Mineiro chileno resgatado com vida perde casa nas cheias

Fuerza Aérea de Chile

As cheias no Chile, numa região normalmente caracterizada pela seca, fizeram 10 mortos, 19 desaparecidos

As cheias no Chile, numa região normalmente caracterizada pela seca, fizeram 10 mortos, 19 desaparecidos

Um dos mineiros chilenos que estiveram mais de dois meses soterrados numa mina em 2010 perdeu a casa e tudo o que tinha devido às chuvas torrenciais que atingiram no norte do Chile.

Victor Zamora é um dos 33 homens que se tornaram internacionalmente conhecidos quando ficaram presos no fundo da mina de cobre de San José, no deserto de Atacama.

A sua casa foi arrastada na madrugada de terça-feira, juntamente com a maioria das outras construções da pequena aldeia mineira situada perto da cidade de Copiapo, a cerca de 800 quilómetros a norte de Santiago.

É mais uma tragédia, perdemos tudo“, disse Zamora por telefone à agência de notícias francesa, AFP, a partir da cidade de Tierra Amarilla.

As cheias, numa região normalmente caracterizada pela seca, fizeram 10 mortos, 19 desaparecidos e deixaram desalojadas centenas de pessoas.

O Ministério do Interior chileno declarou o estado de emergência e invocou uma cláusula constitucional para transferir o poder do Governo regional para as Forças Armadas.

Segundo o mineiro, a enxurrada aconteceu pelas 03:00, quando todos dormiam. Conseguiu fugir apenas com o que tinha com ele.

“Já não temos nada. Mas eu e os meus vizinhos estamos a tentar ajudar-nos”, disse Zamora que, em outubro de 2010, foi o 14.º mineiro a ser retirado em segurança da mina, depois de passar 69 dias preso no subsolo.

fotopresidencia.cl

Victor Zamora passou 69 dias soterrado numa mina

Victor Zamora passou 69 dias soterrado numa mina

Desde o dramático salvamento, Zamora nunca mais conseguiu arranjar um emprego permanente e vive agora com uma pequena pensão do Estado.

O mineiro e os seus colegas ficaram soterrados a 05 de agosto de 2010, quando um desmoronamento os deixou presos dentro da remota mina de cobre, a 700 metros de profundidade.

Durante os 17 dias seguintes, os homens esperaram numa bolsa de ar do túnel escuro e húmido, resignando-se ao que seria uma morte lenta.

A 22 de agosto, uma sonda regressou à superfície com um bilhete dos mineiros atado: “Estamos todos bem, os 33, no refúgio“.

A operação de salvamento começou então, com o envio de água, comida e medicamentos aos homens.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Veneno de tarântula pode ser benéfico no tratamento de dores viscerais

Uma equipa de investigadores australianos identificou dois peptídeos do veneno da tarântula, que podem ajudar a aliviar dores em órgãos do sistema digestivo. Há algum tempo que os cientistas investigam a funcionalidade do veneno em doenças, …

Cientistas propõem reciclar beatas de cigarro para fazer tijolos

Os cientistas afirmam que se apenas 2,5% dos tijolos produzidos em todo o mundo, anualmente, incluíssem 1% de beatas, seria possível reciclar todas as pontas de cigarro a nível global. Um grupo de investigadores da Escola …

Taxa de natalidade desce quase um terço em cidade chinesa

As autoridades chinesas reconheceram oficialmente que a taxa de nascimentos em Xinjiang, cidade situada no noroeste da China, desceu quase um terço em 2018, comparada com o ano anterior. De acordo com a CNN, o governo …

Dynetics revela o módulo lunar do programa Artemis (incluindo o interior)

A empresa norte-americana Dynetics revelou, no dia 15 de setembro, um modelo em escala real do módulo lunar especialmente projetado para levar os astronautas da NASA à Lua já em 2024, como parte do programa …

Polícia de Nova Iorque de origem tibetana acusado de espiar ao serviço da China

Um polícia nova-iorquino originário do Tibete foi acusado de espionagem pelas autoridades norte-americanas por, supostamente, ter recolhido para o Governo chinês informações sobre a comunidade tibetana em Nova Iorque. De acordo com a acusação das autoridades …

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …