Dois mexicanos foram queimados vivos devido a boato no WhatsApp

Dois indivíduos foram queimados vivos no México depois de uma mensagem que os acusava de raptarem e sequestrarem crianças. Mas tudo não passou de uma mensagem falsa.

No dia 29 de agosto, Maura Cordero, dona de uma loja de artesanato na pequena cidade de Acatlán, no México, olhou para a janela e não quis acreditar no que estava a ver. Cerca de uma centena de pessoas concentrava-se em frente à esquadra da polícia, uma multidão que não via desde a última festa de Natal.

Dentro da esquadra encontravam-se Ricardo Flores, de 21 anos, e o tio Alberto, de 43 anos, detidos pela autoridades por “perturbar a paz”, depois de terem sido abordados por moradores locais em fúria que os acusavam de terem cometido um crime muito grave, depois de terem recebido uma mensagem no WhatsApp.

“Por favor, estejam atentos porque uma praga de sequestradores de crianças entrou no país. Parece que esses criminosos estão envolvidos no tráfico de órgãos… Nos últimos dias, crianças de quatro, oito e 14 anos desapareceram e algumas delas foram encontradas mortas com sinais de que os seus órgãos foram removidos. Os seus abdómenes foram cortados, abertos e estavam vazios”, lia-se na mensagem.

De acordo com a BBC, Maura Cordero ficou perplexa quando viu uma série de telemóveis levantados a filmar e a fotografar o momento em que Ricardo e Alberto foram queimados vivos devido às acusações que estavam a circular no WhatsApp.

“A multidão tinha um único objetivo. O portão de entrada da esquadra foi aberto e Ricardo e Alberto Flores foram arrastados para fora. Enquanto as pessoas mantinham os seus telefones no ar para filmar, os homens foram empurrados para o chão e depois para uns degraus, onde foram espancados violentamente. A gasolina que tinha sido levada anteriormente para ali foi derramada por cima deles“, contou a lojista.

Segundo a TVI24, Ricardo Flores cresceu nas proximidades de Acatlán, mas mudou-se para Xalapa, 250 quilómetros para nordeste, para estudar Direito. O tio, agricultor, morou vários anos numa pequena comunidade de Acatlán. Naquele dia, os dois homens foram ao centro da cidade para comprar material de construção para concluir a obra de um poço de água.

Morte do filho em livestream

No mesmo dia em que o filho foi queimado vivo, Maria, mãe de Ricardo, recebeu várias mensagens no Facebook a avisar que o filho tinha sido preso, suspeito de sequestrar crianças. Após as mensagens, Maria recebeu também um link de acesso para a transmissão ao vivo no Facebook. Quando Maria abriu o vídeo, viu uma multidão a espancar o filho e o cunhado.

Três meses passados desde a tragédia, a mãe de Ricardo Flores não consegue entender como é que uma multidão foi arrastada pela mentira. “Porque é que não confirmaram? Nenhuma criança foi sequestrada, nem ninguém apresentou uma queixa formal. Foi uma notícia falsa”, disse à BBC.

Quatro pessoas foram acusadas deste assassinato e outras cinco por incentivar ao crime. Entre elas Francisco Martinez, por ter transmitido o assassinato em livestream; Petronilo Castelan, por ter angariado dinheiro para comprar a gasolina que haveria de queimar os homens; e um homem identificado como Manuel por ter tocado os sinos no telhado da câmara municipal para alertar os moradores de que a polícia planeava libertar Ricardo e Alberto.

Os outros dois supostos instigadores e os quatro suspeitos acusados de assassinato encontram-se em fuga.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Na excelente série da BBC “Black Mirror” (série que aposta em enredos ficcionais mas totalmente plausíveis de acontecer num futuro mais ou menos próximo) há um episódio que retrata uma situação algo parecida com esta. O advento das redes sociais, a “sobrecarga” de informação, seja falsa ou verdadeira, e o acesso fácil e rápido á “rede” por parte de pessoas que, infelizmente, não conseguem avaliar de forma critica essa informação e tomam tudo por verdades absolutas tem sem duvida o efeito de potenciar desgraças destas.

RESPONDER

Chega propõe até 12 anos de prisão para violadores e castração química dos reincidentes

Esta segunda-feira, André Ventura, deputado único do Chega, entregou no Parlamento um projeto de lei que altera o Código Penal e endurece as penas pelo crime de violação. O deputado único do Chega, André Ventura, entregou …

Tribunal de Contas continua a encontrar lacunas na informação sobre custo das medidas de resposta à pandemia

No seu segundo relatório sobre a execução orçamental das medidas de resposta à covid-19, que cobre o período até 30 de setembro, o Tribunal de Contas vê melhorias no reporte de informação face ao que …

Biden propõe ajuda financeira para as famílias separadas na fronteira com o México

Os EUA poderão vir a pagar transportes, cuidados de saúde, serviços jurídicos e serviços de emprego e de educação aos migrantes que foram separados ao abrigo da estratégia de “tolerância zero” nas fronteiras, disse o …

2 de março de 2020. Confinamentos, recordes, três vagas e um "milagre" depois

O primeiro caso de covid-19 em Portugal foi registado há precisamente um ano. 365 dias depois, o medo esfumou-se, mas a incerteza permanece. A 2 de março de 2020 foram confirmados em Portugal os primeiros casos …

Ex-presidente do Peru forçou esterilizações ilegais para reduzir pobreza no país

O ex-Presidente peruano Alberto Fujimori e os seus ministros da Saúde Eduard Yong, Marino Costa e Alejandro Aguinaga foram acusados esta segunda-feira em tribunal de terem utilizado e forçado a esterilização de mulheres andinas para …

Há um mistério geológico na Sibéria a intrigar os cientistas da NASA

Umas ondulações visíveis na superfície de uma região siberiana próxima ao rio Markha, na Rússia, estão a intrigar os investigadores da NASA. Cientistas da NASA publicaram recentemente um conjunto de imagens no portal Earth Observatory de …

ONU revela provas de envolvimento do Governo russo no envenenamento de Navalny

Especialistas da ONU que investigaram o envenenamento do líder da oposição russa, Alexei Navalny, disseram esta segunda-feira que as provas apontam para um "provável envolvimento" de altos funcionários do Estado russo. As duas investigadoras, que durante …

Saída de Costa e regresso de Passos Coelho "pode mudar de alto a baixo a trajetória da vida política"

Luís Marques Mendes e António Costa Pinto debateram a política nacional pós-pandemia. Convergiram na convicção de que a legislatura chegará ao fim, em 2023, mas uma saída de cena de Costa e um regresso de …

"O próximo Bruno Fernandes?". Pedro Gonçalves em destaque na BBC

"Terá o Sporting encontrado o novo Bruno Fernandes?", pergunta a BBC num artigo em que destaca o papel de Pedro Gonçalves na transformação do Sporting num candidato ao título. As exibições de Pedro Gonçalves não têm …

Tortura e prisões arbitrárias após o 25 de Abril. Marcelo retirou selo de "secreto" ao Relatório das Sevícias

A Presidência da República retirou a classificação de "secreto" ao chamado "Relatório das Sevícias" que analisou os acontecimentos entre o 25 de Abril de 1974 e o 25 de Novembro de 1975, concluindo que houve …