Ministério “vingou-se dos docentes” que não fizeram prova de avaliação

Mário Fernandes / Flickr

Mário Nogueira, da FENPROF, numa manifestação de professores

Mário Nogueira, dirigente da FENPROF, numa manifestação de professores

As listas de colocações de professores divulgadas esta terça-feira representam para a Fenprof “um ato de vingança” do Ministério da Educação para com os contratados que não fizeram a prova de avaliação, ao excluírem quase oito mil docentes nestas condições.

Para Mário Nogueira, a exclusão de perto de oito mil docentes, segundo contas da federação sindical, “é uma vingança, um castigo” do ministério para “os professores que desobedeceram não fazendo a prova”.

A aprovação na PACC é condição fundamental para que todos os docentes contratados com menos de cinco anos de serviço possam concorrer a um lugar nas escolas.

A Fenprof manifestou-se disponível para apoiar juridicamente todos os docentes contratados excluídos por não terem feito a PACC e que pretendam avançar para tribunal para impugnar as listas e as colocações.

Ainda de acordo com as contas da Fenprof, o saldo entre aposentações e rescisões e entradas nas escolas aponta para uma “destruição de mais de 5 mil postos de trabalho para professores” este ano letivo nos estabelecimentos escolares, e defendeu que os milhares hoje colocados não podem ser considerados “um número residual” tendo em conta a proximidade da abertura do ano letivo, que acontece dentro de dois dias, a 11 de setembro.

Quase 6.750 professores colocados, horários-zero caíram para metade

De acordo com os dados divulgados hoje pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC), dos “4.405 docentes dos quadros opositores à mobilidade interna, foram colocados 3.488”, ou seja, quase 3.500 professores que não tinham horários atribuídos nas escolas ou agrupamentos a que pertencem conseguiram colocação noutra escola para lecionar.

“Caiu assim para menos de metade (917) o número de docentes que estão transitoriamente sem componente letiva, em relação ao número equivalente no ano passado”, refere o MEC, em comunicado.

No total, foram hoje colocados nas escolas 6.744 docentes, dos quais 3.488 são dos quadros e 3.256 são contratados.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Guerrinha de chacha esta treta, façam as provas de avaliação e não piem, se os alunos tb fazem provas extra curriculares, os professores que o façam também, muitos não as sabem têm o rabinho apertado.

  2. As avaliações deveriam ser periódicas, bem como a actualização e renovação de conhecimentos, e das aptidões minimas, não só para professores e certas profissões onde mais se fazem sentir a sua necessidade, mas para todos de um modo geral.
    Não faz sentido nenhum titulos vitalicios de competencias que podem não existir ou estarem desatualizadas, pelas mais diversas razões além das fraudulentas.
    Uma sociedade que não cultivar a flexibilidade, a daptação, a eficiencia e o desempenho de excelencia numa época de grande concorrencia e desenvolvimentos acelerados estará certamente definhando e correndo o risco de extinção.

  3. É preciso ter lata

    Sempre foram uns previligiados e agora fizeram a birrinha de não serem avalaiados, como se de deuses se tratassem. e agora a culpa é dos outros que os andam perseguir.
    Haja decoro.
    Mal comparado faz-me lembrar quando membros indesejados de certas etnias são punidos, e somos logo apelidados de racistas

    • Quando diz privilegiados refere-se aos longos dias de férias a fazer matrículas, constituir turmas, rever termos, fazer o lançamento do ano letivo, atender encarregados de educação fora de horas de expediente, corrigir provas aos fins-de-semana, apanhar dos encarregados de educação, morar no Minho e trabalhar no Algarve, esperar 25 anos para entrar nos quadros….

RESPONDER

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …

Macron em Beirute: "Se não houver reformas, Líbano continuará a afundar-se"

O Presidente francês chegou, esta quinta-feira, a Beirute, no Líbano. É o primeiro chefe de Estado a visitar o país depois das explosões que destruíram parte da capital.  Emmanuel Macron aterrou no Líbano, esta quinta-feira, e …

"Eu disparei". Neonazi alemão confessa ter matado autarca Walter Lübcke

Um neonazi alemão confessou hoje em tribunal ter matado o autarca Walter Lübcke em 2019, homicídio que chocou o país e fez ressurgir o debate sobre a violência de extrema-direita na Alemanha. "Eu disparei" sobre Walter …

Há 16 anos que não havia tão pouca água na albufeira do Alqueva

É preciso recuar ao ano de 2004 para encontrar uma altura em que esta albufeira tenha tido menos água do que agora, que corresponde apenas a 63,8% do seu nível de pleno armazenamento. De acordo com …

CTT passam de lucros a prejuízos de dois milhões de euros

Os CTT registaram, no primeiro semestre deste ano, prejuízos de dois milhões de euros, o que compara com lucros de nove milhões de euros em igual período de 2019. "O resultado líquido foi de -2 milhões …

Equipa do ciclista em estado grave vai apresentar queixa-crime contra o rival

O diretor da equipa Deceuninck-Quick Step confirmou, esta quinta-feira, que vai apresentar uma queixa-crime contra o ciclista Dylan Groenewegen, face à sua responsabilidade na grave queda de Fabio Jakobsen no Tour da Polónia. "Confirmo as mensagens …