Milhares protestam contra refugiados em Varsóvia, Bratislava e Praga

Filip Singer / EPA

Manifestação anti-refugiados em Praga, Repúblca Checa, 12 de Setembro 2015

Manifestação anti-refugiados em Praga, Repúblca Checa, 12 de Setembro 2015

Vários milhares de manifestantes anti-migrantes desfilaram hoje em Varsóvia, Bratislava e Praga, cujos Governos rejeitam as quotas obrigatórias de refugiados defendidas pela Alemanha e apoiadas pela Comissão Europeia.

Concentrações bastantes mais pequenas foram também organizadas nas capitais da Polónia, Eslováquia e República Checa pelos apoiantes do acolhimento aos refugiados, numa altura em que o Leste e o Ocidente da Europa se opõem nesta questão.

Em Varsóvia, cerca de 5.000 ativistas anti-migrantes saíram às ruas, brandindo cartazes nos quais se lia “O Islão é a Morte da Europa“, constatou a agência de notícias francesa AFP no local.

Apresentando-se antes de tudo como católicos que se opõem à entrada de muçulmanos, os manifestantes começaram o seu protesto com uma oração à Virgem Maria.

“Estamos aqui para que a nossa voz chegue ao Governo e que a decisão de acolher os muçulmanos seja abandonada”, declarou, a partir da plataforma de um camião, um dos organizadores, perante a multidão que aumentava.

A Polónia aceitou receber 2.000 refugiados, embora recuse a lógica das quotas.

Os apoiantes do acolhimento de migrantes, reunidos perto da Universidade de Varsóvia, eram cerca de cinco vezes menos numerosos.

“Welcome Refugees”, “A Polónia que pensa“, “Perguntemo-nos ‘como ajudar’ e não ‘se havemos de ajudar'”, lia-se em alguns cartazes.

A polícia polaca recusou-se a fazer uma estimativa do número de participantes nas duas manifestações.

Em Bratislava, cerca de 1.500 pessoas manifestaram-se ao início da tarde contra o acolhimento de migrantes, num protesto convocado pelo movimento anti-islâmico liderado por um militante de extrema-direita, Lukas Kopac, e apoiado pelo partido nacionalista Nossa Eslováquia.

O multiculturalismo é uma utopia, não abram as fronteiras”, lia-se numa faixa.

“Vocês não são bem-vindos, voltem para casa”, lia-se noutra.

Uma outra manifestação, batizada como “Apelo à Humanidade” e concentrando as pessoas a favor do acolhimento de refugiados, reuniu cerca de 500 participantes na capital eslovaca.

Em Praga, houve também duas manifestações – bastante maior a manifestação contra a receção de migrantes, com cerca de 800 participantes, segundo a polícia.

Mandem-nos para casa” e “Protejam as fronteiras”, lia-se nos seus cartazes, enquanto os oradores apelavam ao Governo para se demitir e ao país para sair da União Europeia, à qual aderiu em 2004.

Cerca de 200 apoiantes da abertura das fronteiras aos migrantes, reunidos nas proximidades, empunhavam faixas dando as boas-vindas aos refugiados: “a Migração não é um Crime“.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …

Afinal, Irão já não vai pedir ajuda para analisar caixas negras do avião

O Irão recuou na intenção de enviar para análise as gravações da caixa negra do avião ucraniano, que abateu acidentalmente na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais, revelou a agência noticiosa iraniana. Citado …

Bruno Fialho sucede a Marinho e Pinto na liderança do PDR

Bruno Fialho é o novo presidente do Partido Democrático Republicano (PDR), ao obter 75% dos votos na eleição deste sábado para escolher o sucessor de António Marinho e Pinto, que anunciou o abandono do cargo …

Legislador russo culpa "arma climática" dos EUA pelo inverno quente de Moscovo

Alexei Zhuravlyov, membro da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), culpou uma alegada "arma climática" secreta dos Estados Unidos pelas anómalas temperaturas que se fizeram sentir este inverno em Moscovo.  Em declarações à estação de …

Nova espécie de louva-a-deus empala as suas presas como se fossem fondue

O Carrikerella simpira, uma nova espécie de louva-a-deus, caça as suas presas perfurando-as de um lado ao outro com as suas patas em forma de tridente. Cientistas descobriram uma nova espécie de louva-a-deus com uma característica …

Astrónomos descobrem que o fósforo foi gerado na formação de estrelas

Astrónomos descobriram que o fósforo, elemento químico essencial à vida, se constituiu durante a formação de estrelas e sugerem que chegou à Terra através de cometas. Uma equipa de astrónomos detetou monóxido de fósforo na região …

Nova máquina repara e mantém fígados vivos fora do corpo humano durante uma semana

Um novo sistema consegue manter um fígado humano vivo fora do corpo durante sete dias, período no qual o órgão danificado pode ser reparado e preparado para o transplante. As tecnologias convencionais conseguem sustentar um fígado …

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …