Ministério da Saúde indiano sem dados sobre médicos que morreram de covid-19. Associação fala em 382 óbitos

Alejandro Garcia / EPA

Depois de o Ministério da Saúde indiano ter afirmado esta semana que o não dispõe dos dados sobre os profissionais de saúde que morreram devido à covid-19, a Associação Médica do país publicou uma lista de 382 médicos que vitimados pela doença, exigindo que sejam tratados como “mártires”.

Segundo noticiou esta terça-feira o Huffpost, quando questionado sobre o número de profissionais de saúde que morreram de covid-19, o ministro da Saúde Ashwini Kumar Choubey disse que este tema é um assunto de Estado e que essa informação não é mantida a nível central pelo Ministério da Saúde e Bem-Estar da Família.

“No entanto, o banco de dados dos que buscam ajuda sob o ‘Pacote de Seguros Pradhan Mantri Garib Kalyan’ é mantido a nível nacional”, indicou, acrescentando que familiares de 155 profissionais de saúde recorreram a essa ajuda. O pacote em causa cobre custos relacionados com a morte de profissionais de saúde relacionados à covid-19.

A Associação Médica indiana (IMA) classificou a declaração de Choubey como uma “abdicação do dever e abandono dos heróis nacionais que se levantaram pelo nosso povo”. Dados da associação, de 16 de setembro, mostram que 2.238 médicos foram infetados com a doença e 382 morreram.

“Fingir que esta informação não merece a atenção da nação é abominável”, frisou a IMA, sublinhando que “se o governo não mantiver as estatísticas do número total de médicos e profissionais de saúde infetados pela covid-19 e as estatísticas de quantos sacrificaram as suas vidas devido à pandemia, perde a autoridade moral para administrar a Lei de Epidemia de 1897 e a Lei de Gestão de Desastres”.

Esta situação, continuou a associação, “expõe a hipocrisia” de chamar os profissionais da saúde de guerreiros por um lado e negar-lhes, bem como às suas famílias, o estatuto e os benefícios de mártires.

Esta reação por parte da IMA surgiu depois que o governo de Narendra Modi ter referido no Parlamento que não tinha registo do número de migrantes que morreram ou ficaram feridos durante a fase de contenção.

Líderes da oposição criticaram o executivo, com deputado Shashi Tharoor a apelar no Twitter que as famílias dos médicos devem ser compensadas e um fundo nacional deve ser criado, indagando ainda o governo sobre a falta de dados.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.