/

Paulo Portas vai trabalhar para a Mota-Engil

7

portugal.gov.pt

O ex-líder do CDS/PP e ex-vice-primeiro-ministro, Paulo Portas

O ex-líder do CDS/PP e ex-vice-primeiro-ministro, Paulo Portas

Paulo Portas vai desempenhar funções de consultor na Mota-Engil, apoiando a internacionalização da empresa. Uma contratação vista por alguns como “politicamente criticável”, mas o ex-vice-primeiro-ministro não vê “qualquer incompatibilidade” com o papel que teve no anterior governo.

A contratação de Paulo Portas como consultor da Mota-Engil foi anunciada esta segunda-feira, depois de, no final da semana passada, se ter despedido bastante emocionadoda Assembleia da República, onde deixou o lugar de deputado.

Em declarações ao Expresso, o ex-líder do CDS considera que “não há qualquer incompatibilidade” entre estas novas funções e as que desempenhou no governo PSD/CDS-PP.

“Como ministro dos Negócios Estrangeiros e vice-primeiro-ministro sempre lutei para que as empresas portuguesas, em igualdade de circunstâncias, pudessem ganhar contratos, mercados e oportunidades. Foi o que fiz durante quatro anos com centenas de empresas, porque era esse o melhor serviço que podia prestar ao meu país”, salienta Portas ao Expresso.

O ex-governante liderou diversas missões empresariais ao estrangeiro com a participação da Mota-Engil, entre outras empresas portuguesas.

Agora vai ser o responsável pelo novo Conselho Internacional da empresa, com foco na internacionalização e na criação de um conselho estratégico para a América Latina, conforme disse à Lusa o presidente do Conselho de Administração do grupo construtor, António Mota.

“O dr. Paulo Portas entrará como consultor e o objectivo é apoiar-nos na internacionalização, com grande incidência na América Latina, mas também para outros mercados onde a Mota-Engil ainda não está presente”, afirmou.

O responsável e accionista do grupo adiantou que o ex-governante vai criar um conselho estratégico dentro da Mota-Engil para a América Latina, que será composto por elementos do grupo e por pessoas dos países onde a empresa já está presente, como é o caso do México, Colômbia, Peru e Brasil.

Bloco critica “porta giratória” entre Governo e privados

A contratação de Portas pela Mota-Engil despoleta críticas do Bloco de Esquerda com o líder parlamentar Pedro Filipe Soares a considerar que é “politicamente criticável”, reprovando a “porta giratória” entre o Governo e o privado.

“A notícia de que Paulo Portas vai agora para um alto cargo da Mota-Engil é mais um exemplo daquilo que todos nós criticamos na política e que não deveria acontecer que é o saltar de um Governo para os privados, com um estalar de dedos e poucos meses depois de sair do Governo”, disse o bloquista à agência Lusa, desafiando o ex-governante a provar que não há incompatibilidades.

Portas não é o primeiro político que passa pela Mota-Engil. Também Jorge Coelho, ex-ministro do governo socialista de António Guterres, passou pela empresa.

O ex-ministro Valente de Oliveira, que passou por cinco governos, e o ex-secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Francisco Seixas da Costa, trabalham actualmente na empresa, tal como o ex-deputado e ex-dirigente do CDS António Lobo Xavier.

ZAP / Lusa

7 Comments

  1. Cada um sabe de si e cada tenta ganhar a vida como pode e bem entender, mas eu também tenho direito a opinião…Se o Paulo Portas fosse para as funções que desempenhava antes de ser deputado ainda compreendia…agora, depois de passar por deputado agora vai para esta empresa fazer o que?! Consultor?!?!? A Mota-Engil é uma empresa de construção civil!!!! Ele não foi deputado e jornalista..etc?!?? Vai fazer de consultor ao que?!?! Ao betão armado .’?!!? Ele percebe de construção civil?!?! Cá para mim percebe mais de derrubar paredes de casas…ahhaahh…enfim….depois do 25 de Abril é só tachos…

  2. Aqui e na europa pagam-se os maus serviços prestados ao estado ou a união com empregos em que nada vão fazer mas vão ganhar fortunas mais uma vez ás custas dos benefícios que o estado vai dando!

  3. Depois os outros é que eram fascistas! Os fascistas são estes politicos que nos desgovernaram e vão continuar a ROUBAR indecentemente o ZE LORPA. Isto independentemente de quem lá esteja são TODOS iguais. Andam sempre a SACAR e arranjar TACHOS para eles. Consultor!! São todos iguais ao Socrates…

  4. Este pelos vistos está livre e vai trabalhar para uma empresa que procura expandir-se e ganhar prestígio dentro e fora do país, outros são nomeados pelo governo com raiz partidária e vão assumir cargos num Banco público e falido.

  5. Portas vai trabalhar?!
    kakakakakakakakakaka……
    É sabido que as empresas só contratam estes estarolas,
    pelos “contactos” (que valem Ouro), conseguidos,
    enquanto se governavam a custa do povinho….
    Não fosse isso e nem para varredores serviam….

  6. A montanha pariu um tacho.. culpados?
    o portugues que continua a pagar de bom grado.
    continuem a pagar os vossos “impostos” que estão bem.
    E não esquecer de abanar a garrafa de cerveja e a bandeira de portugal durante os jogos da seleção.
    ps: sff claro..
    ps2: já se dizia no tempo da Roma Antiga: “Dai pão e circo ao povo”

  7. Aqueles dedinhos 6 6 6 a prestar vassalagem e tambem(e por que não) a agradecer ao mestre e senhor o emprego novo..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.