Ministério Público acusa suspeito de homicídio de jovem em Salvaterra de Magos

Rita Costa / Facebook

Filipe Costa, o jovem assassinado em Salvaterra de Magos

Filipe Costa, o jovem assassinado em Salvaterra de Magos

O suspeito de matar um jovem de 14 anos em maio deste ano, em Salvaterra de Magos, distrito de Santarém, foi acusado pelo Ministério Público dos crimes de homicídio qualificado e de profanação de cadáver.

Segundo o despacho de acusação do Ministério Público, a que a agência Lusa teve acesso este domingo, Daniel Neves, atualmente com 18 anos, entre as 20h00 e as 21h57 de 11 de Maio, encontrou-se com Filipe Diogo no 4.º andar de um prédio na rua António Paulo Cordeiro, ao qual o arguido tinha acesso.

“Quando ambos se encontravam no interior (…), o arguido muniu-se de uma barra em ferro (…) e, sem qualquer motivo, desferiu diversas e violentas pancadas no corpo da vítima, atingindo-a por diversas vezes na zona da cabeça”, relata a acusação.

O MP sustenta que as lesões provocadas por Daniel Neves a Filipe Diogo “foram causa directa e necessária da morte” do menor de 14 anos.

A acusação conta que, cerca das 14h30 de 13 de Maio, dois dias depois do alegado crime, o arguido regressou ao apartamento “(…) onde deixara e ainda jazia o corpo da vítima e, arrastando-o pelas escadas do prédio colocou-o no sótão aí existente – local que o arguido sabia não ser frequentado pelos moradores do prédio -, após o que o cobriu com plásticos, cartões e madeiras aí existentes, dissimulando-o”.

Para o MP, “ao munir-se de um tubo em ferro e ao desferir diversas e violentas golpadas com o mesmo na cabeça de Filipe Diogo, o arguido previu e quis atingir-lhe zonas vitais” e, dessa forma, “provocar-lhe a morte, a descoberto de qualquer motivo”.

A acusação diz que o arguido “agiu de forma deliberada, livre e consciente” quando usou um bastão metálico e no momento em que escondeu o cadáver.

No decorrer do inquérito foi constituído um segundo arguido por alegado envolvimento na morte de Filipe Diogo. Contudo, o MP concluiu “inexistirem indícios suficientes” para acusar este suspeito e decidiu pelo arquivamento destes autos. Na acusação estão arroladas 15 testemunhas.

A procuradora do Departamento de Investigação e Acção Penal de Santarém manteve a prisão preventiva ao arguido, que se encontra sujeito a esta medida de coacção desde 15 de Maio.

Daniel Neves – que está ainda a ser julgado noutros quatro processos por vários crimes de furto – encontra-se detido num estabelecimento prisional para jovens, em Leiria.

Contactada pela Lusa, a advogada do arguido confirmou já ter sido notificada da acusação do MP. Amélia Vasco acrescentou que, em princípio, vai requerer a abertura de instrução do processo.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mudanças climáticas estão a secar um rio que fornece água a milhões de pessoas nos Estados Unidos

As mudanças climáticas reduziram drasticamente o fluxo do rio Colorado, nos Estados Unidos, deixando em risco o abastecimento de cerca de 40 milhões de pessoas e milhões de hectares de terrenos agrícolas. O alerta consta …

Trump vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou na segunda-feira que vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros, à chegada à cidade de Ahmedabad, para uma visita …

Vale e Azevedo livre de processo de desvio de fundos do Benfica

O Tribunal Judicial de Lisboa declarou a prescrição do processo em que o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo era acusado de ter desviado dinheiro do clube. O Tribunal Judicial de Lisboa declarou, na …

O Pentágono acabou de simular uma guerra nuclear com a Rússia

O Pentágono realizou um exercício de treino na semana passada, no qual simulou uma guerra nuclear com a Rússia. Apesar de ser comum passar por conflitos simulados, é incomum divulgá-los.  De acordo com a National Defense …

Novo passaporte britânico é desenhado em França e feito na Polónia

A ministra do Interior britânica, Priti Patel, apresentou no sábado os novos passaportes. Começam a ser emitidos em março e recuperam a cor azul que tinham antes de 1988, quando o Reino Unido se juntou …

Confirmados resultados das presidenciais da Guiné-Bissau e vitória de Sissoco Embaló

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau confirmou os resultados das eleições presidenciais e a vitória de Umaro Sissoco Embaló. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau confirmou esta terça-feira os resultados das eleições presidenciais …

Multimilionário Warren Buffett revela qual é "o melhor negócio do mundo"

O investidor e empresário norte-americano Warren Buffett revelou que, para ele, a Apple é "o melhor negócio do mundo" na segunda-feira, durante uma entrevista ao canal da CNBC. Em declarações ao canal, o multimilionário de 89 …

"Até Ronaldinho foi melhor do que Lionel Messi", diz antigo guarda-redes argentino

O ex-guarda-redes argentino Hugo Gatti disse que Lionel Messi "está muito longe" em comparação com os jogadores que viu jogar. O antigo guarda-redes argentino Hugo Gatti falou sobre Lionel Messi e comparou o internacional albiceleste com …

Renault constitui-se assistente em processo contra Carlos Ghosn para "fazer valer os seus direitos"

A fabricante automóvel Renault anunciou na segunda-feira que se constituiu assistente no processo de investigação do seu antigo presidente Carlos Ghosn por abusos de bens sociais e branqueamento. Segundo noticiou a agência Lusa, em comunicado, citado …

Agentes do ex-Benfica Luka Jovic são suspeitos de branqueamento de capitais

Os agentes do antigo jogador do SL Benfica Luka Jovic, Fali Ramadani e Nikola Damjanac, são suspeitos de terem branqueado mais de 10 milhões de euros em Espanha. Os empresários Fali Ramadani e Nikola Damjanac, da …