Milhares de pessoas peregrinam a pé em direcção a Fátima

José Gomes / Flickr

-

 

Milhares de pessoas caminham a pé em direção ao Santuário de Fátima para participarem na peregrinação internacional de 12 e 13 de maio, que será presidida pelo patriarca latino de Jerusalém, Fouad Twal.

O Serviço de Peregrinos do Santuário de Fátima prevê que até terça-feira, dia 13 de maio, 30 mil pessoas se desloquem a pé até ao maior templo mariano do país, tendo apoio, ao longo de vários percursos, de 1.750 voluntários distribuídos por 72 postos de assistência e, ainda, em diversas equipas itinerantes.

A GNR tem, também, desde segunda-feira, uma operação para garantir a segurança dos peregrinos que se deslocam a pé para Fátima.

Numa primeira fase, o policiamento será orientado para as estradas utilizadas pelos peregrinos que se deslocam a pé para Fátima e zonas envolventes ao santuário, enquanto na segunda fase a operação visa garantir a segurança dos fiéis naquela cidade.

Abertura oficial

A abertura oficial da peregrinação está marcada para as 18h30 de segunda-feira, na Capelinha das Aparições, encerrando com a missa, seguida da procissão do adeus, na manhã de terça-feira, no recinto do santuário.

Até à manhã de quinta-feira, inscreveram-se para a peregrinação 100 grupos de fiéis, oriundos de 24 países, sendo os mais representados Portugal, Itália, Polónia, Reino Unido e Alemanha.

Em entrevista à sala de imprensa do santuário, o patriarca latino de Jerusalém afirmou que Fátima “é um sinal incontestável do poder de Maria na história da humanidade”, adiantando que irá “apresentar a Nossa Senhora as súplicas dos seus filhos do Médio Oriente e as dos seus filhos de todo o mundo” e pedir “pelas necessidades dos cristãos e de todos os habitantes da sua pátria, a Terra Santa”.

Fouad Twal adiantou que nesta ocasião deseja, também, “chamar todos os cristãos do mundo e todos os bispos a sentirem-se corresponsáveis pela comunidade cristã da Terra Santa e por todo o Médio Oriente, pela sua existência e pelo seu futuro”.

Sobre a visita do papa à Terra Santa, de 24 a 26 de maio, o patriarca salientou que Francisco se desloca “como peregrino da paz e da unidade” e pediu, como gestos concretos para assinalar a visita do chefe de Estado do Vaticano, “liberdade total de acesso aos locais sagrados para todos os crentes das diferentes comunidades” e “liberdade para que as famílias, aquelas que vivem separadas pelo muro, possam encontrar-se com os seus”.

Destacando que “o Médio Oriente está em chamas”, Fouad Twal referiu, na mesma entrevista, que o mundo “não encontrará a paz nem a graça se não se esforçar por colocar em prática o que Nossa Senhora pediu, conversão, oração, sacrifício, reparação”.

Papa Francisco visita Terra Santa

A 5 de janeiro, o papa Francisco anunciou a viagem à Terra Santa, numa peregrinação que inclui Belém, Jerusalém e também Amã, capital da Jordânia.

“O objetivo principal será o de comemorar o histórico encontro entre o papa Paulo VI e o patriarca Atenágoras (de Constantinopla), que teve lugar exatamente a 5 de janeiro de há 50 anos”, disse o papa.

Já este mês, o Vaticano anunciou que um rabino e um professor muçulmano, os dois da Argentina, vão acompanhar o papa nesta viagem.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …