Ministério Público acusa suspeito de homicídio de jovem em Salvaterra de Magos

Rita Costa / Facebook

Filipe Costa, o jovem assassinado em Salvaterra de Magos

Filipe Costa, o jovem assassinado em Salvaterra de Magos

O suspeito de matar um jovem de 14 anos em maio deste ano, em Salvaterra de Magos, distrito de Santarém, foi acusado pelo Ministério Público dos crimes de homicídio qualificado e de profanação de cadáver.

Segundo o despacho de acusação do Ministério Público, a que a agência Lusa teve acesso este domingo, Daniel Neves, atualmente com 18 anos, entre as 20h00 e as 21h57 de 11 de Maio, encontrou-se com Filipe Diogo no 4.º andar de um prédio na rua António Paulo Cordeiro, ao qual o arguido tinha acesso.

“Quando ambos se encontravam no interior (…), o arguido muniu-se de uma barra em ferro (…) e, sem qualquer motivo, desferiu diversas e violentas pancadas no corpo da vítima, atingindo-a por diversas vezes na zona da cabeça”, relata a acusação.

O MP sustenta que as lesões provocadas por Daniel Neves a Filipe Diogo “foram causa directa e necessária da morte” do menor de 14 anos.

A acusação conta que, cerca das 14h30 de 13 de Maio, dois dias depois do alegado crime, o arguido regressou ao apartamento “(…) onde deixara e ainda jazia o corpo da vítima e, arrastando-o pelas escadas do prédio colocou-o no sótão aí existente – local que o arguido sabia não ser frequentado pelos moradores do prédio -, após o que o cobriu com plásticos, cartões e madeiras aí existentes, dissimulando-o”.

Para o MP, “ao munir-se de um tubo em ferro e ao desferir diversas e violentas golpadas com o mesmo na cabeça de Filipe Diogo, o arguido previu e quis atingir-lhe zonas vitais” e, dessa forma, “provocar-lhe a morte, a descoberto de qualquer motivo”.

A acusação diz que o arguido “agiu de forma deliberada, livre e consciente” quando usou um bastão metálico e no momento em que escondeu o cadáver.

No decorrer do inquérito foi constituído um segundo arguido por alegado envolvimento na morte de Filipe Diogo. Contudo, o MP concluiu “inexistirem indícios suficientes” para acusar este suspeito e decidiu pelo arquivamento destes autos. Na acusação estão arroladas 15 testemunhas.

A procuradora do Departamento de Investigação e Acção Penal de Santarém manteve a prisão preventiva ao arguido, que se encontra sujeito a esta medida de coacção desde 15 de Maio.

Daniel Neves – que está ainda a ser julgado noutros quatro processos por vários crimes de furto – encontra-se detido num estabelecimento prisional para jovens, em Leiria.

Contactada pela Lusa, a advogada do arguido confirmou já ter sido notificada da acusação do MP. Amélia Vasco acrescentou que, em princípio, vai requerer a abertura de instrução do processo.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-governador brasileiro condenado a mais de 10 anos de prisão

O ex-governador do estado brasileiro de Minas Gerais foi condenado, esta quinta-feira, a uma pena de 10 anos e seis meses de prisão pela Justiça Eleitoral do país. Fernando Pimentel foi considerado culpado dos crimes de …

Áudio das viagens na Uber vai poder ser gravado

A partir de dezembro, a Uber vai passar a oferecer aos utilizadores no Brasil e no México a possibilidade de gravar o áudio da viagem com o objetivo de melhorar a segurança do motorista e …

Mourinho quer ser campeão no próximo ano (e não precisa de reforços)

O treinador português foi oficialmente apresentado como técnico do Tottenham, esta quinta-feira, e diz que já tem em vista a conquista do campeonato na próxima época. José Mourinho admitiu hoje que o título de campeão inglês …

Casal homossexual de pinguins "roubou" um ovo para poder ter a sua família

Um casal homossexual de pinguins de um jardim zoológico na Holanda estava tão ansioso por ter as suas crias que não resistiu à tentação e acabou por roubar um ovo de outro par. De acordo com …

Gabriel renova contrato com o Benfica até 2024

O médio brasileiro renovou contrato por mais uma época com o Benfica, até 2024, anunciou, esta quinta-feira, o clube no seu site oficial. "Estou muito feliz com esta renovação por mais um ano, é uma forma …

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …

Continental vai acabar com 5500 empregos em todo o mundo até 2028

A alemã Continental vai suprimir 5.500 empregos no mundo até 2028, num contexto de abrandamento conjuntural e de queda da procura por motores a combustão, anunciou esta quarta-feira o fornecedor automóvel germânico. Com o objetivo de …