A partir do próximo domingo, vai ser proibido circular de automóvel em Milão. A cidade italiana está também a ponderar impedir o fumo de tabaco ao ar livre.
Milão regista um alto nível de poluição do ar. Por esse motivo, a cidade italiana decidiu proibir, a partir do próximo domingo, a circulação de automóveis. Além disso, está a pensar impedir o fumo de tabaco ao ar livre, mais especificamente nas paragens de transportes públicos, avança a AFP.
No próximo domingo, os automóveis vão parar de circular das 10h00 às 18h00 locais, ainda que algumas ruas permaneçam abertas ao tráfego para permitir o acesso ao estádio de San Siro.
A medida não agrada a todos. Beppe Sala, autarca de Milão, reconheceu que a iniciativa não vai solucionar o problema da poluição, uma vez que se trata de uma “proposta a longo prazo”.
O governante referiu ainda que o problema da poluição tem piorado com o recurso crescente a veículos motorizados e a sistemas de aquecimento. Sala pediu aos habitantes para usarem carros mais favoráveis à natureza, além de colaborarem para que o ar se torne mais limpo.
Propôs ainda a proibição de fumar nas paragens de transportes públicos, um assunto considerado controverso. A proposta, que tem como objetivo a completa proibição de fumar ao ar livre na cidade até 2030, será votada pela câmara municipal em março.