Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

António Cotrim / EPA

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho.

A confirmar-se este cenário, avançado este sábado pelo jornal espanhol El País que cita fontes comunitárias, os apoios chegariam cerca de um ano meio após o início da pandemia.

Segundo o Correio da Manhã, que cita o diário espanhol, em causa está um braço de ferro entre o Conselho e o Parlamento Europeu na ordem dos 39 mil milhões.



O PE quer adicionar esta verba e um mecanismo que permita suspender os subsídios a países que não respeitem as normas do estado de direito, ao passo que o CE rejeitar acrescentar o que quer que seja ao acordo, uma vez que estas alterações implicariam voltar a conversar e negociar novamente com os 27.

Os fundos não deverão estar disponíveis em janeiro do próximo ano, tal como pediam vários líderes europeus, mesmo que o CE e o PE cheguem rapidamente a acordo, uma vez que só a ratificação dos parlamentos levaria cerca de dois a três meses.

Se as previsões do jornal espanhol estiverem certas, os fundos chegarão durante o período de presidência portuguesa da União Europeia, que Portugal assume já em janeiro e durante um semestre, sucedendo à presidência da Alemanha.

É possível que Portugal venha a assumir um papel de mediador neste processo.

A UE prevê que Portugal vá receber 15,3 mil milhões de euros a fundo perdido da bazuka europeia, isto é, através de subvenções. O primeiro-ministro, António Costa, afastou inicialmente outros milhões através de empréstimos, mas no Plano de Recuperação e Resiliência entregue em Bruxelas, o Governo admite 4,3 mil milhões em empréstimos para investir na habitação, capitalizar empresas e comprar novos comboios.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Sporting tenta redenção em Dortmund, FC Porto recebe carrasco Liverpool

Sporting e FC Porto têm hoje duelos de elevado grau de dificuldade na segunda jornada da Liga dos Campeões de futebol, com os ‘leões’ a viajarem até Dortmund e os ‘dragões’ a receberem o Liverpool. Na …

Sem sucesso na Europa, Olunga é o diamante de Luís Castro (e leva sete golos em dois jogos)

Com uma passagem sem sucesso pelo Girona, Michael Olunga é um marcador prolífico na Ásia, onde é treinado por Luís Castro e onde leva sete golos em dois jogos. O jogo entre o Al-Duhail e o …

Nuno Freitas demite-se da presidência da CP

Nuno Freitas irá deixar o cargo de presidente da CP a 1 de outubro, sexta-feira. O engenheiro, que terminava o mandato dentro de três meses, pediu à tutela para sair mais cedo da empresa por …

Operação Marquês. MP entrega recurso, mas Sócrates diz que o prazo "excepcionalérrimo" já acabou

O prazo para o MP avançar com o recurso acabou no dia 23, mas os procuradores entregaram os documentos esta terça-feira, nos três dias úteis adicionais que geralmente são concedidos. No entanto, a defesa de …

Chegou ao fim a "missão espinhosa coroada de sucesso" da task force

A task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19 confirmou, esta terça-feira, o fim da missão no contexto da pandemia e a transição para um núcleo de coordenação. Tal como tinha sido avançado pelo …

Pizzi nunca jogou tão pouco como esta época

Nunca Pizzi jogou tão pouco como esta temporada ao serviço do SL Benfica. O médio era uma das peças mais importantes do plantel, mas tem vindo a perder relevância. "Ele não tem entrado tanto de início, …

Marcelo recusa crises políticas e defende discussão de reforma do Estado até às legislativas de 2023

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu esta segunda-feira que o país deve manter-se livre de crises políticas até 2023, mas considera difícil deixar de se fazer uma discussão sobre a reforma do …

Arqueólogos encontram o primeiro geoglifo do mundo em forma de touro

Um geoglifo em forma de touro foi encontrado num sítio arqueológico localizado no sul da Sibéria, informou o Instituto de História e Cultura Material da Academia de Ciências da Rússia. Apesar do touro ser um símbolo …

"O BE teve um mau resultado." Catarina Martins assume derrota, mas deixa aviso a Moedas

No day after, e já com a notícia consolidada da vitória de Carlos Moedas em Lisboa, Catarina Martins não hesitou em assumir a derrota do Bloco de Esquerda. Lisboa era a Câmara mais relevante para o …

Voto útil pode explicar vitória de Moedas (que precisa da esquerda para governar Lisboa)

Carlos Moedas está forçado a fazer acordos para governar a Câmara de Lisboa que tem uma maioria de esquerda de 10 vereadores contra 7 dos partidos à direita. O novo autarca da capital já disse …