//

Ministério das Finanças já admite “documento de trabalho” sobre injeção no Novo Banco

10

Stephanie Lecocq / EPA

Depois de negar ter recebido uma proposta do Banco de Portugal (BdP) com a hipótese de uma injeção final de 1,4 mil milhões no Novo Banco, o Ministério das Finanças, liderado por Mário Centeno, já não nega que tem em cima da mesa um “documento de trabalho” em que este cenário é estudado.

O jornal Público, que avança a notícia esta quarta-feira, questionou o Ministério das Finanças sobre o assunto, querendo saber se a tutela confirmava a existência de um relatório de trabalho enviado pelo Fundo de Resolução a prever uma injeção de 1,4 mil milhões de euros, e preferencialmente de uma só vez.

O Ministério respondeu que “não comenta documentos de trabalho“, reiterando que o Orçamento do Estado só tem 850 milhões de euros autorizados para este efeito.

A resposta surge depois de o ministro das Finanças ter dito, na passada sexta-feira, que o “o Governo não tem nenhuma proposta para análise relativa à ‘estratégia de limpeza dos créditos problemáticos do banco’”. Nesse mesmo dia, o jornal Público noticiava que o Governo poderia vir a injetar até 1,4 mil milhões de euros no Novo Banco, evitando novos auxílios ao banco controlado em 75% pelo Lone Star.

A confirmar-se esta verba de 1,4 mil milhões de euros, observa o diário, somada aos 1,94 mil milhões que o Estado já injetou no Novo Banco deste a venda ao Lone Star, totalizaria em 3,3 mil milhões de euros essa ajuda estatal. Ou seja, ficando a 600 milhões do limite máximo previsto na almofada, de 3,9 mil milhões de euros, negociada com o Governo.

ZAP //

10 Comments

  1. O novo banco que apenas não passa de um banco péssimo sempre cheirou mal mas isto tem que ter um limite e esse limite já foi há muito ultrapassado!
    Estamos fartos de andar a salvar bancos para depois sermos presenteados com custos e mais custos quando vamos usar os serviços bancários!

  2. Desgoverno de mentirosos…. e andamos nós a pagar impostos para serem aplicados em bancos falidos…
    Nunca mais acaba esta ladroagem…

    • Convém não esquecer o que esses “grandes estadias” que decidiram nacionalizar (os prejuízos!) o BES disseram aos portugueses:
      “Passos, Maria Luís, Costa e Cavaco: todos garantiram que não havia custos para contribuintes com resgate do BES”
      jornaldenegocios.pt/empresas/banca—financas/detalhe/costa_passos_maria_luis_e_cavaco_todos_garantiram_que_nao_havia_custos_para_contribuintes

  3. puxa, acho que vou pedir dinheiro ao novo banco, já que preciso 15000 euros para montar meu grupo, talvez não me vai pedir o guito, afinal eu ajudo o roubo do salgado não?

    • Eh lá… até os brasileiros querem montar grupos com dinheiro do BES/Novo Banco?!…
      Está boa…
      Quando chegará a vez dos portugueses receberam o que lhes foi roubado para enterrar num banco que os nosso excelentes governantes diziam que “não iria ter custos para os contribuintes”?!

  4. E agora estes desgovernantes já podem? Não sprenderam nada? O ex dono passeia-se por aí tal como outros que toybaram e muito os portugueses.. e é vulpa só do Cavaco e do PPC????

    • Estes quem?
      Podem o quê?!
      Quem garantiu que esta brilhante solução não teria custos para os portugueses é que deve ser chamado à responsabilidade!!
      O que merece alguém que nos diz que não terá custos e depois nos deixa esta bomba atómica?
      E ainda mais o BANIF, etc, etc…

  5. Não é culpa de ninguém (como é hábito neste país)…. Mas sim culpa deste povo ignorante, passivo e “manso” que continua a aguentar e calar-se perante estes “chico-espertos” que nos desgovernam. Não se compreende esta apatia, mansidão, perante estes inumeros roubos escandalosos…. Se fosse em França …. ai ai ai…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.