Os co-fundadores da Microsoft começaram a planear a sucessão do presidente Steve Ballmer, que já anunciou a sua saída nos próximos meses. Bill Gates, em entrevista ao Financial Times, revelou que espera gastar um tempo considerável a trabalhar com o próximo presidente. Não ficou claro, contudo, na entrevista, se o conselho da Microsoft pediu ajuda a Gates.
Gates revelou também que gasta mais do que um dia por semana nos negócios da empresa, como planeado em 2008, quando deixou de se dedicar a tempo inteiro à Microsoft.
Também ao Financial Times, Paul Ghaffari, director da Vulcan Capital, empresa de investimentos do co-fundador da Microsoft Paul Allen, afirmou que o próximo presidente da Microsoft terá que considerar fazer spin-offs de algumas áreas de negócio, principalmente no que se refere à publicidade online, ao motor de busca Bing e à unidade de videojogos Xbox.
Segundo Ghaffari, “a esmagadora maioria das receitas da Microsoft foram geradas por vendas de software e serviços aos consumidores”.
Muitos investidores partilham esta visão, mas a Microsoft contrapõe que os negócios funcionam melhor juntos do que separados.
Na frente da corrida para novo presidente da empresa, são falados os nomes de Alan Mulally, da Ford, e Stephen Elop, da Nokia, adquirida recentemente pela Microsoft.
Steve Ballmer já fez o discurso de despedida Microsoft – a chorar
Steve Ballmer, um dos primeiros funcionários da Microsoft, foi nomeado presidente em janeiro de 2000, sucedendo ao carismático fundador Bill Gates. Depois de anunciar em Agosto a sua saída, aproveitou a reunião anual de funcionários da Microsoft, realizada na KeyArena de Seattle no passado dia 28, para fazer um emocionado discurso de despedida.
Perante as mais de 13 mil pessoas presentes e as 25 mil que acompanharam o evento pela internet, Ballmer foi igual a si próprio. “Vão fundo! Vocês trabalham para a maior empresa do mundo”, exortou. E não conseguindo conter as emoções, chorou, despedindo-se ao som de ‘The Time of My Life’.
Veja aqui o vídeo da despedida:
Ballmer thanks Microsoft Employees in farewell address
ZAP/MA com AE/Dow Jones Newswire.