Milhares de pessoas retiradas na Alemanha após descoberta de alegada bomba da II Guerra

Cerca de 14 mil pessoas foram este sábado retiradas em Gotinga, no centro da Alemanha, após ter sido descoberto, junto à estação de comboios, um objeto que poderá ser uma bomba da II Guerra Mundial, anunciaram as autoridades.

Caso se confirmem as suspeitas, o artefacto será ainda este sábado desativado, de forma controlada, acrescentaram. De acordo com as autoridades locais, citadas pela EFE, o processo, no qual participaram 700 operacionais, como bombeiros e policias, decorreu entre as 07h00 e as 11h00 locais (entre as 06h00 e 10h00 em Lisboa).

A deslocação das pessoas afetou também o transporte público municipal, com a alteração das rotas dos comboios e autocarros. O espaço aéreo também foi encerrado.

Já em 2010 tinha sido encontrado um artefacto da II Guerra Mundial nas imediações do local onde foi este sábado descoberto o novo objeto. Na altura, três pessoas morreram e outras duas ficaram feridas durante o processo de desativação da bomba.

Em junho, uma bomba da II Guerra Mundial explodiu num campo de milho junto à aldeia alemã de Limburg-Ahlbach, a noroeste de Frankfurt. O rebentamento deixou uma cratera com dez metros de largura e quatro de profundidade.

No mês seguinte, uma bomba da II Guerra Mundial foi encontrada nas fundações de um prédio junto ao edifício do Banco Central Europeu em Frankfurt, na Alemanha. Mais de 16 mil pessoas foram retiradas de suas casas.

Não é só na Alemanha que estas bombas são encontradas. Em fevereiro, em Paris, mais de mil moradores e trabalhadores foram evacuados, pois ir ser preciso fazer explodir uma bomba da II Guerra Mundial. O artefacto tinha sido encontrado num lugar de obras.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. ……em Portugal também acontece o mesmo, há uns tempos atrás foram descobertas várias supostas granadas numa praia……..só que ninguém ligou importância, há quem diga que fizeram confusão com “ovos de tubaroa”…..

RESPONDER

Cientistas descobriram o segredo das pessoas que vivem mais de 110 anos

A longevidade excecional, como a das pessoas chegam a viver mais de 110 anos, pode dever-se a determinados glóbulos brancos raros no seu sangue. Um grupo de investigadores do Instituto Riken e da Universidade de Keio, …

Polícia do Chile suspende uso de armas de ar comprimido como ferramenta antimotim

A polícia do Chile anunciou esta terça-feira a suspensão do uso armas de ar comprimido, que já provocou lesões oculares a mais de 200 manifestantes, dias depois de um relatório ter revelado que os projéteis …

Polícia holandesa encontra 25 pessoas escondidas em contentor frigorífico num cargueiro

A polícia holandesa localizou esta terça-feira 25 pessoas escondidas num contentor frigorífico numa embarcação que saiu do porto de Vlaardingen, perto de Roterdão, na Holanda, em direção ao Reino Unido, mas teve de regressar após …

É oficial: José Mourinho é o novo treinador do Tottenham

O treinador português José Mourinho, que estava no desemprego há quase um ano, é o sucessor do argentino Maurício Pochettino no comando do Tottenham, anunciou esta quarta-feira o 14.º classificado da Liga inglesa de futebol. Mourinho, …

Cientistas captam imagens extremamente raras de um peixe a devorar um tubarão inteiro

https://vimeo.com/374136378 Os tubarões são dos animais mais temidos nos oceanos, mas naquela que é uma verdadeira troca de papéis, um tubarão foi devorado por completo por um peixe das profundezas do mar. Um vídeo publicado pela US …

Há uma nova maneira de medir a gravidade da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova forma única de medir a gravidade da Terra. O método anterior envolvia medir a influência da gravidade nos átomos, rastreando a rapidez com que os átomos caíam. O problema …

Detetado pela primeira vez vapor de água na Europa, a lua de Júpiter

Uma equipa internacional de cientistas confirmou a presença de vapor de água na superfície de Europa, um dos quatro satélites naturais de Júpiter, revelou a agência espacial norte-americana (NASA). "Os elementos químicos essenciais (carbono, hidrogénio, …

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …