Portugal tem duas novas estrelas Michelin: 100 Maneiras e Eneko Lisboa

2

(dr) TVI / Divulgação

Os restaurantes lisboetas “100 Maneiras” e “Eneko Lisboa” foram distinguidos com uma estrela do Guia Michelin, enquanto o “São Gabriel”, em Almancil, perdeu a estrela que detinha, por ter fechado no final de 2019.

As duas novas estrelas para estes dois restaurantes de Lisboa são as novidades portuguesas do Guia Michelin Espanha e Portugal 2021, anunciado na noite desta segunda-feira numa cerimónia virtual a partir de Madrid.

Portugal passa a contar, assim, com um total de sete restaurantes com duas estrelas (‘cozinha excecional, merece o desvio’) e 21 com uma estrela (‘cozinha de grande nível, compensa parar’), mais um do que na edição de 2020.

O restaurante “100 Maneiras” é liderado pelo chef Ljubomir Stanisic que, no início deste mês, fez uma greve de fome de quase uma semana no âmbito do Movimento “Sobreviver a Pão e Água”, que pretendia ser recebido pelo Governo para debater soluções para o setor da restauração e similares, face ao impacto causado pela pandemia de covid-19.

“É uma conquista depois de um ano especialmente difícil, de carência, de luta, de fome. É um prémio que sabe a champanhe e caviar num ano de pão e água”, afirmou à agência Lusa Mónica Franco, mulher e assessora do chef.

Mónica Franco declarou que a distinção é “a realização de um sonho” e que a equipa está “muito emocionada”. O galardão, afirmou ainda, não é “uma aquisição apenas” do chef, mas de uma equipa: “Nenhum homem é uma ilha. Só juntos se fazem as coisas”.

O restaurante “Eneko Lisboa”, que abriu em setembro de 2019, também garantiu, assim, a sexta estrela Michelin ao chef basco Eneko Atxa. O estabelecimento na capital portuguesa “traz a filosofia” do “Azurmendi”, perto de Bilbau (três estrelas Michelin – ‘uma cozinha única, justifica a viagem’), proporcionando “boa comida com matizes locais”, como é descrito na página oficial do restaurante.

“Estou muito satisfeito com esta conquista, que é um raio de luz neste ano sombrio. Estou muito feliz, acima de tudo, por todas as pessoas que tornam o ‘Eneko Lisboa’ possível”, declarou o chef basco.

Quanto ao “São Gabriel”, sai do guia ibérico na sequência do seu encerramento, anunciado em novembro de 2019 pelo seu então responsável, o chef Leonel Pereira, devido à mudança de proprietários.

Portugal continua sem ter nenhum restaurante com a classificação máxima do Guia Michelin, que este ano também manteve o número de três estrelas em Espanha (11).

Entre as novidades no país vizinho, subiram à categoria das duas estrelas três restaurantes: “Bo.TiC” (Corçà, Girona), “Cinc Sentits” (Barcelona) e “Culler de Pau” (O Grove, Pontevedra) e 19 alcançaram a primeira estrela.

No total, o Guia Espanha e Portugal 2021 contempla 11 restaurantes com três estrelas (inalterados em relação a 2020), 38 com duas estrelas (três novos) e 203 com uma estrela (21 novos).

Noutra categoria do Guia Michelin, os ‘Bib Gourmand’ (uma ótima relação qualidade/preço), há cinco novidades em Portugal: “Avista” (Funchal), “CHECK-In Faro” (Faro), “O Javali” (Bragança), “O Frade” (Lisboa) e “Semea by Euskalduna” (Porto). No conjunto dos dois países, há 53 novos restaurantes nesta categoria, perfazendo um total de 300 estabelecimentos.

Há ainda 105 novos estabelecimentos que recebem a distinção ‘O Prato Michelin’, uma categoria lançada em 2017 e que “constata uma cozinha de qualidade e representa um reconhecimento do trabalho e serviço oferecido nessa casa”. No total, há 880 restaurantes na Península Ibérica com esta classificação.

A gala de apresentação do Guia Michelin Espanha e Portugal 2021 decorreu, estar terça-feira, na Real Casa de Correos, em Madrid, numa cerimónia transmitida de forma virtual, devido à pandemia de covid-19.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. E andavam por aqui uns palermas a insinuar que este homem não era cozinheiro mas sim traficante de droga!!! É cada burro.
    O governo é que procurou desacreditá-lo, muito provavelmente lançando o boato para os media. A carneirada foi toda atrás… que de resto é onde costumam levar.

    • Eh lá… traficante de droga?
      Onde foi esse “filme”?
      E ainda por cima foi o governo que lançou o boato??
      Bem… só faltou a Terra ser plana…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.