Milionário chinês quer comprar o New York Times

\!/_PeacePlusOne / wikimedia

O empresário e filantropo Chen Guangbiao

O empresário e filantropo Chen Guangbiao

Um milionário chinês, Chen Guangbiao, detentor de uma fortuna estimada em 5.000 milhões de yuan (608,2 milhões de euros) anunciou que deseja comprar o New York Times, para tornar o jornal “mais objectivo” sobre a China.

“O meu capital é limitado, mas persuadi um empresário de Hong Kong a contribuir com 600 milhões de dólares (442 milhões de euros) para esta causa. Não hesitarei em arriscar a bancarrota se puder comprar o jornal”, escreveu Chen Guangbiao num artigo publicado hoje no Global Times com o título “Tenciono comprar o New York Times, por favor não tomem isto como uma piada”.

Pelas contas de Chen Guangbiao, o valor do New York Times ronda os 1.000 milhões de dólares (736,3 milhões de euros).

“Acho que os americanos sabem pouco acerca de uma China civilizada e aberta que tem desfrutado de um desenvolvimento sem precedentes. Com a tradição e o estilo do New York Times, é muito difícil o jornal fazer uma cobertura objectiva da China”, diz Chen Guangbiao,

Se a proposta falhar, Chen Guangbiao admite comprar “outro título influente” para “concretizar o mesmo objectivo”.

Empresário e filantropo de Jiangsu, leste da China, Chen Guangbiao, 45 anos, fez fortuna na indústria de reciclagem.

Questionado há uma semana sobre as intenções do milionário chinês, um porta-voz do New York Times disse que o jornal “não comenta boatos“.

“Não há nada que não possa ser comprado pelo preço certo”, retorquiu entretanto Chen Guangbiao.

Considerado um dos órgãos de informação internacionais com mais extensa cobertura da atualidade chinesa, o New York Times tem treze jornalistas residentes na China (em Pequim, Xangai e Hong Kong) e uma edição “online” em chinês.

O acesso aos sites do jornal na China está bloqueado desde outubro de 2012, quando o New York Times publicou os resultados de uma investigação sobre a fortuna acumulada por familiares do então primeiro-ministro chines Wen Jiabao.

Chen Guangbiao reconhece que o New York Times (NYT) é “o mais importante jornal do mundo“, mas considera que “necessita de algumas reformas para tornar a sua informação mais autêntica e objetiva”.

“Acredito que a aquisição (do NYT) aumentará a tiragem do jornal e o numero de leitores, e atrairá mais publicidade, injetando um novo vigor no negócio”, escreveu Chen Guangbiao no Global Times, jornal do grupo Diário do Povo, o órgão oficial do Partido Comunista Chinês.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Descobertos "quasares frios" que podem reescrever como as galáxias morrem

Durante a 234.ª reunião da Sociedade Astronómica Americana em St. Louis, Allison Kirkpatrick, professora assistente de física e astronomia da Universidade do Kansas, anunciou a sua descoberta de "quasares frios" - galáxias com abundância de …

Mulher forçada a dar à luz bebé sem crânio devido às leis antiaborto americanas

Devido à estrita legislação antiaborto americana, uma mulher foi obrigada a dar à luz o seu filho que tinha anencefalia, uma malformação que consiste na ausência de cérebro. O caso está a trazer ao de cima …

O vulcão de gelo do planeta Ceres formou-se a partir de uma bolha de lama salgada

Quando a sonda Dawn da NASA chegou a Ceres, avistou várias características marcantes, incluindo Ahuna Mons, a maior montanha do planeta anão. Tem uma altura máxima de cerca de 5 quilómetros. Dado que Ceres é inferior …

“A reforma da floresta está para o Governo como o Alqueva esteve para Guterres”

O ministro da Agricultura compara as dificuldades de implementação da reforma da floresta às enfrentadas há 20 anos pelo projeto do Alqueva e apela à continuidade destas políticas com reflexos nas próximas décadas. “A reforma da …

Quase 4.000 idosos agredidos em três meses

Entre janeiro e março deste ano, a PSP identificou 3778 vítimas de agressão em 3684 casos de violência contra idosos, escreve o Jornal de Notícias. De acordo com o diário, que avançou com os números …

Benfica vence Sporting na negra e sagra-se campeão de futsal

O Benfica sagrou-se campeão nacional de futsal, ao bater em casa o Sporting, por 4-3, no quinto e último jogo da final, disputado no Pavilhão da Luz, em Lisboa. Raul Campos, que marcou por duas vezes …

Quimioterapia por spray é a nova esperança no tratamento de cancro

Hospitais franceses estão a testar um novo tratamento para cancro do estômago. A técnica desenvolvida em 2013 está agora a ser testada, mas os resultados são promissores. "A quimioterapia clássica era horrível… mas com este tratamento, …

As brilhantes "lágrimas azuis" dos mares chineses são tóxicas (e estão a crescer)

As luzes azuis que pintam os mares chineses, muitas vezes chamadas de "lágrimas azuis", podem ser vistas depois de escurecer em muitas praias da China e tornaram-se, recentemente, numa grande atração turística. Nas noites de verão, …

PCP teme maioria absoluta de Costa. Se o PS tiver "mãos livres", há risco de retrocesso

O secretário-geral do PCP afirmou este sábado que se o PS tiver “as mãos completamente livres”, o país corre o risco de retroceder nas conquistas dos direitos alcançados e as imposições de Bruxelas serão sempre …

No Japão, pilotar drones enquanto bêbado dá prisão

Os drones revolucionaram a fotografia, ajudaram na conservação, transportaram órgãos para transplantes e até já ajudaram em missões de busca e salvamento. Mas as máquinas voadoras controladas remotamente nem sempre são usadas para o bem. Também …