Afinal, a ministra de Bolsonaro não tem formação académica. Títulos são “bíblicos”, defendeu

Valter Campanato / ABr

Ministra de Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves

Damares Alves, ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, apresenta-se como pastora, advogada, mestre em educação, em direito constitucional e direito de família. Títulos académicos que, afinal, não tem.

Na página do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos lê-se que Damares Alves é “formada em Direito pela Faculdade de Direito de São Carlos, e em Pedagogia, pela Faculdade Pio Décimo, a educadora, advogada.”

Contudo, a investigação, levada a cabo pela Folha de São Paulo, revela que os mestrados em Educação e Direito que Damares não existem. O curriculum da ministra do Trabalho da Família não consta na plataforma na Lattes, uma plataforma do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Académico que que integra as bases de dados de currículos, grupos de pesquisa e instituições.

Damares Alves admitiu, no entanto, em conferência de imprensa, nunca ter frequentado tais cursos e que os “títulos são bíblicos”. Segundo a ministra, “diferentemente do mestre secular, que precisa de ir a uma universidade para fazer o mestrado, nas igrejas cristãs, é chamado mestre todo aquele que é dedicado ao ensino bíblico”.

No dia 14 de janeiro, à mesma pergunta, a assessoria de Damares Alves disse apenas que “a ministra não tem Lattes”. Uma pessoa da bancada evangélica no Congresso, para a qual Damares já trabalhou como assessora jurídica, disse ao jornal brasileiro que a ministra já ostentou o título noutras ocasiões.

Agora, o currículo de Damares publicado no site da pasta sob a sua guarda diz que a ministra se formou na Faculdade de Direito de São Carlos e em pedagogia pela Faculdade Pio Décimo. A ministra usa uma passagem bíblica para justificar a designação: “E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres”.

“Passei anos da minha vida a palestrar para professores e mestres em seminários de escolas bíblicas e ministério infantil”, disse a ministra. “Em várias dessas palestras, prafraseei a passagem, estimulando os professores ali presentes para que lembrasse como nós, como pastores, recebemos o ministério de mestres dentro da perspetiva cristã”.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

    • Do lado de cá também há “títulos bíblicos?!
      Já se sabe que os radicais religiosos são capazes de tudo, mas disto, eu nunca tinha ouvido falar!…
      Uma coisa é ser vigarista; esta é, claramente, doente mental!!

  1. São mestres, aprendizes de feiticeiros, doutores, engenheiros, sem passarem pelos bancos das universidades ou faculdades, sem queimarem pestanas a estudaremsacando uns diplomas aos compadres reitores e afiliados… Que cambada! Também fazem milagres? Transformam água em vinho e pedra em pão?

  2. Pode ter feito as licenciaturas e mestrados na universidade do Relvas e do Sócrates, já agora o pós graduação na do Manuel Pinho.

  3. Então esta criatura nunca frequentou um estabelecimento de ensino credenciado, e no entanto, pavoneia-se com títulos académicos. Ainda dizem que não há milagres?

  4. Uma sujeita, que tem um “Tête à Tête” físico e ao vivo, com Jesus Cristo, em cima de uma goiabeira, tem o direito a todos os mestrados, pós graduações e doutoramentos. Só não entendo é que, com as imensas oportunidades que Cristo teve de encontrar a Bruna Lombardi, porque raio, foi logo encontrar esta. Bom, a piedade é uma prerrogativa de quem faz bem.

  5. Vou começar a ir à missa para obter um mestrado divino, a ver se sou ministro no próximo governo e enriqueço como os que lá estão.

RESPONDER

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …

Dois youtubers detidos a tentar invadir a Área 51

Quatro dias antes do evento mundial, dois youtubers adiantaram-se e foram detidos na última terça-feira por tentarem invadir a Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos. Ties Granzier e Govert Sweep, dois holandeses de …

Onda de bebés nascidos com mãos deformadas abre investigação na Alemanha

As autoridades de saúde lançaram uma investigação depois de três bebés nasceram com deformações raras das mãos nos últimos quatro meses num hospital alemão. "Entre junho de 2019 e o início de setembro de 2019, um …