Ministério Público sabia quem era o informador do caso de Tancos (mas não disse a Ivo Rosa)

Manuel de Almeida / Lusa

O juiz Ivo Rosa

O Ministério Público pediu ao juiz de instrução Ivo Rosa que autorizasse escutas telefónicas a dois suspeitos de um assalto que ainda não tinha acontecido, mas omitiu um facto.

O MP, de acordo com o semanário Expresso, disse ao magistrado que tinha recebido uma informação anónima de que se preparava um assalto a uma unidade militar da zona, mas, na verdade, sabia quem é que tinha alertado as autoridades.

O informador era Paulo “Fechaduras” Lemos, contratado ao almoço pelo líder do grupo de assaltantes num restaurante em Sete Rios, em Lisboa, para abrir as portas de dois paióis de Tancos.

O homem arrependeu-se e, em março de 2017, três meses antes do assalto, contou à procuradora Teresa Morais, do DIAP do Porto, que tinha conhecido num processo anterior, tudo o que se estava a preparar e quem é que estava a planear o golpe. Disse ainda que o alvo era uma estrutura militar algures na zona centro e não se sabe se omitiu Tancos por desconhecimento ou apenas por estratégia.

A informação foi transmitida pela magistrada à PJ de Vila Real e depois à secção de combate ao banditismo da Judiciária do Porto, mas o assalto não foi evitado.

O MP pediu que fossem postos sob escuta João Paulino, o ex-fuzileiro que planeou o assalto, e Paulo “Fechaduras” Lemos, descrito como estando ligado “ao tráfico de armas” mas nunca identificado como o informador.

Num despacho, a que o Expresso teve acesso, Ivo Rosa viria a rejeitar o pedido do MP com o argumento de que com base apenas numa informação anónima “e sem outros elementos de prova” a lei não permite que se realizem interceções telefónicas. “Constata-se que não foram realizadas diligências de prova permitissem concluir pela verosimilhança da suspeita”, argumentou.

De acordo com um magistrado ouvido pelo semanário, “é normal que um juiz indefira um pedido para escutas nos casos em que há apenas uma denúncia anónima e não há indícios que deem corpo a essas suspeitas”.

Vinte dias depois da recusa de Ivo Rosa, um grupo de sete assaltantes liderados por João Paulino assaltou mesmo o paiol de Tancos levando granadas, balas e outro armamento.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Sim, as pessoas ficam mais bonitas quando estamos bêbados

Uma investigação acaba de provar a teoria dos "óculos de cerveja": depois de ingerirmos álcool, as outras pessoas tornam-se mais atraentes para nós. Uma equipa de investigadores da Edge Hill University, no Reino Unido, resolveu investigar …

Leverkusen vs FC Porto | Luis Díaz mantém “dragão” à tona

O FC Porto perdeu na Alemanha, na visita ao Bayer Leverkusen, por 2-1, e tem tudo em aberto na perspetiva de chegar aos oitavos-de-final da Liga Europa. Após uma primeira parte difícil, na qual praticamente não …

Ex-presidente do Tribunal da Relação Vaz das Neves arguido na Operação Lex

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa foi constituído arguido no processo Operação Lex, em que também são arguidos o desembargador Rui Rangel e a sua ex-mulher e juíza Fátima Galante. A fonte adiantou à …

Rangers vs Braga | "Braveheart" romeno estraga noite "guerreira"

  O Sporting de Braga perdeu em casa dos escoceses do Rangers por 3-2, esta quinta-feira, em jogo da primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol em que esteve a vencer …

Morreu Joaquim Pina Moura, antigo ministro da Economia e das Finanças

O ex-ministro da Economia e das Finanças morreu em casa, em Lisboa, aos 67 anos, devido a doença neurodegenerativa, disse à agência Lusa o filho, o fotojornalista João Pina. Natural de Loriga, Seia (distrito da Guarda), …

Duran Duran e A-ha levam anos 80 ao Rock in Rio

Os noruegueses A-ha, responsáveis por Take on me, tema que fez sucesso na década de 80, estrear-se-ão em palcos portugueses no Rock in Rio Lisboa, atuando no mesmo dia em que os ingleses Duran Duran. Segundo …

Maior avião comercial do mundo vai ser reciclado (mas vende lembranças)

O primeiro Airbus A380 vai ser dividido em peças para futuras substituições, mas vai voltar aos céus através de etiquetas de bagagem. O MSN003 começou a ser fabricado em 2004 e tornou-se o primeiro avião super …

Caso Roger Stone. Ex-consultor de Trump condenado a 40 meses de prisão

O ex-consultor do Presidente dos Estados Unidos foi condenado, esta quinta-feira, a mais de três anos de prisão, apesar da interferência do procurador-geral para reduzir a recomendação de sentença. Um tribunal federal condenou o ex-consultor de …

Shakhtar D. vs Benfica | "Águia" perde mas sai viva

Ainda não foi esta quinta-feira que o Benfica regressou à senda dos bons resultados. Na visita a Kharkiv, casa emprestada do Shakhtar Donetsk, os campeões nacionais perderam por 2-1. Os três golos nasceram todos na etapa …

Após 40 anos, a Casa dos Amantes de Pompeia abre ao público

Pela primeira vez após 40 anos, a Casa dos Amantes, rica em frescos e decorações e uma das jóias de Pompeia, vai abrir ao público. Encontrada durante escavações em 1933, a Casa dos Amantes, em Pompeia, …