Microsoft anuncia a sua própria distribuição Linux

The Register

Microsoft <3 Linux

Microsoft <3 Linux

Não leu errado, não é uma gralha, nem é 1º de Abril: a Microsoft anunciou ter criado a sua própria distribuição Linux, para utilizar nos servidores Azure da empresa.

Segundo o The Register, o Linux da Microsoft foi desenvolvido a pensar nos seus servidores Azure, a plataforma de computação em nuvem mantida pela empresa

A Microsoft apresenta a sua distribuição do sistema operativo de código aberto como “um sistema modular multi-plataforma para datacenter networking, construído sobre Linux”.

A distribuição Linux da Microsoft é uma incursão da empresa de Redmond na construção do seu próprio software para dispositivos de rede.

“Na Microsoft, acreditamos que há muitas excelentes plataformas de hardware disponíveis no mercado”, diz Kamala Subramaniam, principal architect da Azure Networking .

“A ideia é termos uma concorrência saudável com outras plataformas, aumentado a velocidade e reduzindo custos”, acrescenta a responsável no blog de divulgação da plataforma, que se vai chamar  Azure Cloud Switch.

Segundo Subramanian, a plataforma foi construída de forma a permitir uma maior velocidade em hardwares diferenciados, e também uma maior agilidade na correcção de eventuais problemas.

Não foram apresentados grandes detalhes acerca da estratégia da Microsoft, mas a decisão de usar Linux, pela primeira vez, revela que o CEO da empresa, Satya Nadella, está a imprimir uma mudança drástica na direcção da empresa.

Com efeito, há bem pouco tempo seria simplesmente impensável ver a Microsoft prescindir do seu incontornável Windows – apenas para ter um produto de maior qualidade.

ZAP / Espírito Livre

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Abel montou uma "equipa pequena, a jogar sempre com receio"

Opinião proveniente do Brasil lamenta a forma como o campeão sul-americano se apresenta em campo. É campeão sul-americano, por ter vencido a última Copa Libertadores, está a um jogo de estar novamente na final da Libertadores …

Pandemia com tendência decrescente nos serviços de saúde e na mortalidade

Portugal regista uma situação pandémica de “intensidade moderada”, mas com uma tendência decrescente da pressão sobre os serviços de saúde e na mortalidade associada à covid-19, refere o relatório das “linhas vermelhas” hoje divulgado. Segundo a …

Vacinas da gripe vão ser dadas nos centros de vacinação covid-19

Os centros de vacinação usados para administrar as vacinas contra a covid-19 vão também passar a ser usados para vacinar contra a gripe. Numa nota enviada às redações, a task force anunciou que os centros de …

Irmã de Kim Jong-un diz que acabar com a Guerra da Coreia é uma "ideia admirável"

Esta sexta-feira, Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, disse que o país está disposto a retomar as conversações com a Coreia do Sul se o vizinho não provocar o Norte com políticas hostis. Ri …

"Que se lixe o Congresso", diz líder do CDS

O líder centrista Francisco Rodrigues dos Santos disse não estar "minimamente preocupado" nem "concentrado em táticas para congressos internos". O presidente do CDS disse esta sexta-feira que não está “minimamente preocupado” com a próxima reunião magna …

Detidos CEO e chairman do grupo HNA, antigo acionista da TAP

Chen Feng e Tan Xiangdon, o chairmain e o CEO do grupo HNA, que já deteve uma participação na TAP, foram detidos esta sexta-feira.  O chairmain e o CEO do grupo HNA terão sido detidos na …

OMS inclui mais dois medicamentos nas recomendações para tratamento

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acrescentou na quinta-feira dois medicamentos à lista de fármacos admitidos para tratamento da covid-19 e pediu à farmacêutica que os produz para baixar os preços e levantar as patentes. O …

Puigdemont em liberdade, mas com proibição de sair da Sardenha

O Tribunal de Recurso de Sassari decidiu, esta sexta-feira, deixar em liberdade o ex-presidente catalão Carles Puigdemont. Enquanto decorrer o processo judicial, não pode sair da ilha italiana. Carles Puigdemont saiu em liberdade esta sexta-feira, depois …

Centenas de pessoas protestam em Barcelona contra a prisão de Puigdemont em Itália

Centenas de pessoas reuniram-se próximo do consulado italiano em Barcelona em protesto contra a prisão de Carles Puigdemont. Centenas de pessoas reuniram-se esta sexta-feira próximo do consulado italiano em Barcelona, guardado por um forte dispositivo da …

Portugal com mais 9 mortes e 757 casos de covid-19

Portugal registou 757 novos casos e nove mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …