Ministra Assunção Cristas dá “boas notícias” aos agricultores

portugal.gov

A ministra da Agricultura, Assunção Cristas

A ministra da Agricultura, Assunção Cristas

A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, disse esta sexta-feira ter “boas notícias” para os agricultores, como a alteração do IMI sobre as instalações agropecuárias, que era muito solicitada pelo setor.

“Em muitos casos aplicava-se o IMI urbano. Vão passar a pagar o IMI rural. Estamos a falar, por exemplo, de instalações para capoeiras, suiniculturas e vacarias”, afirmou a também vice-presidente do CDS-PP aos jornalistas.

Assunção Cristas falava esta noite em Viseu, onde participou no debate “Defender Portugal, Pensar o CDS”.

A governante destacou a “grande sensibilidade” do parlamento relativamente ao setor da agricultura, considerando que, “neste tempo de debate na especialidade do Orçamento, houve a possibilidade de melhorar a proposta do governo”.

“Houve, de facto, um trabalho muito intenso do parlamento, um empenho também grande no diálogo com o governo e é possível hoje termos boas notícias para os nossos agricultores”, frisou.

Entre as propostas que considera “muitíssimo positivas” está também o apoio à instalação dos jovens agricultores, que “atualmente pagam um imposto a 100%”.

“Vão passar a pagar imposto apenas a 30% sobre 30% daquilo que recebem e essa parte vai ser diferida durante cinco anos, o que é muito positivo. Isso fica clarificado”, explicou.

Assunção Cristas apontou também como relevante “algum ajustamento” em matéria de IVA, por exemplo, “para as culturas que não utilizam a terra, as prestações de serviços para o setor da agricultura e também da floresta ou ainda as frutas desidratadas”.

O regime de bens e de circulação dos bens e “a possibilidade de estender a inscrição dos agricultores nas Finanças” são outros assuntos que também ficarão clarificados, acrescentou.

A ministra da Agricultura disse ainda que este ano vão ser executadas “plenamente todas as verbas destinadas ao PRODER”.

“Às vezes havia dúvidas se iriam ser descativadas ou não, se iríamos usar esse dinheiro todo. Posso garantir que vamos usar até ao último cêntimo, não ficará nenhum cêntimo nos cofres do Estado”, assegurou.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Espanha aprova lei para proteger as crianças contra a violência. Decisão é pioneira a nível mundial

Espanha está a pouco mais de um mês de dar um passo importante em prol da defesa dos direitos sociais dos cidadãos. O Congresso dos Deputados aprovou na passada quinta-feira o projeto de lei de …

Pela primeira vez, Portugal vai ter um Plano Ferroviário

Pela primeira vez, Portugal vai ter um Plano Ferroviário Nacional (PFN). Esta segunda-feira, é dado o pontapé de saída para o debate nacional sobre a ferrovia. Em declarações à TSF, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno …

Sporting volta à carga por Yaremchuk, mas tem concorrência de Paulo Fonseca

Roman Yaremchuk volta a entrar na equação do Sporting. O avançado ucraniano leva 20 golos esta temporada e pode ser reforço para a próxima temporada. O Sporting CP não desiste de procurar opções para o ataque, …

Atraso de três meses do Governo terá facilitado venda de barragens da EDP

O Ministério do Ambiente demorou quase três meses a pedir uma avaliação do negócio das seis barragens da EDP à Engie, o que terá facilitado o processo de venda. Em 30 de julho de 2020, a …

Marques Mendes acredita que Sócrates tem ajudado a extrema-direita a crescer

Segundo Luís Marques Mendes, José Sócrates "tem dado um contributo enorme, enorme, enorme para o crescimento da extrema-direita em Portugal". No seu habitual espaço de comentário no Jornal da Noite da SIC, Luís Marques Mendes defendeu …

Rio impôs candidatos a Leiria e Castelo Branco (e causou desconforto no PSD)

Em Leiria e Castelo Branco as estruturas locais do PSD mostraram-se descontentes com as escolhas de Rui Rio para a corrida às autárquicas e imputam os resultados de outubro à direção nacional do partido. Ainda no …

José Mourinho despedido do Tottenham

José Mourinho foi despedido do comando técnico do Tottenham. Os maus resultados da equipa ditaram a saída do treinador. A notícia é avançada esta segunda-feira pelo portal britânico The Athletic. O lugar do português já há …

Começou a "fotografia perfeita da população". Já pode responder aos Censos pela Internet

Os Censos 2021, a maior operação estatística nacional, já arrancou. Com as cartas com os códigos que os recenseadores distribuíram pelas casas dos portugueses, já é possível responder ao inquérito pela Internet. Os Censos são o …

Foi descoberta a evidência mais antiga de um cão domesticado na Arábia

Os ossos de um cão, descobertos em 2018 na Arábia Saudita, podem representar o exemplo mais antigo da domesticação deste animal naquela região. De acordo com o site Live Science, os ossos do cão, com seis …

PS com pior resultado num ano. PSD também cai, Bloco e Chega sobem

PS e PSD, o chamado bloco central, continuam em queda nas intenções de voto. Já o Bloco de Esquerda e o Chega ganham peso. Com 36,2% das intenções de voto, o Partido Socialista (PS) continua a …