Menos uma estrela Michelin. Restaurante São Gabriel vai fechar

Leonel Pereira / Facebook

O chef Leonel Pereira

O restaurante São Gabriel, em Almancil, com uma estrela Michelin, vai encerrar, depois de ter sido vendido, anunciou através das redes sociais o seu chef executivo, Leonel Pereira.

Numa publicação na sua página do Facebook, o chef Leonel Pereira afirma que “o restaurante São Gabriel foi vendido. Como tal, chegou ao fim uma existência de 30 anos como fine-dining, onde 26 deles foram estrelados”.

“Já na próxima estação, abrirá com nova gerência, onde o conceito (segundo a informação dos novos proprietários) será asiático e sem ambição de estrelas. A eles, desejamos as maiores felicidades e sucesso profissional para esta caminhada que vão iniciar”, refere.

O anúncio surge dois dias depois da apresentação do Guia Michelin Espanha e Portugal 2020, que renovou a estrela (‘cozinha de grande nível, compensa parar’) a este restaurante, conquistada por Leonel Pereira na edição de 2015.

“Quanto a nós, iremos abrir o já apresentado CHEK-in Faro em finais de janeiro. Esperamos ter novidades (sobre a transição do atual conceito São Gabriel) antes do próximo verão”, acrescenta o chef na rede social.

Segundo o Expresso, que avançou a notícia, o objetivo é regressar ao universo do Guia Michelin, num novo projeto dedicado à alta cozinha.

Na mesma publicação, o chef agradece à sua equipa pela renovação da estrela Michelin e aos “(fiéis) clientes que incansavelmente seguiram” o restaurante nos últimos sete anos.

Leonel Pereira chegou em 2013 ao São Gabriel, que na altura detinha a classificação de uma estrela há 15 anos. Na edição de 2014, perdeu a distinção, e recuperou-a logo no ano seguinte.

Na edição de 2020 do Guia Michelin, Portugal teve sete restaurantes com duas estrelas e 20 com uma estrela (agora menos uma com o anúncio do encerramento do São Gabriel).

O restaurante Casa de Chá da Boa Nova, comandado pelo chef Rui Paula, ganhou a segunda estrela. Além disso, os restaurantes Epur (Lisboa, chef Vincent Farges); Fifty Seconds by Martín Berasategui (Lisboa, chef Filipe Carvalho); Mesa de Lemos (Viseu, chef Diogo Rocha) e Vistas (Vila Nova de Cacela, chef Rui Silvestre) são as novidades na primeira categoria.

Por outro lado, três restaurantes perderam a única estrela que detinham: L’And Vineyards (Montemor-o-Novo, chef José Miguel Tapadejo), Willie’s (Vilamoura, chef Willie Wurguer) e Henrique Leis (Almancil, chef Henrique Leis) — que em julho foi o primeiro chef em Portugal a anunciar que queria abdicar da estrela, que detinha há 19 anos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …

Descobertas sete novas aranhas-pavão. E uma parece um quadro de Van Gogh

Foram encontradas sete novas espécies de aranha do género Maratus. E há uma que se destaca por se parecer com "A Noite Estrelada", famoso quadro de Vincent Van Gogh. Nos últimos anos, as aranhas-pavão (do género Maratus) …

Estado de emergência no México suspende produção de cerveja Corona

Nem toda a publicidade é boa publicidade. Que o diga a cerveja mexicana Corona que, em tempos de pandemia, partilha o nome com o vírus de que já ninguém quer ouvir falar. Segundo o jornal The …

Gás natural pode transformar Moçambique no "Qatar de África" (se os jihadistas deixarem)

A descoberta de gás natural em Moçambique é vista como uma grande esperança para o país que, à boleia dos avultados investimentos que está a receber de grandes multinacionais, sonha tornar-se no "Qatar de África". …

Afinal, os 1.000 ventiladores doados por Elon Musk podem não ser completamente inúteis

Elon Musk, CEO da Tesla, doou mil ventiladores do tipo errado a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Agora, afinal, os ventiladores vão poder ser usados em casos de …

Cientistas preveem quatro grandes furacões no Atlântico em 2020

Cientistas da Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, preveem que se formem quatro grandes furacões no Oceano Atlântico em 2020. De acordo com os especialistas, estes quatro furacões serão de categoria 3 a 5 na …

Neymar doa 870 mil euros para luta contra a pandemia no Brasil

O futebolista internacional brasileiro Neymar doou cerca de 870 mil euros para a luta contra a pandemia covid-19 no seu país, revelou esta sexta-feira o canal SBT. Segundo a estação de televisão brasileira, o contributo de …

França confiscou quatro milhões de máscaras destinadas a Espanha e Itália

As autoridades francesas apreenderam quatro milhão de máscaras que uma empresa sueca transportava da China para a Espanha e Itália no início do mês. A disputa diplomática foi revelada na quarta-feira pela revista francês L'Express. Segundo …

Sobe para 52 o número de elementos da PSP infetados

Subiu esta sexta-feira para 52 o número de elementos da PSP infetados com covid-19, revelou esta força de segurança, dando conta que está a ser assegurado apoio psicológico a todos os polícias com 30 profissionais. Em …