Paulo Portas vai trabalhar para a Mota-Engil

portugal.gov.pt

O ex-líder do CDS/PP e ex-vice-primeiro-ministro, Paulo Portas

O ex-líder do CDS/PP e ex-vice-primeiro-ministro, Paulo Portas

Paulo Portas vai desempenhar funções de consultor na Mota-Engil, apoiando a internacionalização da empresa. Uma contratação vista por alguns como “politicamente criticável”, mas o ex-vice-primeiro-ministro não vê “qualquer incompatibilidade” com o papel que teve no anterior governo.

A contratação de Paulo Portas como consultor da Mota-Engil foi anunciada esta segunda-feira, depois de, no final da semana passada, se ter despedido bastante emocionadoda Assembleia da República, onde deixou o lugar de deputado.

Em declarações ao Expresso, o ex-líder do CDS considera que “não há qualquer incompatibilidade” entre estas novas funções e as que desempenhou no governo PSD/CDS-PP.

“Como ministro dos Negócios Estrangeiros e vice-primeiro-ministro sempre lutei para que as empresas portuguesas, em igualdade de circunstâncias, pudessem ganhar contratos, mercados e oportunidades. Foi o que fiz durante quatro anos com centenas de empresas, porque era esse o melhor serviço que podia prestar ao meu país”, salienta Portas ao Expresso.

O ex-governante liderou diversas missões empresariais ao estrangeiro com a participação da Mota-Engil, entre outras empresas portuguesas.

Agora vai ser o responsável pelo novo Conselho Internacional da empresa, com foco na internacionalização e na criação de um conselho estratégico para a América Latina, conforme disse à Lusa o presidente do Conselho de Administração do grupo construtor, António Mota.

“O dr. Paulo Portas entrará como consultor e o objectivo é apoiar-nos na internacionalização, com grande incidência na América Latina, mas também para outros mercados onde a Mota-Engil ainda não está presente”, afirmou.

O responsável e accionista do grupo adiantou que o ex-governante vai criar um conselho estratégico dentro da Mota-Engil para a América Latina, que será composto por elementos do grupo e por pessoas dos países onde a empresa já está presente, como é o caso do México, Colômbia, Peru e Brasil.

Bloco critica “porta giratória” entre Governo e privados

A contratação de Portas pela Mota-Engil despoleta críticas do Bloco de Esquerda com o líder parlamentar Pedro Filipe Soares a considerar que é “politicamente criticável”, reprovando a “porta giratória” entre o Governo e o privado.

“A notícia de que Paulo Portas vai agora para um alto cargo da Mota-Engil é mais um exemplo daquilo que todos nós criticamos na política e que não deveria acontecer que é o saltar de um Governo para os privados, com um estalar de dedos e poucos meses depois de sair do Governo”, disse o bloquista à agência Lusa, desafiando o ex-governante a provar que não há incompatibilidades.

Portas não é o primeiro político que passa pela Mota-Engil. Também Jorge Coelho, ex-ministro do governo socialista de António Guterres, passou pela empresa.

O ex-ministro Valente de Oliveira, que passou por cinco governos, e o ex-secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Francisco Seixas da Costa, trabalham actualmente na empresa, tal como o ex-deputado e ex-dirigente do CDS António Lobo Xavier.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Cada um sabe de si e cada tenta ganhar a vida como pode e bem entender, mas eu também tenho direito a opinião…Se o Paulo Portas fosse para as funções que desempenhava antes de ser deputado ainda compreendia…agora, depois de passar por deputado agora vai para esta empresa fazer o que?! Consultor?!?!? A Mota-Engil é uma empresa de construção civil!!!! Ele não foi deputado e jornalista..etc?!?? Vai fazer de consultor ao que?!?! Ao betão armado .’?!!? Ele percebe de construção civil?!?! Cá para mim percebe mais de derrubar paredes de casas…ahhaahh…enfim….depois do 25 de Abril é só tachos…

  2. Aqui e na europa pagam-se os maus serviços prestados ao estado ou a união com empregos em que nada vão fazer mas vão ganhar fortunas mais uma vez ás custas dos benefícios que o estado vai dando!

  3. Depois os outros é que eram fascistas! Os fascistas são estes politicos que nos desgovernaram e vão continuar a ROUBAR indecentemente o ZE LORPA. Isto independentemente de quem lá esteja são TODOS iguais. Andam sempre a SACAR e arranjar TACHOS para eles. Consultor!! São todos iguais ao Socrates…

  4. Este pelos vistos está livre e vai trabalhar para uma empresa que procura expandir-se e ganhar prestígio dentro e fora do país, outros são nomeados pelo governo com raiz partidária e vão assumir cargos num Banco público e falido.

  5. Portas vai trabalhar?!
    kakakakakakakakakaka……
    É sabido que as empresas só contratam estes estarolas,
    pelos “contactos” (que valem Ouro), conseguidos,
    enquanto se governavam a custa do povinho….
    Não fosse isso e nem para varredores serviam….

  6. A montanha pariu um tacho.. culpados?
    o portugues que continua a pagar de bom grado.
    continuem a pagar os vossos “impostos” que estão bem.
    E não esquecer de abanar a garrafa de cerveja e a bandeira de portugal durante os jogos da seleção.
    ps: sff claro..
    ps2: já se dizia no tempo da Roma Antiga: “Dai pão e circo ao povo”

  7. Aqueles dedinhos 6 6 6 a prestar vassalagem e tambem(e por que não) a agradecer ao mestre e senhor o emprego novo..

RESPONDER

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …

Casa Branca prepara medidas para travar "turismo de parto"

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana. A …

Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria - incluindo os eletrões e até os quarks - podem experimentar consciência. Tal como observa …

Lego lança réplica da Estação Espacial Internacional

A Lego anunciou um novo conjunto para todos os entusiastas de exploração espacial. A Estação Espacial Internacional está a muitos quilómetros de distância da Terra mas, agora, quem quiser pode ter uma reprodução nas sua …

HBO anuncia sátira de animação sobre família real britânica

A plataforma de streaming HBO encomendou uma série de comédia do género de "Family Guy" em versão realeza, inspirada nos membros mais famosos da família real britânica.  De acordo com a AFP, a série vai chamar-se …

Salário mínimo sobe para 950 euros em Espanha

O Governo de Espanha anunciou, esta quarta-feira, um aumento do salário mínimo nacional para 950 euros. A ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, anunciou, esta quarta-feira, a subida do salário mínimo para os …

O Relógio do Juízo Final avança 20 segundos. Faltam 100 para o Apocalipse

O Boletim de Cientistas Atómicos anunciou, esta quinta-feira, que o Relógio do Julízo Final está mais próximo do apocalipse. Especialistas avançaram o relógio 20 segundos para alertar líderes e cidadãos de todo o mundo que …

Juiz que pediu escusa por ser benfiquista continua com o caso dos emails

O presidente do Tribunal da Relação do Porto decidiu julgar improcedente o pedido de escusa do juiz. Em causa estava o facto de ser adepto do Benfica. Segundo o jornal Público, o juiz desembargador Eduardo Pires, …

Portugal piorou no Índice de Perceção de Corrupção

Mais de dois terços dos países, juntamente com muitas das economias mais avançadas do mundo, estão estagnados ou mostram sinais de retrocesso nos seus esforços de combate à corrupção. Segundo o Índice de Perceção de Corrupção …