Milka perde batalha legal. Na Alemanha, só uma marca pode vender tabletes de chocolate quadradas

A chocolateira suíça Milka acaba de perder uma batalha legal de uma década. Um tribunal alemão decidiu esta semana que, no país, só há uma marca que pode vender tabletes de chocolate em forma de quadrado.

Em causa está uma batalha legal que se arrasta há dez anos: os fabricantes de chocolate Ritter Sport (Alemanha) e a Milka (Suíça) têm discutido legalmente se existe algum direito exclusivo de produzir chocolate embalado sob a forma de um quadrado.

Nesta quinta-feira, o Tribunal Federal de Karlsruhe, no sudoeste da Alemanha, pôs fim a este braço de ferro, decidindo a favor da Ritter Sport.

O tribunal alemão recordou que, de acordo com a lei alemã, o formato dos produtos e/ou das suas embalagens pode “ser excluído da proteção do marca registada “, e, por isso, determinou que apenas a marca alemã pode produzir chocolates nesta forma.

“O consumidor vê a embalagem como uma indicação da origem do chocolate e associa-a a expectativas de qualidade (…) Contudo, a forma da embalagem não tem valor artístico e não gera diferenças de preço”, argumentou o tribunal.

Ritter Sport recorreu ao Tribunal Federal depois de ter perdido a primeira causa contra a chocolateira suíça na primeira instância, frisa a imprensa internacional.

Quadrado, prático, delicioso” é este o slogan da empresa alemã, que vende as suas tabletes de chocolate numa embalagem quadrada desde meados 1932.

A ideia surgiu de Clara Ritter, co-fundadora da empresa, que queria um chocolate que coubesse num bolso de um casaco. O design só foi registado mais tarde como marca registada em duas patentes datadas de 1996 e 2001.

Em 2010, a Milka lançou as suas tabletes de chocolate quadradas na Alemanha, abalando o “monopólio dos chocolates quadrados”, escreve a TVI 24. Desde então, a empresa tenta vencer a luta contra a Ritter, considerando que a proteção do design é “abusiva”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Proibir pela forma? E o tamanho? A empresa alemã refere no slogan apenas a forma, não o tamanho. Que eu saiba vivemos num mundo 3D e além de formas em 2D temos também mais uma medida. Um quadrado não está universalmente definido em termos de dimensão! Sr. Juiz, tiremos o Sr. pois o Juiz em causa não percebe nada de matemática e muito menos de geometria. Comer chocolate aos quadradinhos de 1cm2 não é igual a comer chocolate de 2cm2. Ainda pensava que os alemães eram inteligentes,……

RESPONDER

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …

A Alemanha quer tornar o teletrabalho um direito legal

O Governo alemão prepara-se para publicar um projeto de lei que dará aos trabalhadores do país o direito legar de trabalhar a partir de casa. A medida aplicar-se-á a todos as atividades laborais que possam …