Paulo Portas emociona-se na despedida da Assembleia da República

André Kosters / Lusa

-

O ex-líder do CDS-PP despediu-se esta quinta-feira da Assembleia da República num último discurso enquanto deputado, no encerramento de um debate agendado pelos centristas sobre envelhecimento ativo e proteção aos idosos.

“Combinei com a presidente do meu partido, de quem gosto muito e em quem confio, fazer esta intervenção num debate que o partido como instituição considerasse relevante”, disse o ex-líder do CDS-PP no seu último discurso como deputado.

“Quero deixar a todos sem distinção – aos meus colegas de bancada, aos meus parceiros de Governo, aos meus adversários políticos, aos funcionários diligentes desta casa, aos jornalistas, pelo seu sentido crítico, um obrigado”, agradeceu Paulo Portas no final do discurso.

Portas, com 53 anos de idade, diz deixar no Parlamento “amigos em todas as bancadas”: “Tanto quanto tenho consciência, não deixo inimigos, nem os fiz”, afirmou.

O presidente do Parlamento, Eduardo Ferro Rodrigues, desejou as maiores felicidades pessoais e profissionais para a nova fase da vida do ex-governante e lembrou-o como um político que “em diversos momentos conseguiu contrariar circunstâncias adversas”.

“Ao longo destes anos enquanto líder do CDS consolidou um partido que no início da década de 1990 parecia estar a definhar, exerceu altos cargos públicos, deixa no Parlamento uma memória muito viva, pelas suas qualidades de orador, pelas suas prestações em tantos debates quinzenais, pelos famosos ‘sound bites’ feitos de bom português e de muito eficaz português”, afirmou o presidente.

O bom uso da língua portuguesa, a cordialidade e a combatividade de Paulo Portas foram também evocados quando, de seguida, todas as lideranças de bancadas intervieram para se despedir e desejar felicidades pessoais ao centrista.

“Não obstante não termos estado sempre de acordo, foi um privilégio partilhar parte deste caminho consigo”, sublinhou Luís Montenegro, o líder parlamentar do PSD.

Já do lado da esquerda, o comunista João Oliveira recordou, com simpatia, “a irrevogabilidade das suas decisões” e o socialista Jorge Lacão avisou que o seu partido está “sempre preparado” para enfrentar o ex-líder do CDS.

O bloquista Pedro Filipe Soares aproveitou para lembrar que “ninguém nesta sala ou no país acreditará que o político Paulo Portas entrou de sabática”. Só o deputado do PAN se absteve de tecer qualquer comentário.

“Esperava o respeito – que é mútuo – mas não contava com intervenções das outras bancadas”, comentou o ex-líder do CDS, em declarações ao Diário de Notícias.

Agora, Portas vai continuar a assumir funções na Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa como vice-presidente, a par de um espaço de comentário sobre política internacional já acordado com a TVI.

ZAP / Bom Dia

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. CALRRÃO Júnior

    3 de Junho de 2016 – RESPONDER

    Outro mabeco que pode ir para o deserto do centro da Austrália, onde vivem os valentes homónimos dele, pode ser que exista já lá um Tribunal, e a ser assim, estará lá o processo dos submarinos, uma vez que ao que parece aqui já não há nada.

  2. Quando um político é recordado por “pelos famosos ‘sound bites’ feitos de bom português e de muito eficaz português” em vez do que fez pela nação e o seu povo é bastante exemplificativo do seu valor e do valor dos políticos actuais em geral…

RESPONDER

Ex-governador brasileiro condenado a mais de 10 anos de prisão

O ex-governador do estado brasileiro de Minas Gerais foi condenado, esta quinta-feira, a uma pena de 10 anos e seis meses de prisão pela Justiça Eleitoral do país. Fernando Pimentel foi considerado culpado dos crimes de …

Áudio das viagens na Uber vai poder ser gravado

A partir de dezembro, a Uber vai passar a oferecer aos utilizadores no Brasil e no México a possibilidade de gravar o áudio da viagem com o objetivo de melhorar a segurança do motorista e …

Mourinho quer ser campeão no próximo ano (e não precisa de reforços)

O treinador português foi oficialmente apresentado como técnico do Tottenham, esta quinta-feira, e diz que já tem em vista a conquista do campeonato na próxima época. José Mourinho admitiu hoje que o título de campeão inglês …

Casal homossexual de pinguins "roubou" um ovo para poder ter a sua família

Um casal homossexual de pinguins de um jardim zoológico na Holanda estava tão ansioso por ter as suas crias que não resistiu à tentação e acabou por roubar um ovo de outro par. De acordo com …

Gabriel renova contrato com o Benfica até 2024

O médio brasileiro renovou contrato por mais uma época com o Benfica, até 2024, anunciou, esta quinta-feira, o clube no seu site oficial. "Estou muito feliz com esta renovação por mais um ano, é uma forma …

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …

Continental vai acabar com 5500 empregos em todo o mundo até 2028

A alemã Continental vai suprimir 5.500 empregos no mundo até 2028, num contexto de abrandamento conjuntural e de queda da procura por motores a combustão, anunciou esta quarta-feira o fornecedor automóvel germânico. Com o objetivo de …