Ministério Público sabia quem era o informador do caso de Tancos (mas não disse a Ivo Rosa)

Manuel de Almeida / Lusa

O juiz Ivo Rosa

O Ministério Público pediu ao juiz de instrução Ivo Rosa que autorizasse escutas telefónicas a dois suspeitos de um assalto que ainda não tinha acontecido, mas omitiu um facto.

O MP, de acordo com o semanário Expresso, disse ao magistrado que tinha recebido uma informação anónima de que se preparava um assalto a uma unidade militar da zona, mas, na verdade, sabia quem é que tinha alertado as autoridades.

O informador era Paulo “Fechaduras” Lemos, contratado ao almoço pelo líder do grupo de assaltantes num restaurante em Sete Rios, em Lisboa, para abrir as portas de dois paióis de Tancos.

O homem arrependeu-se e, em março de 2017, três meses antes do assalto, contou à procuradora Teresa Morais, do DIAP do Porto, que tinha conhecido num processo anterior, tudo o que se estava a preparar e quem é que estava a planear o golpe. Disse ainda que o alvo era uma estrutura militar algures na zona centro e não se sabe se omitiu Tancos por desconhecimento ou apenas por estratégia.

A informação foi transmitida pela magistrada à PJ de Vila Real e depois à secção de combate ao banditismo da Judiciária do Porto, mas o assalto não foi evitado.

O MP pediu que fossem postos sob escuta João Paulino, o ex-fuzileiro que planeou o assalto, e Paulo “Fechaduras” Lemos, descrito como estando ligado “ao tráfico de armas” mas nunca identificado como o informador.

Num despacho, a que o Expresso teve acesso, Ivo Rosa viria a rejeitar o pedido do MP com o argumento de que com base apenas numa informação anónima “e sem outros elementos de prova” a lei não permite que se realizem interceções telefónicas. “Constata-se que não foram realizadas diligências de prova permitissem concluir pela verosimilhança da suspeita”, argumentou.

De acordo com um magistrado ouvido pelo semanário, “é normal que um juiz indefira um pedido para escutas nos casos em que há apenas uma denúncia anónima e não há indícios que deem corpo a essas suspeitas”.

Vinte dias depois da recusa de Ivo Rosa, um grupo de sete assaltantes liderados por João Paulino assaltou mesmo o paiol de Tancos levando granadas, balas e outro armamento.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Polícia holandesa encontra 25 pessoas escondidas em contentor frigorífico num cargueiro

A polícia holandesa localizou esta terça-feira 25 pessoas escondidas num contentor frigorífico numa embarcação que saiu do porto de Vlaardingen, perto de Roterdão, na Holanda, em direção ao Reino Unido, mas teve de regressar após …

É oficial: José Mourinho é o novo treinador do Tottenham

O treinador português José Mourinho, que estava no desemprego há quase um ano, é o sucessor do argentino Maurício Pochettino no comando do Tottenham, anunciou esta quarta-feira o 14.º classificado da Liga inglesa de futebol. Mourinho, …

Cientistas captam imagens extremamente raras de um peixe a devorar um tubarão inteiro

https://vimeo.com/374136378 Os tubarões são dos animais mais temidos nos oceanos, mas naquela que é uma verdadeira troca de papéis, um tubarão foi devorado por completo por um peixe das profundezas do mar. Um vídeo publicado pela US …

Há uma nova maneira de medir a gravidade da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova forma única de medir a gravidade da Terra. O método anterior envolvia medir a influência da gravidade nos átomos, rastreando a rapidez com que os átomos caíam. O problema …

Detetado pela primeira vez vapor de água na Europa, a lua de Júpiter

Uma equipa internacional de cientistas confirmou a presença de vapor de água na superfície de Europa, um dos quatro satélites naturais de Júpiter, revelou a agência espacial norte-americana (NASA). "Os elementos químicos essenciais (carbono, hidrogénio, …

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …