Ministério das Finanças já admite “documento de trabalho” sobre injeção no Novo Banco

Stephanie Lecocq / EPA

Depois de negar ter recebido uma proposta do Banco de Portugal (BdP) com a hipótese de uma injeção final de 1,4 mil milhões no Novo Banco, o Ministério das Finanças, liderado por Mário Centeno, já não nega que tem em cima da mesa um “documento de trabalho” em que este cenário é estudado.

O jornal Público, que avança a notícia esta quarta-feira, questionou o Ministério das Finanças sobre o assunto, querendo saber se a tutela confirmava a existência de um relatório de trabalho enviado pelo Fundo de Resolução a prever uma injeção de 1,4 mil milhões de euros, e preferencialmente de uma só vez.

O Ministério respondeu que “não comenta documentos de trabalho“, reiterando que o Orçamento do Estado só tem 850 milhões de euros autorizados para este efeito.

A resposta surge depois de o ministro das Finanças ter dito, na passada sexta-feira, que o “o Governo não tem nenhuma proposta para análise relativa à ‘estratégia de limpeza dos créditos problemáticos do banco’”. Nesse mesmo dia, o jornal Público noticiava que o Governo poderia vir a injetar até 1,4 mil milhões de euros no Novo Banco, evitando novos auxílios ao banco controlado em 75% pelo Lone Star.

A confirmar-se esta verba de 1,4 mil milhões de euros, observa o diário, somada aos 1,94 mil milhões que o Estado já injetou no Novo Banco deste a venda ao Lone Star, totalizaria em 3,3 mil milhões de euros essa ajuda estatal. Ou seja, ficando a 600 milhões do limite máximo previsto na almofada, de 3,9 mil milhões de euros, negociada com o Governo.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. O novo banco que apenas não passa de um banco péssimo sempre cheirou mal mas isto tem que ter um limite e esse limite já foi há muito ultrapassado!
    Estamos fartos de andar a salvar bancos para depois sermos presenteados com custos e mais custos quando vamos usar os serviços bancários!

  2. Desgoverno de mentirosos…. e andamos nós a pagar impostos para serem aplicados em bancos falidos…
    Nunca mais acaba esta ladroagem…

    • Convém não esquecer o que esses “grandes estadias” que decidiram nacionalizar (os prejuízos!) o BES disseram aos portugueses:
      “Passos, Maria Luís, Costa e Cavaco: todos garantiram que não havia custos para contribuintes com resgate do BES”
      jornaldenegocios.pt/empresas/banca—financas/detalhe/costa_passos_maria_luis_e_cavaco_todos_garantiram_que_nao_havia_custos_para_contribuintes

  3. puxa, acho que vou pedir dinheiro ao novo banco, já que preciso 15000 euros para montar meu grupo, talvez não me vai pedir o guito, afinal eu ajudo o roubo do salgado não?

    • Eh lá… até os brasileiros querem montar grupos com dinheiro do BES/Novo Banco?!…
      Está boa…
      Quando chegará a vez dos portugueses receberam o que lhes foi roubado para enterrar num banco que os nosso excelentes governantes diziam que “não iria ter custos para os contribuintes”?!

  4. E agora estes desgovernantes já podem? Não sprenderam nada? O ex dono passeia-se por aí tal como outros que toybaram e muito os portugueses.. e é vulpa só do Cavaco e do PPC????

    • Estes quem?
      Podem o quê?!
      Quem garantiu que esta brilhante solução não teria custos para os portugueses é que deve ser chamado à responsabilidade!!
      O que merece alguém que nos diz que não terá custos e depois nos deixa esta bomba atómica?
      E ainda mais o BANIF, etc, etc…

  5. Não é culpa de ninguém (como é hábito neste país)…. Mas sim culpa deste povo ignorante, passivo e “manso” que continua a aguentar e calar-se perante estes “chico-espertos” que nos desgovernam. Não se compreende esta apatia, mansidão, perante estes inumeros roubos escandalosos…. Se fosse em França …. ai ai ai…

RESPONDER

"Em Casa d’Amália": RTP comemora cententário da fadista

A Fundação Amália Rodrigues junta-se à RTP para assinalar o centenário da fadista. O programa Em Casa d’Amália tem estreia marcada para a próxima sexta-feira (10) e reúne várias figuras da música portuguesa da atualidade. O …

Desapareceram 21 milhões de números de telefone na China. Mas o mistério foi resolvido

O porta-voz de uma das três maiores operadoras chinesas confirmou o desaparecimento dos utilizadores, mas deu uma explicação para este mistério. Nos últimos dias, surgiram vários relatos de notícias que davam conta de que, entre janeiro …

Mercadona doa 20 mil quilos de chocolate aos profissionais de saúde e aos mais carenciados

A Mercadona anunciou, esta quarta-feira, a doação de 20 mil quilos de chocolate ao Banco Alimentar Contra a Fome do Porto. O objetivo é proporcionar uma Páscoa mais doce aos mais carenciados e aos que …

"Paciente 1" em Itália recupera (e dá as boas-vindas a Giulia, a sua filha recém-nascida)

Giulia, a filha recém-nascida do "paciente 1" de Itália, veio para trazer alguma esperança ao país, em plena pandemia de covid-19. Mattia, de 38 anos, foi internado no dia 20 de fevereiro no hospital de Codogno, …

Investigadores transformaram o coronavírus em música (e já o podemos ouvir)

Uma equipa de investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) conseguiu transformar em som a estrutura da proteína spike, que permite que o novo coronavírus adira às células para infetá-las. Até agora, já pudemos ver …

Autoeuropa quer recorrer ao lay-off (e retomar produção a 20 de abril)

A administração da Autoeuropa quer promover um regresso gradual ao trabalho a partir de 20 de abril, pretendendo recorrer ao lay-off simplificado para os trabalhadores que não regressem ao trabalho nessa data. “O regresso ao trabalho …

Ex-mulher de astronauta acusada de mentir sobre o "primeiro crime espacial"

A ex-mulher da astronauta da NASA Anne McClain, Summer Worden, foi acusada formalmente de mentir sobre o "crime espacial" que McClain terá cometido. Em agosto de 2019, o jornal norte-americano The New York Times noticiou que …

Em Singapura, os parques de estacionamento são agora quintas urbanas

A pandemia de covid-19 está a obrigar alguns países a adaptarem-se. É o caso de Singapura, que está a transformar os parques de estacionamento em quintas urbanas para aumentar a produção alimentar. Só 1% do território …

O empresário mais odiado do mundo quer sair da prisão (para desenvolver um medicamento para a covid-19)

Martin Shkreli, o empresário mais odiado do mundo, quer sair brevemente da prisão para ajudar a desenvolver um tratamento para a covid-19. Num artigo publicado no site da empresa de Shkreli, Prospero Pharmaceuticals, juntamente com outros …

Ceferin acusado de ganância. "Manter a Liga dos Campeões foi um ato criminoso irresponsável"

O primeiro-ministro da Eslovénia, Janz Jansa, teceu duras críticas à forma como a UEFA e o seu presidente, Aleksander Ceferin, lidaram com a fase inicial da pandemia de covid-19. "Manter a Liga dos Campeões foi um …