Milhares de funcionários públicos protestam em Lisboa

Julien Lagarde / Flickr

-

Alguns milhares de trabalhadores da Administração Pública estão hoje a desfilar rumo à Assembleia da República, em Lisboa, em protesto contra as políticas aplicadas ao setor e a exigir a demissão do Governo.

No dia em que a maioria aprovou, na generalidade, a proposta do Orçamento do Estado para 2015 (OE2015), os funcionários públicos saíram à rua para contestar a manutenção dos cortes salariais, o aumento do horário de trabalho e a privatização de serviços do Estado.

“Passos ladrão, 35 horas sim, 40 horas não”, “Não e não ao roubo nos salários” e “Só a demissão é solução” são algumas das palavras de ordem entoadas pelos manifestantes para ilustrar os motivos desta ação de luta, convocada pela Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública, filiada na CGTP.

À cabeça da manifestação seguem a coordenadora da Frente Comum, Ana Avoila, o secretário-geral da Federação Nacional de Professores (FENPROF), Mário Nogueira, e o secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos.

Em declarações à agência Lusa, Ana Avoila afirmou que “a significativa adesão ao protesto está a corresponder às expetativas” e levou ao encerramento de “muitas dezenas de escolas e de serviços de cultura”.

Entre as bandeiras sindicais, que dão alguma cor ao desfile, destacam-se algumas negras em sinal de luto pelos serviços públicos.

A coordenadora da Frente Comum disse ainda que a manifestação tem como objetivo responder às medidas de austeridade aplicadas pelo Governo ao longo da legislatura, repudiar a sua política e exigir a sua demissão.

A manifestação nacional da função pública, que partiu do Marquês de Pombal pelas 15h30 rumo à Assembleia da República, conta com a participação de trabalhadores da administração local e central de todo o país.

A Frente Comum emitiu o habitual pré-aviso de greve para dar cobertura legal aos trabalhadores que se deslocaram a Lisboa para participarem no protesto.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …

Reportado o primeiro caso de parkinsonismo após infeção de covid-19

Um homem de 45 anos de Israel revelou sintomas da doença de Parkinson (parkinsonismo) logo depois de ter sido infetado com a covid-19. Tal como frisa o portal IFL Science, os vírus foram já muitas …

Pico da segunda vaga em Portugal poderá ser no início de outubro

Um estudo, publicado esta quarta-feira, indica que o pico da segunda vaga em Portugal poderá acontecer no início de outubro, na semana entre 5 e 11 de outubro.  De acordo com a rádio Renascença, previsões da consultora …

Ex-membro dos Panteras Negras vai ser libertado após 49 anos de prisão

Um ex-membro do Partido dos Panteras Negras, que está na prisão há quase meio século, vai finalmente conseguir a sua liberdade, depois de um conselho de liberdade condicional de Nova York ordenar a sua libertação. Jalil …