Desde o início do ano, há mais de mil novos nomes na lista de pedófilos

SXC

Mais de mil novos nomes entraram para o registo de identificação criminal de condenados pela prática de crimes contra a autodeteminação e liberdade sexual de menores.

O Jornal de Notícias cita dados do Ministério da Justiça para justificar que, desde 1 de janeiro até ao final de agosto, o registo de identificação criminal de condenados pela prática de crimes contra a autodeteminação e liberdade sexual de menores conta com 1.096 registos.

Estes nomes juntam-se aos 1.261 que tinham entrado durante o ano de 2016. No total, a base de dados criada pelo Governo de Passos Coelho conta 5.487 referências a condenados por crimes sexuais relacionados com menores.

Este número é inferior ao de novembro do ano passado, altura em que se contavam 5.739 nomes, o que o Ministério da Justiça explica com a retirada dos nomes cujo prazo de permanência naquela lista foi atingido.

Consoante a gravidade dos crimes, esses limites máximos são de cinco anos, 10, 15 ou 20. “O número de registos varia, em cada momento, em função destes dois fatores: os registos criados e os registos entretanto cancelados”, explicou o Ministério.

Segundo o mesmo jornal, os pais de crianças não têm acesso aos nomes ou moradas dos registos na lista.

Já em março de 2015, o Governo aprovou uma proposta de lei que estabelecia então “a criação de um registo de identificação criminal de condenados por crimes contra a autodeterminação sexual e a liberdade sexual de menores”, mas deixou ao cargo da polícia a divulgação ou não dos nomes que constam na lista.

Segundo o secretário de Estado da Justiça, António Costa Moura, foi proposto que quem exerce responsabilidades parentais pudesse perguntar às autoridades policiais da sua área de residência, “com fundamento em situações concretas”, se determinada pessoa consta ou não daquela base de dados, que “é diretamente acessível às autoridades policiais e judiciárias” e também “aos serviços de reinserção social e às comissões de proteção de crianças e jovens”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …

Roubar aos ricos para dar aos pobres. Misterioso grupo de hackers desviou dinheiro para doar à caridade

Um misterioso grupo de hackers, conhecidos como hackers Darkside, doou dinheiro a duas instituições de caridade - mas esse dinheiro foi roubado pelo mesmo grupo a grandes corporações através de um ataque de ransomware. Quase podia …