Metrobus vai circular no Porto no final de 2023. Terá sete paragens da Boavista à Praça do Império

Ao que tudo indica, os autocarros 100% elétricos devem começar a circular no final de 2023. A ligação de metrobus entre a Rotunda da Boavista e a Praça do Império, no Porto, terá sete paragens ao longo dos seus 3,8 quilómetros de extensão.

A implementação dos autocarros deverá ser feita até ao final de 2023. Já a segunda linha de metro entre o Porto e Gaia, que inclui a construção de uma ponte sobre o Douro, estará concluída no final de 2025.

Além da travessia, a cerca de 500 metros da ponte da Arrábida, a ligação terá oito estações: seis subterrâneas e duas à superfície.



Antes disso, a ligação por metrobus entre a Rotunda da Boavista e a Praça do Império tem “um elevado potencial de procura, com ganhos significativos de aumento de passageiros para o sistema de transportes coletivos”, cita o Jornal de Notícias.

De acordo com o PRR especifica-se que para o serviço serão comprados 12 autocarros 100% elétricos. O trajeto de 3,8 quilómetros terá sete estações, “de 30 metros de comprimento e cais laterais de três metros de largura”.

O projeto tem levantado muitas dúvidas a quem mora na zona da Avenida do Marechal Gomes da Costa, que teme pelas árvores da placa central.

O documento não especifica por onde seguirão os autocarros, citando apenas que os veículos usarão uma “faixa de rodagem exclusiva e segregada para evitar o congestionamento de tráfego e aumentar a rapidez de circulação”.

A estimativa de custo de empreitada da ponte é de 50 milhões de euros, e a nova travessia vai ter vias para peões e bicicletas, ligando o Campo Alegre, no Porto (entre a Faculdade de Letras e a Faculdade de Arquitetura), à VL8 (junto ao Arrábida Shopping), em Vila Nova de Gaia.

Rui Moreira, presidente da Câmara, já garantiu que não haverá cortes de árvores. Nesse contexto, poderá colocar-se a hipótese do canal para o metrobus ocupar uma das atuais faixas de rodagem em cada sentido.

Segundo a autarquia, o metrobus é operado com autocarros em vias completamente
segregadas que têm prioridade sobre os outros veículos sempre que houver
cruzamentos. Ou seja, são os próprios autocarros que acionam os semáforos, tal
e qual acontece com o Metro de superfície atual, sobre carris.

A solução, presente em muitas cidades do mundo, funciona de uma forma muito eficaz em cidades como a do México ou em Istambul, onde foi implementado em 2005, refere a autarquia portuense.

Ana Isabel Moura, ZAP //

 

 

 

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Bielorrússia. Washington anuncia sanções financeiras e restrições de vistos

Os Estados Unidos impuseram esta segunda-feira novas sanções financeiras e restrições de vistos a dezenas de funcionários e entidades na Bielorrússia, em coordenação com a União Europeia, Reino Unido e Canadá. As medidas retaliatórias - que …

Uma provocação de Cristiano iniciou a reviravolta alemã

Opinião de Dietmar Hamann, depois de um toque "artístico" do capitão da seleção portuguesa, quando a Alemanha ainda perdia. Cristiano Ronaldo voltou a jogar para dar espetáculo, num momento do duelo entre Portugal e Alemanha no …

Fotografia mostra princesa Latifa em Espanha

Uma fotografia da princesa Latifa do Dubai, cuja situação preocupa a ONU depois de ter sido apanhada quando tentava fugir do emirado em 2018, foi divulgada esta segunda-feira numa rede social e descrita como tendo …

Microlino, o pequeno carro elétrico com teto dobrável, está cada vez mais perto da produção

Em desenvolvimento há mais de cinco anos, e originalmente com produção prevista para 2019, o terceiro protótipo do Microlino 2.0 da Micro Mobility Systems AG foi concluído. O terceiro protótipo do Microlino é o mais próximo …

Constitucional "absolve" (mas critica) socialista que chamou "cigana" a deputada

O Tribunal Constitucional (TC) anulou a decisão do PS de condenar o ex-eurodeputado, mas o presidente fez uma declaração de voto em que reprovou o "chocante racismo". O caso remonta a junho de 2017, quando Manuel …

EUA convida Coreia do Norte a retomar diálogo sobre armamento nuclear

Os Estados Unidos (EUA), a Coreia do Sul e o Japão convidaram esta segunda-feira Pyongyang a retomar o diálogo sobre armamento nuclear na península coreana, depois de o líder norte-coreano ter anunciado estar a preparar-se …

Polícias em protesto abandonaram parlamento (mas voltaram para trás)

A manifestação de elementos das forças de segurança pertencentes ao Movimento Zero abandonou esta segunda-feira, cerca das 15h30, o parlamento, alegadamente em direção ao Ministério da Administração Interna, mas a meio do percurso voltou para …

Sobrevivência da TAP depende da “implementação rigorosa” da reestruturação

O presidente executivo interino da TAP, Ramiro Sequeira, despediu-se esta segunda-feira dos trabalhadores sublinhando que a sobrevivência da companhia aérea dependerá da "implementação rigorosa" do plano de reestruturação. Num email enviado aos trabalhadores, a que a …

Novo (e nono) caso positivo de covid-19 no Euro 2020

Billy Gilmour não vai participar no último jogo da Escócia na fase de grupos, que pode terminar com uma qualificação inédita. Há mais um futebolista infetado pelo novo coronavírus, entre os que foram convocados para a …

Governo britânico estuda isenção de quarentena para vacinados

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira estar a avaliar a possibilidade de isentar de quarentena pessoas totalmente vacinadas contra a covid-19 que cheguem do estrangeiro, mas evitou falar sobre a expansão da “lista …