Ministério Público investiga denúncia feita contra Paulo Portas

CDS.pt

Paulo Portas, ex-vice-primeiro-ministro e ex-líder do CDS.

Paulo Portas, ex-vice-primeiro-ministro e ex-líder do CDS.

O Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa está a investigar a denúncia feita contra Paulo Portas por uma empresa de Ourém que acusa o ex-vice-primeiro-ministro de ter exercido pressões para favorecer a Mota-Engil, num concurso público.

O jornal Público adianta que o DIAP está a analisar a queixa apresentada pela Tecnorém no âmbito do concurso público para a construção da Escola NATO de Comunicações e Sistemas de Informações, em Oeiras.

Está previsto que a obra, que foi adjudicada à Mota-Engil por 19,5 milhões de euros, arranque no início de Maio.

A Tecnorém que venceu, inicialmente, o concurso público, acabou preterida, após reclamação da Mota-Engil. A empresa de construção civil acusa Paulo Portas de ter feito pressões, junto do diretor-geral de Recursos do Ministério da Defesa, Alberto Coelho, em “claro favorecimento da Mota-Engil”, empresa que o contratou como consultor em 2016, depois de ele ter deixado a Assembleia da República como deputado.

“Tenho provas e factos para apresentar ao Ministério Público sobre diligências de Paulo Portas junto de Alberto Coelho”, garante o advogado da Tecnorém, Francisco Silva Pereira, ao jornal Público.

Entre as alegações da empresa estão as relações próximas entre Paulo Portas e Alberto Coelho que é presidente do Conselho de Fiscalização do CDS-PP. A Tecnorém frisa, nomeadamente, o facto de Alberto Coelho ser diretor-geral de Pessoal e Infraestruturas do Ministério da Defesa quando Paulo Portas foi ministro da Defesa, em 2002.

ZAP //

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. Não acredito. Paulo Portas está acima de qualquer suspeita. É um homem sério, honesto, limpinho, casto, irrevogável, sincero, in-submersível, preocupado com o bem estar dos outros (sobretudo se forem amigos), vai á missa de domingo, não mente, não se lhe conhecem vícios, não bajula, não bebe, não pragueja, e não f…. (mas isso é outra história). Impossível não gostar dele, e (mais) esta acusação, só pode ser em fundamento.

  2. Se tem essas qualidades todas não sei. Sei que é um homem “raivoso”, que pensa ser detentor da verdade, que está mal consigo próprio e daí estar mal com todo o mundo. O pior é que é doença contagiosa, pois a Cristas, embora menos raivosa também já segue as mesmas Pegadas

  3. Oh janeka, você está certíssimo. Como poderia alguém atrever-se a atacar uma figura tão impoluta?!
    Diria mesmo, inspirado no seu texto, à prova de submarinos!
    Não me digam que agora também querem colocar em causa a capacidade destes pequenos génios. Será que estão a questionar os métodos (comprovados) para enriquecer em Portugal?!

  4. a historia dos submarinos é esquecida, como é que no pais de fabrico houve acusados de corrupção e penas de prisão e cá que quem corrompeu não se passar, alem de levado umas luvas.

  5. Pois bem, neste País vale tudo. Os submarinos nao deu em nada porque… desapareceram os papeis. Como se na era da informática não haja copias… enfim… Quatoa este assunto recente… vai acabar por desaparecer papéis de novo e o Portas… assobia para o lado e toca a embolsar mais uns euros. Portugal no seu melhor. Pena que não seja so este a lixar meio Portugal e ninguewm vai preso.

  6. O problema neste País a beira mar plantado é que as grandes investigações nunca dão em nada, porque os corruptores oferecem luvas para que os corruptos não deixem impressões digitais.
    E sempre que o Zé povinho, se manifesta revoltado com tais situações, eles ainda riem do Zé.

  7. Um dia, gostaria de ver este senhor a ser preso (com “honras” da imprensa) no aeoroporto; a siar do avião, e ser colocado em prisão preventiva. Depois, gostaria de vê-lo estar mais de um ano sem conhecer qualquer acusação. Apenas “fortes” indícios… Tenho quase a certeza que será bem mais confortável esperar (que isto aconteça)… deitado!

  8. Ói,…não toquem nele,… se tocarem muito vão ter de tocar muitos mais. E há muitos, muitos que não querem que se lhe toque.

RESPONDER

Nove meses depois de ter chegado ao United, Bruno Fernandes vai ser capitão

O futebolista internacional português Bruno Fernandes foi escolhido pelo treinador do Manchester United para usar a braçadeira de capitão no encontro da primeira jornada da Liga dos Campeões. O antigo jogador do Sporting, que deixou os …

Preocupada com casos na Europa e América do Norte, OMS insiste na quebra de cadeias de transmissão

Os responsáveis máximos da Organização Mundial da Saúde (OMS) insistiram esta segunda-feira na importância de os governos quebrarem as cadeias de transmissão da covid-19 e afirmaram-se preocupados com o aumento de casos na Europa e …

Aquecer resíduos plásticos com microondas pode gerar hidrogénio limpo

Uma equipa de cientistas conseguiu gerar hidrogénio limpo através de um processo simples, aquecendo resíduos plásticos com microondas. O crescente uso de plástico descartável gerou um sério problema ambiental, sendo que, todos os anos, são produzidas …

Erupções vulcânicas podem explicar os misteriosos cristais da Dinamarca

Algumas das maiores espécies de cristais raros de carbonato de cálcio do mundo, também conhecidos como glendonitas, são encontrados na Dinamarca e isso pode ser explicado pelas erupções vulcânicas. Os cristais foram formados há cerca de …

O antigo campo magnético da Lua pode ter servido de "escudo" para atmosfera da Terra

Há 4 mil milhões de anos, a Lua pode ter protegido a atmosfera Terra, através do seu já extinto campo magnético, do Sol, sugere uma nova investigação, levada a cabo por um especialista da agência …

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …