Militantes do PS excluídos de concursos para dirigentes do Estado

PSD / Flickr

O Governo tem preterido, nos últimos anos, um grande número de socialistas que surgem entre os melhores candidatos a cargos de dirigentes do Estado, mesmo depois de uma seleção. 

O Público analisou as 339 propostas de candidatos que chegaram às diferentes tutelas desde que a Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (Cresap) foi criada, em 2012 – propostas que consistem em listas dos três melhores nomes para cada cargo -, e parece haver um padrão nos nomes rejeitados: “quase todos têm uma ligação ao Partido Socialista”, conclui o jornal.

Os ex-candidatos entrevistados pelo Público concordam que a Cresap faz um trabalho isento, levando a cabo uma análise de currículos e entrevistas que culminam numa lista enviada ao Governo com os três melhores candidatos.

No entanto, na maioria das vezes, o Governo escolhe o candidato que está próximo ou dentro dos partidos no poder.

O assunto veio à ribalta recentemente, ao serem conhecidas as últimas 14 nomeações para direções dos centros distritais da Segurança Social, recorda o jornal, verificou-se que todos os escolhidos tinham em comum serem militantes do PSD ou do CDS-PP. O PCP levantou a questão e António Costa anunciou que iria exigir um balanço global das nomeações feitas pela Cresap.

Entretanto, o jornal já fez as contas: num universo de 339 listas com os três melhores candidatos selecionados pela Cresap, há um candidato que já chegou 11 vezes à reta final dos concursos sem ter sido nomeado, outros quatro que estiveram em dez short-lists e 20 pessoas que estiveram acima de cinco vezes nas indicações. De acordo com o Público, “muitos deles têm ligações directas ao maior partido da oposição ou foram nomeados pelo anterior Governo”.

É o caso de Fernando Marques Mano, militante do PS, que foi integrado 10 vezes na lista de três melhores candidatos eleitos pela Cresap e em nenhuma dessas foi escolhido para ocupar o cargo a que se candidatava.

“A existência da Cresap é louvável” e “funciona com isenção”, sublinha, mas “o Governo é absolutamente parcial na escolha e nomeia sempre a pessoa da sua conotação política”.

Para Nuno Pólvora, antigo assessor da ministra da cultura socialista Gabriela Canavilhas e atual diretor de espetáculos do Teatro Nacional de São Carlos, a situação retira a “razão de ser” da comissão, uma vez que o Governo baseia as suas escolhas nas ligações políticas e não no mérito.

Uma das soluções propostas para fazer frente à situação é obrigar a Cresap a hierarquizar os três melhores candidatos, ao invés de ordená-los por ordem alfabética, o que obrigaria o Governo a justificar a escolha do segundo ou terceiro melhor candidato.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Ladrão é ladrão, boy é boy, seja ele do grupo dos vigaristas cor-de-laranja ou dos aldrabões cor-de-rosa. Já agora: quantos candidatos de qualidade, mas SEM partido, foram preteridos?

  2. E sabiam que há um acordo de cavalheiros entre PS e PSD para a administração da CG de Depósitos?
    É que, quando está o PSD no governo, a administração da Caixa é do PS, e quando está o PS no governo, é do PSD. Mas é só nisto? Claro que não! é certamente em tudo.
    A podridão, é mais do que se pode imaginar.

  3. A noticia e os comentários sugerem-me Brito Camacho ” A m…. é sempre a mesma, só mudam as moscas”. Este o grande mal.

  4. Mais caricato que isto só o facto do atual Subdiretor Geral da Direçao Geral das Autarquias Locais , apesar de ter integrado a shirt list para Vice Presidente da Comissao de Coordenacao Regional do Norte , ter sido preterido pelo Governo para o cargo por uma pessoa que nunca terá entrado numa Autarquia e cuja maior nota curricular parece ter sido Presidente da Comissao Politica do PSD de Viana do Castelo.

  5. Foi nomeado novo Prwsidente do Porto de Aveiro e Figueira quemè??? presidente assembleia muinicipal da camara de Ovar….Ah pois já lá esteve….. e nessa altura era nilitante de coisa nenhuma?????? enfim….. meritosl e depois sao estes que nos avaliam!!!!!!!!!

  6. à short list chegam os que têm melhor curriculo, mas depois ou pertencem a algum partido politico e se for do governo tanto melhor, mas também podem ser da opus day e da gay ou da maçonaria, os que não pertencem a nenhuma destas organizações bem podem ser os melhores mas não chegam lá.
    è por isso que temos muitas vezes concursos anulados com a desculpa que não existem os 3 nomes para a short list, como foi o caso da IGF para depois lá colocarem ao que se diz um da opus gay. E depois é o resultado que temos uma administração publica pesada e incompetente em 90% dos casos, porque as instituições são a imagem do seu lider e neste caso com um ex- lider preso e o actual lider que se esquece de pagar impostos e que diz o Manuel Dias Loureiro é um exemplo de empresário, está tudo dito….

RESPONDER

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …

Farmácias em risco de não ter vacinas da gripe para tantos pedidos

As farmácias privadas receiam não ter doses suficientes de vacina contra a gripe para dar resposta a todos os pedidos. As encomendas da vacina já sãocinco vezes mais do que as registadas em 2019. A preocupação …