosos são capazes de tudo, mas disto, eu nunca tinha ouvido falar!…
      Uma coisa é ser vigarista; esta é, claramente, doente mental!!

      • Doentes mentais são os Brasileiros que escolheram esta corja, agora …aguentem !…Bolsonaro esta tipa e restantes Bolsonaristas, nada tem de tolos, são sim muito mas muito finórios !

  1. São mestres, aprendizes de feiticeiros, doutores, engenheiros, sem passarem pelos bancos das universidades ou faculdades, sem queimarem pestanas a estudaremsacando uns diplomas aos compadres reitores e afiliados… Que cambada! Também fazem milagres? Transformam água em vinho e pedra em pão?

  2. Pode ter feito as licenciaturas e mestrados na universidade do Relvas e do Sócrates, já agora o pós graduação na do Manuel Pinho.

  3. Então esta criatura nunca frequentou um estabelecimento de ensino credenciado, e no entanto, pavoneia-se com títulos académicos. Ainda dizem que não há milagres?

  4. Uma sujeita, que tem um “Tête à Tête” físico e ao vivo, com Jesus Cristo, em cima de uma goiabeira, tem o direito a todos os mestrados, pós graduações e doutoramentos. Só não entendo é que, com as imensas oportunidades que Cristo teve de encontrar a Bruna Lombardi, porque raio, foi logo encontrar esta. Bom, a piedade é uma prerrogativa de quem faz bem.

  5. Vou começar a ir à missa para obter um mestrado divino, a ver se sou ministro no próximo governo e enriqueço como os que lá estão.

RESPONDER

Descoberto âmbar com 40 milhões de anos com duas moscas a acasalar

Há 40 milhões de anos, no supercontinente Gonduana, duas moscas que se encontravam a acasalar viram-se, inesperadamente, numa situação complicada. De alguma forma, este par de moscas de pernas longas (Dolichopodidae) ficou preso na seiva pegajosa …

40 marinheiros do porta-aviões Charles de Gaulle com sintomas de covid-19

Quarenta marinheiros do porta-aviões francês Charles de Gaulle apresentaram recentemente "sintomas compatíveis" com os da infeção pelo novo coronavírus e estão sob "observação médica reforçada", anunciou o Ministério da Defesa. "A partir de hoje, uma equipa …

Medidas para as prisões, apoios às empresas, suspensão de tarifas. Parlamento discute mais de 100 iniciativas

Medidas excecionais para prisões e banca, mais apoios às empresas ou à cultura ou a suspensão de propinas e das tarifas de gás e luz são alguns dos temas que vão passar esta quarta-feira pelo …

Trump tem "interesse financeiro" em farmacêutica que produz hidroxicloroquina (a sua "cura" para a Covid-19)

Donald Trump falou da hidroxicloroquina como uma potencial "cura milagrosa" para a Covid-19, apesar das recomendações contrárias de especialistas e da falta de estudos científicos válidos que confirmem os benefícios da substância. O The New …

Restos de bombas atómicas revelam longa vida dos tubarões-baleia

Cientistas estão a determinar a esperança de vida do maior peixe dos oceanos com a ajuda de testes de bombas atómicas realizados durante a Guerra Fria, entre os anos 50 e 60. Em perigo de extinção, …

Telescópio russo apanha o despertar de um buraco negro

O telescópio russo ART-XC do observatório espacial Spektr-RG detetou uma fonte brilhante de raios-X no centro da Via Láctea, que acabou por revelar ser o "despertar" do buraco negro 4U 1755-338. A descoberta ocorreu no passado …

O cometa interestelar 2I/Borisov partiu-se em dois

O cometa interestelar 2I/Borisov, o primeiro do seu tipo a ser descoberto em agosto do ano passado, começou a dividir-se em duas partes na semana passada. As imagens contínuas do telescópio espacial Hubble do objeto interestelar …

Estudo estima 471 mortes em Portugal até agosto (e que o pico foi atingido a 3 de abril)

De acordo com as estimativas do estudo, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a "primeira vaga" da doença. Um estudo divulgado esta terça-feira nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar …

Mais de metade da população mundial está fechada em casa

Mais de metade da população mundial (52%) está atualmente confinada nas suas casas por ordem das autoridades para combater a propagação da doença covid-19. Segundo um balanço feito pela agência France Fresse (AFP), mais de quatro …

Documentário da Netflix reacende debate sobre os milhares de tigres em cativeiro nos Estados Unidos

A minissérie documental da Netflix "Tiger King: Morte, Caos e Loucura" veio reacender o debate sobre os grandes felinos que estão em cativeiro, frisando que há cerca de 10.000 espécimes nestas condições nos Estados Unidos. …