México emite alerta por roubo de fonte radioativa

Michael Kappel / Flickr

O Governo do México emitiu esta sexta-feira um alerta para sete estados devido ao roubo de uma fonte radioativa que pode ser perigosa para a saúde humana.

Esta sexta-feira, o Governo mexicano emitiu um alerta para sete estados devido ao roubo no centro do país de uma fonte radioativa que pode ser perigosa para a saúde humana, caso seja removida do recipiente.

Em comunicado, a Coordenação Nacional de Proteção Civil afirmou que um densímetro nuclear desapareceu esta quinta-feira de um veículo, no município de León, no estado de Guanajuato.

O alerta envolve as unidades de Proteção Civil dos Estados de Guanajuato, Querétaro, Jalisco, Michoacán, San Luis Potosí, Aguascalientes e Zacatecas.

A Proteção Civil avisou a população que, no caso de encontrar a referida fonte, não deve manipular o equipamento nem aproximar-se, estabelecendo um perímetro de segurança de pelo menos cinco metros.

Roubo de material radioativo já não é uma novidade em terras mexicanas. Em dezembro de 2013, um camião de transporte de substâncias radioativas para uso médico, “extremamente perigosas”, foi roubado, tendo vitimado mortalmente os assaltantes.

Também no momento do roubo a fonte radioativa estava corretamente protegida, mas representava perigo para qualquer pessoa, caso a proteção fosse retirada ou danificada.

Desde finais de 2013, o México já registou 11 outros incidentes de roubo de material radioativo.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.