Ministério da Saúde indiano sem dados sobre médicos que morreram de covid-19. Associação fala em 382 óbitos

Alejandro Garcia / EPA

Depois de o Ministério da Saúde indiano ter afirmado esta semana que o não dispõe dos dados sobre os profissionais de saúde que morreram devido à covid-19, a Associação Médica do país publicou uma lista de 382 médicos que vitimados pela doença, exigindo que sejam tratados como “mártires”.

Segundo noticiou esta terça-feira o Huffpost, quando questionado sobre o número de profissionais de saúde que morreram de covid-19, o ministro da Saúde Ashwini Kumar Choubey disse que este tema é um assunto de Estado e que essa informação não é mantida a nível central pelo Ministério da Saúde e Bem-Estar da Família.

“No entanto, o banco de dados dos que buscam ajuda sob o ‘Pacote de Seguros Pradhan Mantri Garib Kalyan’ é mantido a nível nacional”, indicou, acrescentando que familiares de 155 profissionais de saúde recorreram a essa ajuda. O pacote em causa cobre custos relacionados com a morte de profissionais de saúde relacionados à covid-19.

A Associação Médica indiana (IMA) classificou a declaração de Choubey como uma “abdicação do dever e abandono dos heróis nacionais que se levantaram pelo nosso povo”. Dados da associação, de 16 de setembro, mostram que 2.238 médicos foram infetados com a doença e 382 morreram.

“Fingir que esta informação não merece a atenção da nação é abominável”, frisou a IMA, sublinhando que “se o governo não mantiver as estatísticas do número total de médicos e profissionais de saúde infetados pela covid-19 e as estatísticas de quantos sacrificaram as suas vidas devido à pandemia, perde a autoridade moral para administrar a Lei de Epidemia de 1897 e a Lei de Gestão de Desastres”.

Esta situação, continuou a associação, “expõe a hipocrisia” de chamar os profissionais da saúde de guerreiros por um lado e negar-lhes, bem como às suas famílias, o estatuto e os benefícios de mártires.

Esta reação por parte da IMA surgiu depois que o governo de Narendra Modi ter referido no Parlamento que não tinha registo do número de migrantes que morreram ou ficaram feridos durante a fase de contenção.

Líderes da oposição criticaram o executivo, com deputado Shashi Tharoor a apelar no Twitter que as famílias dos médicos devem ser compensadas e um fundo nacional deve ser criado, indagando ainda o governo sobre a falta de dados.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Disney+ alerta para estereótipos racistas. Filmes clássicos com avisos sobre "maus tratos"

Embora já exibisse mensagens padrão desde o ano passado, a nova plataforma de vídeo Disney+ mostra agora um aviso, que não pode ser passado à frente, no início de vários filmes clássicos - como Dumbo …

Curados da covid-19 continuam com sintomas meses depois de terem contraído o vírus

Um estudo da Universidade de Oxford indica que 64% dos pacientes hospitalizados com o novo coronavírus apresenta falta de ar 2 a 3 meses depois de serem infetados. E quase 40% tem sintomas de depressão. Já …

Portugal vai estar no Mundial sub-20 (sem jogar o apuramento)

Todas as fases do Europeu sub-19 foram canceladas e a seleção portuguesa foi uma das eleitas para participar no Mundial do próximo ano. Portugal já sabe que vai estar na fase final do Mundial sub-20 (se …

Novos implantes cardíacos podem salvar 10 mil vidas por ano

O chamado envelope antibiótico envolve o implante cardíaco e previne infeções no paciente. Por ano, morrem cerca de 10 mil pessoas devido a infeções geradas pelo implante. O pacemaker é um pequeno aparelho que é colocado …

Banda dá concerto com músicos e público envoltos em bolhas de plástico para evitar contágio

A banda norte-americana Flaming Lips utilizou bolhas insufláveis ​​de tamanho humano num concerto em Oklahoma, uma solução para proteger os músicos e o público do novo coronavírus, enquanto tenta encontrar uma forma segura para atuar …

EUA. Especialista diz que as próximas semanas "vão ser as mais negras de toda a pandemia"

Um especialista em doenças infecciosas disse que no caso dos Estados Unidos, as próximas seis a 12 semanas vão ser as mais negras de toda a pandemia de covid-19. Michael Osterholm, diretor do Centro de Investigação …

Chelsea inscreve... Petr Cech

Antigo guarda-redes poderá voltar aos relvados nesta época, embora seja pouco provável, para já. Petr Čech entrou em campo pela última vez em maio de 2019, há quase um ano e meio. Já tinha anunciado a …

Disparos de satélites e naves do Star Trek? Relatório revela como seria uma guerra no Espaço

A criação da Força Espacial dos Estados Unidos evocou todos os tipos de noções fantasiosas sobre o combate no Espaço. Assim, um novo relatório explica o que é física e praticamente possível quando se trata …

Japão prepara-se para lançar água tratada de Fukushima no mar

O Japão vai libertar mais de um milhão de toneladas de água tratada da usina nuclear de Fukushima no mar, numa operação que levará cerca de 30 anos para ficar concluída. Ambientalistas e pescadores locais …

Turismo de mergulho? Submarino da "frota perdida" de Hitler aguarda o seu destino no fundo do Mar Negro

Coberto por “redes fantasmas” deixadas por pescadores, os destroços de um submarino U-20 enviado para o Mar Negro pela Alemanha nazi tornou-se recentemente tema de um documentário produzido na Turquia. Localizado a uma profundidade de 20 …