Ministério da Educação convoca estudantes para reunião sobre praxes

Rodrigo Gatinho / portugal.gov.pt

O ministro da Educação, Nuno Crato

O ministro da Educação, Nuno Crato

O Ministério da Educação e Ciência confirmou hoje ter convocado as associações de estudantes do ensino superior para uma reunião, na próxima semana, sobre praxes académicas.

Em resposta à agência Lusa, o gabinete de imprensa do Ministério da Educação adiantou ainda que a questão das praxes irá também ser abordada nas reuniões previstas nas próximas semanas com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e com o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos.

A convocatória para uma reunião com as associações de estudantes dos estabelecimentos de ensino superior, públicos e privados, ocorre numa altura em que em Portugal se tem discutido as praxes académicas, na sequência da morte de seis estudantes na Praia do Meco e do caso de um professor da Universidade do Minho.

O Diário de Notícias adiantava na edição de hoje que o ministro Nuno Crato tinha chamado os reitores e as associações de alunos para “travar praxes violentas”.

“Na sequência das preocupações já manifestadas pelo Ministério da Educação e Ciência sobre excessos e consequências de praxes, o MEC informa que convocou as associações de estudantes dos estabelecimentos de ensino superior, públicos e privados, para uma reunião a realizar na próxima semana”, segundo uma resposta enviada à Lusa.

O Ministério pretende debater com os alunos e as instituições as “melhores formas de prevenir este tipo de situações de extrema gravidade”.

A Lusa contactou o presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), Joaquim Mourato, que afirmou que o organismo ainda não tomou qualquer posição sobre o assunto das praxes.

“É uma questão que ainda não avaliámos e não sei se o Conselho irá tomar alguma posição sobre isso. O que existe neste momento são posições de cada instituição. No meu caso, no Instituto Politécnico de Portalegre, já decidimos há alguns anos que estão proibidas todas as praxes nas instalações do instituto”, afirmou Joaquim Mourato.

A Lusa tentou contactar o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, António Rendas, mas ainda não foi possível obter qualquer esclarecimento.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …

Turismo, indústria e energia fazem do Norte região que mais cresceu em 2018

O Norte foi a região portuguesa que mais cresceu em 2018, com um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,9%, impulsionado pelo turismo, indústria e energia, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística …

Um milhão de assinaturas contra sátira de Natal da Porta dos Fundos

A petição online contra o filme “Especial de Natal: A Primeira Tentação de Cristo”, uma sátira da produtora brasileira Porta dos Fundos, exibido na Netflix, conta com mais de um milhão de assinaturas. Lançada na semana …

Sondagem: 81% dos brasileiros defende continuidade da operação Lava Jato

Uma sondagem aponta que 81% dos brasileiros consideram que a investigação levada a cabo pela Lava Jato, maior operação contra a corrupção no país, ainda não cumpriu o seu objetivo e que deve continuar. A sondagem, …