Milagre católico com 627 anos falhou este ano (e isso anuncia tragédias)

MachidiPace / Twitter

O Sangue de São Januário é guardado num frasco histórico, e liquefaz-se quando a relíquia é aberta

O Sangue de São Januário é guardado num frasco histórico, e liquefaz-se quando a relíquia é aberta

O milagre de São Januário, que se repete há 627 anos numa catedral de Nápoles, na Itália, este ano não aconteceu. O sangue do santo, que é guardado dentro de um frasco histórico, não se liquefez.

São Januário foi um bispo de Nápoles que, por volta do ano 305, foi martirizado durante uma perseguição.

O seu sangue é mantido numa ampola de vidro e é aberto três vezes por ano: a 19 de setembro, 16 de dezembro e no sábado antes do primeiro domingo de maio.

Quando a ampola é aberta, o sangue liquefaz-se, fenómeno que é considerado um “milagre laico”, o Milagre de São Januário, que ocorre regularmente desde 1389.

Segundo reza o milagre, o sangue liquefaz-se a 16 de dezembro porque, nessa data, em 1631, o santo conseguiu que a cidade não fosse afetada pela erupção do vulcão Vesúvio.

Mas, segundo o jornal local La Stampa, no dia 16 de dezembro deste ano, quando o monsenhor Vincenzo de Gregorio, abade da capela e guardião da relíquia, a colocou na vitrine em frente aos fieis, o sangue de São Januário não se liquefez.

Quando o milagre não aconteceu, monsenhor de Gregorio manteve a calma. “Não devemos pensar sobre desastres e calamidades. Nós somos homens de fé e temos que continuar a orar”, disse o abade.

A falha do milagre é uma previsão de tragédias, estando ligada a momentos adversos da cidade ou do mundo: a chegada de uma epidemia de cólera em 1973, o terramoto na região de Irpinia, em 1980, o começo da Segunda Guerra Mundial, em 1939; a ida da Itália à Guerra em 1940; e a ocupação do país pelos nazistas, em 1943.

Em 2015, o milagre repetiu-se todas as vezes – inclusivamente quando o Papa Francisco visitou a capela, em março, data em que geralmente o sangue não é aberto.

ZAP // Fala RN

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Todos sabemos que um dia morremos, mas nem por isso nos encostamos a espera que aconteça. Vivemos a vida o melhor que podemos. Então que tal ter essa postura perante a “possibilidade” de tragedias que não temos poder de evitar ? Já em relação às que podemos evitar, devemos meter mãos à obra e não esperar que sejam os outros a dar o primeiro passo !!!

  2. Vamos lá ver, tragédias, infelizmente, têm acontecido todos os anos. Por exemplo, o atentado em Berlim, os terremotos que assolaram este ano a Itália, etc., etc.. Já sabemos de antemão que 2017 também trará as suas desgraças, mas o melhor e focarmos a nossa atenção em tudo o que de bom também acontece e sobretudo naquilo de bom que podemos fazer acontecer. Boas Festas!

  3. Ainda existirem tantas pessoas que acreditam nestas tretas é que deveria ser considerado um milagre!
    Milagre, milagre era esta gente ganhar juízo e crescerem, que já se faz tarde.

  4. é um aviso de amor ,de um pai que nos ama.mas nós que só temos ódio nos nossos corações ,só o criticamos,e não o amamos.porque queremos, um deus á nossa maneira .por favor acordemos nós estamos a auto-destruir-munos ,ao ir decontra ele . por ele já nos dei tantas provas do seu amor por nós ,e da sua existéncia. feliz natal

  5. É simplesmente incrível como certas pessoas querem ardentemente retirar Deus da história! Querem que os outros acreditem na filosofia materialista deles, e então até faltam ao respeito, apelidando-nos a nós que temos fé, de malucos, de pobres de espírito, de ingénuos que acreditam em contos de fadas, de não terem tempo para nos aturar, de charlatices, etc… Primeiro, nós não precisamos absolutamente que ninguém nos ature, somos bem mais completos do que qualquer ateu, pois consideramos importante, também, a parte espiritual do nosso ser! Segundo, esquecem-se que quem fundou as primeiras universidades foi a Igreja Católica, ou seja: Os “charlatães” da Igreja Católica! Esquecem-se ou nunca o souberam, que os grandes arautos da cultura, os mais cultos e sábios, nunca foram os materialistas, sejam eles de que politica forem. Os maiores sábios sempre saíram da Igreja Católica. Vocês que ignoram isso, e têm tanto ódio dos crentes e de Deus, olhem para dentro da vossa consciência, sem pedirem autorização aos vossos lideres, deixem-se de sabedorias adquiridas e vão estudar a sério a História da Igreja Católica, da Salvação e a Bíblia.

RESPONDER

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …

A máfia italiana tem uma nova arma de recrutamento: o TikTok

Os jovens membros da Camorra, organização criminosa aliada à máfia siciliana, estão a recorrer ao TikTok para divulgar o seu estilo de vida e recrutar novos membros. Em maio, um vídeo foi publicado no TikTok que …

Os três segredos para ter um bom sistema imunológico são gratuitos, avisa Fauci

Manter o sistema imunológico saudável é um dos fatores-chave para lidar com a covid-19, o que não implica necessariamente a toma de suplementos vitamínicos. Há uns tempos, quando confrontado com o facto de a atriz Jennifer …

Pinguim encontrado morto no Brasil com uma máscara inteira no estômago

Um espécime de pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foi encontrado morto numa popular praia brasileira e a autópsia ao corpo revelou que o animal tinha no seu estômago uma máscara de proteção facial N95. O animal foi …

Trump quer restabelecer sanções ao Irão. ONU rejeita apoiar posição norte-americana

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse que somente apoiará a restituição de sanções ao Irão, exigidas pelos Estados Unidos (EUA), se receber luz verde do Conselho de Segurança. Numa carta dirigida …

Designer holandês desenvolve "caixão vivo" feito com fibras de fungos

Um corpo humano pode demorar cerca de uma década a decompor-se dentro de um caixão. Com o Living Cocoon, o tempo é reduzido para dois ou três anos. Bob Hendrikx, biodesigner fundador da Loop, desenvolveu e …

Relógio em Nova Iorque mostra o tempo restante para reverter efeitos do aquecimento global

O Metronome, icónico relógio digital de Nova Iorque, deixou de mostrar o tempo do dia-a-dia e mostra agora o tempo restante que o nosso planeta tem para reverter os efeitos do aquecimento global. O relógio digital …