Afinal, a ministra de Bolsonaro não tem formação académica. Títulos são “bíblicos”, defendeu

Valter Campanato / ABr

Ministra de Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves

Damares Alves, ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, apresenta-se como pastora, advogada, mestre em educação, em direito constitucional e direito de família. Títulos académicos que, afinal, não tem.

Na página do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos lê-se que Damares Alves é “formada em Direito pela Faculdade de Direito de São Carlos, e em Pedagogia, pela Faculdade Pio Décimo, a educadora, advogada.”

Contudo, a investigação, levada a cabo pela Folha de São Paulo, revela que os mestrados em Educação e Direito que Damares não existem. O curriculum da ministra do Trabalho da Família não consta na plataforma na Lattes, uma plataforma do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Académico que que integra as bases de dados de currículos, grupos de pesquisa e instituições.

Damares Alves admitiu, no entanto, em conferência de imprensa, nunca ter frequentado tais cursos e que os “títulos são bíblicos”. Segundo a ministra, “diferentemente do mestre secular, que precisa de ir a uma universidade para fazer o mestrado, nas igrejas cristãs, é chamado mestre todo aquele que é dedicado ao ensino bíblico”.

No dia 14 de janeiro, à mesma pergunta, a assessoria de Damares Alves disse apenas que “a ministra não tem Lattes”. Uma pessoa da bancada evangélica no Congresso, para a qual Damares já trabalhou como assessora jurídica, disse ao jornal brasileiro que a ministra já ostentou o título noutras ocasiões.

Agora, o currículo de Damares publicado no site da pasta sob a sua guarda diz que a ministra se formou na Faculdade de Direito de São Carlos e em pedagogia pela Faculdade Pio Décimo. A ministra usa uma passagem bíblica para justificar a designação: “E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres”.

“Passei anos da minha vida a palestrar para professores e mestres em seminários de escolas bíblicas e ministério infantil”, disse a ministra. “Em várias dessas palestras, prafraseei a passagem, estimulando os professores ali presentes para que lembrasse como nós, como pastores, recebemos o ministério de mestres dentro da perspetiva cristã”.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

    • Do lado de cá também há “títulos bíblicos?!
      Já se sabe que os radicais religiosos são capazes de tudo, mas disto, eu nunca tinha ouvido falar!…
      Uma coisa é ser vigarista; esta é, claramente, doente mental!!

      • Doentes mentais são os Brasileiros que escolheram esta corja, agora …aguentem !…Bolsonaro esta tipa e restantes Bolsonaristas, nada tem de tolos, são sim muito mas muito finórios !

  1. São mestres, aprendizes de feiticeiros, doutores, engenheiros, sem passarem pelos bancos das universidades ou faculdades, sem queimarem pestanas a estudaremsacando uns diplomas aos compadres reitores e afiliados… Que cambada! Também fazem milagres? Transformam água em vinho e pedra em pão?

  2. Pode ter feito as licenciaturas e mestrados na universidade do Relvas e do Sócrates, já agora o pós graduação na do Manuel Pinho.

  3. Então esta criatura nunca frequentou um estabelecimento de ensino credenciado, e no entanto, pavoneia-se com títulos académicos. Ainda dizem que não há milagres?

  4. Uma sujeita, que tem um “Tête à Tête” físico e ao vivo, com Jesus Cristo, em cima de uma goiabeira, tem o direito a todos os mestrados, pós graduações e doutoramentos. Só não entendo é que, com as imensas oportunidades que Cristo teve de encontrar a Bruna Lombardi, porque raio, foi logo encontrar esta. Bom, a piedade é uma prerrogativa de quem faz bem.

  5. Vou começar a ir à missa para obter um mestrado divino, a ver se sou ministro no próximo governo e enriqueço como os que lá estão.

RESPONDER

Marcelo nada diz sobre eventual candidatura de Ana Gomes à Presidência da República

O Presidente da República recusou esta quinta-feira comentar, em Israel, uma possível candidatura presidencial da ex-eurodeputada do PS Ana Gomes. "Eu não faço comentários sobre a vida política portuguesa", justificou Marcelo Rebelo de Sousa, quando questionado …

Defeito nos travões força Metro do Porto a andar devagar. Falha foi detetada há um ano

O descarrilamento de um metro na estação de Campanhã foi provocado por um defeito nos patins eletromagnéticos. A avaria afeta vários veículos da frota do Metro do Porto. No passado dia 2 de janeiro, uma falha …

Soares da Costa acusada de ajudar hotel-fantasma a "sacar" 1,2 milhões de euros ao Estado

A Soares da Costa e dois ex-responsáveis de um dos maiores grupos de construção civil portugueses estão acusados de fraude e de branqueamento de capitais num processo judicial que envolve um hotel-fantasma, que nunca foi …

Chega vai organizar angariação de fundos para a pediatria do S. João (mas hospital não sabe de nada)

O partido Chega, liderado por André Ventura, vai realizar um jantar no Mercado Ferreira Borges, no Porto, esta sexta-feira, e anunciou que parte da receita reverte para o serviço de Oncologia Pediátrica do S. João. …

Isabel dos Santos também sai da Efacec. Era "o negócio mais vulnerável" da empresária em Portugal

A Efacec anunciou, nesta sexta-feira, que Isabel dos Santos decidiu "sair da estrutura accionista" da empresa, "com efeitos definitivos". Uma decisão que surge no âmbito do "Luanda Leaks" que implica a empresária no desvio de …

Há pessoas a fingir serem funcionários da Segurança Social

A Segurança Social está a alertar para situações de fraude e roubo por pessoas que se fazem passar por funcionários que prometem prémios. Esta sexta-feira, o Instituto da Segurança Social alertou para situações de fraude e …

Já chegaram à Assembleia da República quase 600 propostas de alteração ao Orçamento

Nos serviços do Parlamento já deram entrada quase 600 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2020. A esquerda domina a lista de mudanças. O PCP foi o partido que mais alterações colocou em cima …

Brexit já recebeu luz verde da Comissão e do Conselho Europeu

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, formalizaram esta sexta-feira o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia (UE), faltando agora apenas a …

Isabel dos Santos esteve em Portugal, mas saiu na hora da reunião entre procuradores

No mesmo dia, Isabel dos Santos chegou e saiu de Portugal, onde esteve em Lisboa para conceder "plenos poderes" aos seus representantes legais no processo de alienação do capital do Eurobic. Isabel dos Santos esteve em …

Invencível fora de portas. Benfica é quase caso único nas grandes ligas

O Benfica é uma das três equipas das grandes ligas europeias que ainda não perdeu fora de casa para o campeonato, esta temporada. As 'águias' venceram todos os oito jogos. Jogar em casa costuma ser um …