Desde o início do ano, há mais de mil novos nomes na lista de pedófilos

SXC

Mais de mil novos nomes entraram para o registo de identificação criminal de condenados pela prática de crimes contra a autodeteminação e liberdade sexual de menores.

O Jornal de Notícias cita dados do Ministério da Justiça para justificar que, desde 1 de janeiro até ao final de agosto, o registo de identificação criminal de condenados pela prática de crimes contra a autodeteminação e liberdade sexual de menores conta com 1.096 registos.

Estes nomes juntam-se aos 1.261 que tinham entrado durante o ano de 2016. No total, a base de dados criada pelo Governo de Passos Coelho conta 5.487 referências a condenados por crimes sexuais relacionados com menores.

Este número é inferior ao de novembro do ano passado, altura em que se contavam 5.739 nomes, o que o Ministério da Justiça explica com a retirada dos nomes cujo prazo de permanência naquela lista foi atingido.

Consoante a gravidade dos crimes, esses limites máximos são de cinco anos, 10, 15 ou 20. “O número de registos varia, em cada momento, em função destes dois fatores: os registos criados e os registos entretanto cancelados”, explicou o Ministério.

Segundo o mesmo jornal, os pais de crianças não têm acesso aos nomes ou moradas dos registos na lista.

Já em março de 2015, o Governo aprovou uma proposta de lei que estabelecia então “a criação de um registo de identificação criminal de condenados por crimes contra a autodeterminação sexual e a liberdade sexual de menores”, mas deixou ao cargo da polícia a divulgação ou não dos nomes que constam na lista.

Segundo o secretário de Estado da Justiça, António Costa Moura, foi proposto que quem exerce responsabilidades parentais pudesse perguntar às autoridades policiais da sua área de residência, “com fundamento em situações concretas”, se determinada pessoa consta ou não daquela base de dados, que “é diretamente acessível às autoridades policiais e judiciárias” e também “aos serviços de reinserção social e às comissões de proteção de crianças e jovens”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

ADN herdado dos neandertais pode aumentar o risco de covid-19

Uma nova investigação concluiu que um segmento de ADN herdado dos neandertais presente em alguns humanos pode aumentar o risco de covid-19. De acordo com o estudo levado a cabo por cientistas da Alemanha e …

Ricardo Salgado vai ser acusado de liderar organização criminosa dentro do BES

O Ministério Público (MP) prepara-se para acusar Ricardo Salgado de liderar uma associação criminosa enquanto esteve à frente do Grupo Espírito Santo (GES), avança o jornal Público este sábado. De acordo com o matutino, esta …

FC Pingzau: O clube que sonha com a Champions e que também pode ser seu por 500 euros

Deter parte de um clube com aspirações à Liga dos Campeões é possível e já pode fazê-lo por apenas 500 euros.O FC Pingzau é o clube austríaco detido por adeptos com o objetivo de chegar …

Uma pitada de poeira de rocha pode ajudar a evitar alterações climáticas catastróficas

O uso de poeira de rocha na agricultura traz não só vantagens para a colheita, mas também para o ambiente. Esta técnica permite uma remoção eficiente do dióxido de carbono. Espalhar poeira de rocha nos terrenos …

ANA avança com plano de "saídas voluntárias"

A ANA, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com "um plano de saídas voluntárias", no âmbito do redimensionamento das equipas. A ANA - Aeroportos de Portugal, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com “um plano de …

Cientistas detetaram estranhos objetos astronómicos circulares (e não fazem ideia do que são)

Recorrendo a telescópios, uma equipa de astrofísicos detetou quatro estranhos objetos astronómicos. Foram encontrados nos comprimentos de onda de rádio e são circulares e mais brilhantes do que as suas bordas. Estes estranhos e inesperados …

Especialista alerta sobre possíveis vírus extraterrestres que podem chegar à Terra em futuras missões

O cientista e antigo colaborador da NASA Scott Hubbard alertou para a possível chegada de vírus extraterrestres à Terra em futuras missões espaciais, notando que o interesse pela exploração do Espaço tem aumentado. O antigo …

Covid-19. A morada e a cor da pele são um fator de risco no Brasil

Enquanto que na Europa a idade é um fator de risco da covid-19, no Brasil, o sítio onde moram e a cor da sua pele definem essa fronteira entre os que têm maior ou menor …

Lagos dos Estados Unidos estão a ficar cobertos de verde. Nem os mais remotos escapam

Vários lagos montanhosos dos Estados Unidos estão a tornar-se verdes devido ao crescimento de algas que prosperam por causa das alterações climáticas, concluiu um estudo conduzido por cientistas da Universidade do Colorado. De acordo com a …

No Algarve, metade dos casos de infeção resultaram de transmissão social

Um estudo apresentado na última reunião do Infarmed, em Lisboa, veio estabelecer uma relação entre a propagação do vírus no Algarve e o fator social. De acordo com o estudo, apresentado na última reunião do Infarmed, …