Milagre católico com 627 anos falhou este ano (e isso anuncia tragédias)

MachidiPace / Twitter

O Sangue de São Januário é guardado num frasco histórico, e liquefaz-se quando a relíquia é aberta

O Sangue de São Januário é guardado num frasco histórico, e liquefaz-se quando a relíquia é aberta

O milagre de São Januário, que se repete há 627 anos numa catedral de Nápoles, na Itália, este ano não aconteceu. O sangue do santo, que é guardado dentro de um frasco histórico, não se liquefez.

São Januário foi um bispo de Nápoles que, por volta do ano 305, foi martirizado durante uma perseguição.

O seu sangue é mantido numa ampola de vidro e é aberto três vezes por ano: a 19 de setembro, 16 de dezembro e no sábado antes do primeiro domingo de maio.

Quando a ampola é aberta, o sangue liquefaz-se, fenómeno que é considerado um “milagre laico”, o Milagre de São Januário, que ocorre regularmente desde 1389.

Segundo reza o milagre, o sangue liquefaz-se a 16 de dezembro porque, nessa data, em 1631, o santo conseguiu que a cidade não fosse afetada pela erupção do vulcão Vesúvio.

Mas, segundo o jornal local La Stampa, no dia 16 de dezembro deste ano, quando o monsenhor Vincenzo de Gregorio, abade da capela e guardião da relíquia, a colocou na vitrine em frente aos fieis, o sangue de São Januário não se liquefez.

Quando o milagre não aconteceu, monsenhor de Gregorio manteve a calma. “Não devemos pensar sobre desastres e calamidades. Nós somos homens de fé e temos que continuar a orar”, disse o abade.

A falha do milagre é uma previsão de tragédias, estando ligada a momentos adversos da cidade ou do mundo: a chegada de uma epidemia de cólera em 1973, o terramoto na região de Irpinia, em 1980, o começo da Segunda Guerra Mundial, em 1939; a ida da Itália à Guerra em 1940; e a ocupação do país pelos nazistas, em 1943.

Em 2015, o milagre repetiu-se todas as vezes – inclusivamente quando o Papa Francisco visitou a capela, em março, data em que geralmente o sangue não é aberto.

Avatar ZAP // Fala RN

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Todos sabemos que um dia morremos, mas nem por isso nos encostamos a espera que aconteça. Vivemos a vida o melhor que podemos. Então que tal ter essa postura perante a “possibilidade” de tragedias que não temos poder de evitar ? Já em relação às que podemos evitar, devemos meter mãos à obra e não esperar que sejam os outros a dar o primeiro passo !!!

  2. Vamos lá ver, tragédias, infelizmente, têm acontecido todos os anos. Por exemplo, o atentado em Berlim, os terremotos que assolaram este ano a Itália, etc., etc.. Já sabemos de antemão que 2017 também trará as suas desgraças, mas o melhor e focarmos a nossa atenção em tudo o que de bom também acontece e sobretudo naquilo de bom que podemos fazer acontecer. Boas Festas!

  3. Ainda existirem tantas pessoas que acreditam nestas tretas é que deveria ser considerado um milagre!
    Milagre, milagre era esta gente ganhar juízo e crescerem, que já se faz tarde.

  4. é um aviso de amor ,de um pai que nos ama.mas nós que só temos ódio nos nossos corações ,só o criticamos,e não o amamos.porque queremos, um deus á nossa maneira .por favor acordemos nós estamos a auto-destruir-munos ,ao ir decontra ele . por ele já nos dei tantas provas do seu amor por nós ,e da sua existéncia. feliz natal

  5. É simplesmente incrível como certas pessoas querem ardentemente retirar Deus da história! Querem que os outros acreditem na filosofia materialista deles, e então até faltam ao respeito, apelidando-nos a nós que temos fé, de malucos, de pobres de espírito, de ingénuos que acreditam em contos de fadas, de não terem tempo para nos aturar, de charlatices, etc… Primeiro, nós não precisamos absolutamente que ninguém nos ature, somos bem mais completos do que qualquer ateu, pois consideramos importante, também, a parte espiritual do nosso ser! Segundo, esquecem-se que quem fundou as primeiras universidades foi a Igreja Católica, ou seja: Os “charlatães” da Igreja Católica! Esquecem-se ou nunca o souberam, que os grandes arautos da cultura, os mais cultos e sábios, nunca foram os materialistas, sejam eles de que politica forem. Os maiores sábios sempre saíram da Igreja Católica. Vocês que ignoram isso, e têm tanto ódio dos crentes e de Deus, olhem para dentro da vossa consciência, sem pedirem autorização aos vossos lideres, deixem-se de sabedorias adquiridas e vão estudar a sério a História da Igreja Católica, da Salvação e a Bíblia.

RESPONDER

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …

Portugal em destaque na Reuters. "Enfermeiros querem salários, não aplausos"

"Exaustos na luta contra a covid-19, enfermeiros portugueses querem salário, não aplausos." Este é o título da peça da Reuters, publicada esta quarta-feira. Correspondentes da agência Reuters traçaram o cenário vivido atualmente pelos enfermeiros portugueses, que …

Chegou o Mate X2. O novo dobrável da Huawei muda a forma de guardar o ecrã

O novo smartphone da Huawei é dobrável. Porém, o X2 conta com mudanças na forma de dobrar e está equipado com uma nova dobradiça com design multidimensional. O equipamento vai chegar ao mercado chinês a …

"Dare mighty things." Detetives da Internet acreditam ter desvendado a mensagem secreta do paraquedas da Perseverance

A Internet, disfarçada de detetive, encontrou uma mensagem secreta no paraquedas que ajudou a Perseverance a pousar em Marte. Sem lupa nem gabardina: o mundo está concentrado na jornada do rover da NASA e os detetives …