Ministério da Saúde indiano sem dados sobre médicos que morreram de covid-19. Associação fala em 382 óbitos

Alejandro Garcia / EPA

Depois de o Ministério da Saúde indiano ter afirmado esta semana que o não dispõe dos dados sobre os profissionais de saúde que morreram devido à covid-19, a Associação Médica do país publicou uma lista de 382 médicos que vitimados pela doença, exigindo que sejam tratados como “mártires”.

Segundo noticiou esta terça-feira o Huffpost, quando questionado sobre o número de profissionais de saúde que morreram de covid-19, o ministro da Saúde Ashwini Kumar Choubey disse que este tema é um assunto de Estado e que essa informação não é mantida a nível central pelo Ministério da Saúde e Bem-Estar da Família.

“No entanto, o banco de dados dos que buscam ajuda sob o ‘Pacote de Seguros Pradhan Mantri Garib Kalyan’ é mantido a nível nacional”, indicou, acrescentando que familiares de 155 profissionais de saúde recorreram a essa ajuda. O pacote em causa cobre custos relacionados com a morte de profissionais de saúde relacionados à covid-19.

A Associação Médica indiana (IMA) classificou a declaração de Choubey como uma “abdicação do dever e abandono dos heróis nacionais que se levantaram pelo nosso povo”. Dados da associação, de 16 de setembro, mostram que 2.238 médicos foram infetados com a doença e 382 morreram.

“Fingir que esta informação não merece a atenção da nação é abominável”, frisou a IMA, sublinhando que “se o governo não mantiver as estatísticas do número total de médicos e profissionais de saúde infetados pela covid-19 e as estatísticas de quantos sacrificaram as suas vidas devido à pandemia, perde a autoridade moral para administrar a Lei de Epidemia de 1897 e a Lei de Gestão de Desastres”.

Esta situação, continuou a associação, “expõe a hipocrisia” de chamar os profissionais da saúde de guerreiros por um lado e negar-lhes, bem como às suas famílias, o estatuto e os benefícios de mártires.

Esta reação por parte da IMA surgiu depois que o governo de Narendra Modi ter referido no Parlamento que não tinha registo do número de migrantes que morreram ou ficaram feridos durante a fase de contenção.

Líderes da oposição criticaram o executivo, com deputado Shashi Tharoor a apelar no Twitter que as famílias dos médicos devem ser compensadas e um fundo nacional deve ser criado, indagando ainda o governo sobre a falta de dados.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas criam um "relógio" que mede a idade biológica

Dois cientistas do CECAD Cluster of Excellence in Aging Research desenvolveram um método que pode determinar a idade biológica de um organismo com uma precisão sem precedentes. Todos conhecemos a idade cronológica - a nossa idade …

"Das palavras aos atos". Marcelo com mais de 60% de mulheres na sua equipa no segundo mandato

O Presidente da República considerou este domingo que os passos dados para salvaguardar a igualdade de género em Portugal não são ainda suficientes e afirmou que quis passar "das palavras aos atos" com mais mulheres …

Governo dá 19,8 milhões às escolas para testes rápidos. Ensino privado também quer

O Conselho de Ministros aprovou, este domingo, uma resolução que permite às escolas e ao setor solidário efetuar despesa na realização de testes rápidos de antigénio à covid-19, num montante global de 19,8 milhões de …

Afinal, abandonar Montijo não obriga a indemnizar ANA (e há quem defenda opção Beja)

A alteração do local do novo aeroporto na sequência da avaliação ambiental estratégica não obriga ao pagamento de qualquer indemnização à ANA. De acordo com o esclarecimento do Ministério das Infraestruturas, uma eventual alteração do local …

Descoberta nova relação entre a biodiversidade dos animais e das florestas

Uma análise ao registo de imagens de 15 reservas de vida selvagem em florestas tropicais revelou uma relação até então desconhecida entre a biodiversidade de vários mamíferos e as florestas em que vivem. As florestas tropicais …

Pelo menos 17 mortos e 400 feridos em explosões na Guiné Equatorial

Pelo menos 17 pessoas morreram e outras 400 ficaram feridas após várias explosões registadas, este domingo, num quartel militar na cidade de Bata, na Guiné Equatorial, informaram as autoridades. De acordo com dados do Ministério da …

Marques Mendes antecipa desconfinamento a 15 de março. Creches e 1º ciclo são os primeiros a abrir

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes revelou, este domingo, que as creches, pré-escolar e 1º ciclo deverão abrir já a 15 de março. Segundo o comentador, o plano que vai ser …

Olivier Dassault, deputado bilionário francês, morre em acidente de helicóptero

O deputado francês Olivier Dassault, neto do fundador da Dassault Aviation, morreu este domingo, aos 69 anos, num acidente de helicóptero, no nordeste de França, avança a Agência France-Press (AFP). O acidente aconteceu este domingo perto …

Teoria ensinada na escola pode estar errada. Há um "núcleo mais interno" no centro da Terra

Uma equipa de investigadores da Universidade Nacional da Austrália confirmou, rastreando milhares de modelos numéricos, a existência do "núcleo mais interno" nas profundezas da Terra.  Na escola, os estudantes costumam aprender que o planeta Terra é …

Sonda passa ao lado de Vénus, tira-lhe uma fotografia e surpreende cientistas da NASA

A imagem obtida pelo Wide-field Imager (WISPR) da Parker Solar Probe foi capturada a 12.380 quilómetros de Vénus. A Parker Solar Probe, da NASA, capturou vistas deslumbrantes de Vénus em julho de 2020. O alvo da …