Metrobus pode ficar pronto…e sem veículos a circular. Há paragens no sítio errado

ZAP

Sobretudo na zona fora da Avenida da Boavista, onde as paragens ficam à esquerda. Autocarros STCP não têm portas dos dois lados.

O metrobus, que na teoria vai começar a circular daqui a poucas semanas no Porto, continua a originar problemas ainda antes da primeira viagem.

Os prazos que não se cumprem não são uma surpresa em Portugal. Neste caso, era suposto as viagens terem começado no final de 2023.

Não foi em 2023, será em 2024. Olhando para o terreno, a Avenida da Boavista está quase pronta e já se vêem as paragens – apesar de o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, não gostar muito.

Agora, surge uma possibilidade preocupante, mas real: o percurso do metrobus fica pronto, mas não há nenhum veículo a circular.

Contexto: as paragens que não ficam na Avenida da Boavista. Ou seja, as que ligam esta avenida à Praça do Império, através da Avenida do Marechal Gomes da Costa.

Essas paragens ficam do lado esquerdo. Nenhum problema para os veículos movidos a hidrogénio (que ainda não chegaram), que têm três portas de cada lado.

Mas seriam paragens que, supostamente, também iriam servir para os autocarros STCP. E provavelmente os veículos da STCP que seriam “metrobus” nos primeiros tempos.

Detalhe: os autocarros STCP não têm portas do lado esquerdo.

Cristina Pimentel, presidente do Conselho de Administração da empresa fala em “falácia”, em declarações ao Jornal de Notícias.

Além disso, há mais de um ano que existe um memorando que inclui a STCP no controlo das operações do metrobus.

Esse memorando ainda não foi assinado pelo Estado e pela Metro do Porto.

Por isso, nesta altura “não estão ainda reunidas as condições para que se proceda à transferência das infraestruturas para o município do Porto por forma a que este delegue na STCP a sua exploração”, lê-se em esclarecimento enviado à agência Lusa.

Ou seja, Cristina Pimentel avisa que pode não haver veículos a circular, sobretudo nos primeiros tempos – há (ou havia) a possibilidade de serem autocarros da STCP a fazer as viagens do “metrobus”, enquanto os veículos adequados não chegarem, algo que deve acontecer em Setembro ou Outubro. As obras devem ficar concluídas ainda em Agosto.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.