Governo aprova base de dados de pedófilos, mas será a polícia a decidir a divulgação dos nomes

O Governo aprovou esta quinta-feira uma proposta de lei que estabelece “a criação de um registo de identificação criminal de condenados por crimes contra a autodeterminação sexual e a liberdade sexual de menores”, que seguirá para o Parlamento.

Segundo o secretário de Estado da Justiça, António Costa Moura, é proposto que quem exerce responsabilidades parentais possa perguntar às autoridades policiais da sua área de residência, “com fundamento em situações concretas“, se determinada pessoa consta ou não daquela base de dados, que “será diretamente acessível às autoridades policiais e judiciárias” e também “aos serviços de reinserção social e às comissões de proteção de crianças e jovens”.

A plataforma terá o registo da informação dos condenados por abusos sexuais de menores, assim como a sua idade e local de residência Contudo, quem consultar esta lista fica obrigado a sigilo.

De acordo com a Rádio Renascença, a medida propunha ainda que os infratores sejam proibidos de exercer funções que impliquem o contacto próximo com menores, e que sejam também impedidos de adotar, acolher ou apadrinhar um menor. Esta proibição poderá variar entre 5 a 20 anos.

 

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, conversa com o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues

Marcelo pediu e Ferro esteve atento. Esquerda prefere um novo OE e Presidente tem um dilema em mãos

Marcelo Rebelo de Sousa pediu ao presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, para ir acompanhando e informando o chefe de Estado sobre a situação no Parlamento, face a um eventual chumbo do OE2022. …

Com novo Orçamento pendurado, Portugal pode ficar meio ano em duodécimos

António Costa diz que não se demite, nem com o chumbo do Orçamento, e admitiu governar o país em duodécimos até junho. Face a um eventual chumbo do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), avizinha-se um …

O óvulo humano é 10 milhões de vezes maior que o espermatozoide. Agora, já sabemos porquê

A evolução levou a que a maioria das espécies deixassem de ser isogâmicas — com gametas semelhantes entre os dois sexos — e passassem a ser heterogâmicas, o que ajuda a explicar a diferença nos …

Jair Bolsonaro, Presidente do Brasil

Senadores aprovam relatório e pedem o indiciamento de Bolsonaro

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investigou no Senado brasileiro a gestão da covid-19, aprovou o relatório final, esta terça-feira, e pediu 80 indiciamentos por crimes durante a pandemia, entre eles do Presidente. Por sete …

PM sudanês deposto levado para casa após ter sido detido em "golpe de Estado"

Países pertencentes ao Conselho de Segurança da ONU não conseguem chegar a um consenso relativamente à condenação do golpe, já que alguns, como a Rússia, não o reconhecem. O primeiro-ministro sudanês deposto, Abdallah Hamdok, foi levado …

Marcelo defende que "a força das democracias está nos moderados" e pede convergências

Chefe de Estado quer evitar cenários como os vividos no final da I Guerra Mundial e após a Gripe Espanhola, onde, entende, se quis viver em pouco tempo e de forma eufórica o que se …

Um tubo de lava incandescente de um vulcão submarino

A maior erupção subaquática já registada deu à luz um enorme vulcão

Em 2018, a maior erupção subaquática alguma vez registada deu à luz um "bebé" gigante: um enorme vulcão do tamanho de um arranha-céus. Os cientistas descobriram um vulcão de 820 metros de altura no Oceano Índico …

Encontrados sinais do primeiro planeta fora da Via Láctea

Uma equipa de astrónomos acredita ter encontrado provas da existência de um planeta em Messier 51, o primeiro fora da Via Láctea. O telescópio Chandra X-Ray, da NASA, descobriu indícios do novo planeta na galáxia Messier …

Delphi é uma Inteligência Artificial que dá conselhos éticos — mas mostrou ser racista

Delphi é uma Inteligência Artificial que responde a utilizadores, ajudando a resolver dilemas éticos. No entanto, em algumas respostas mostrou ser racista e machista. A vida é um jogo de decisões, em que nem sempre sabemos …

Entre "bomba atómica" e "cozinhado" de última hora, Marcelo recebeu Rangel (para irritação de Rio)

O Presidente da República recebeu Paulo Rangel numa altura em que tenta ainda "cozinhar" um entendimento de última hora para aprovação do Orçamento de Estado para 2022, de modo a evitar a "bomba atómica" da …