Nova linha de metro em Lisboa põe em causa dezenas de casas (e os moradores souberam pelos jornais)

1

Mário Cruz / Lusa

A linha vai ligar São Sebastião a Alcântara e o projeto foi conhecido na semana passada. Os moradores das zonas afetadas só souberam pelos meios de comunicação que as suas casas podem ser demolidas.

Os moradores que vivem nas zonas por onde vai passar a nova linha vermelha do metro de Lisboa só foram informados pela comunicação social de que podem ter de vir a abandonar as suas casas.

A notícia dos planos para a construção de uma linha que vai ligar São Sebastião a Alcântara foi conhecida na semana passada. A obra já foi alvo de um estudo de impacto ambiental e vai ser financiada com fundos europeus do Plano de Recuperação e Resiliência, relata o Público.

As obras devem durar três anos e custar 304 milhões e vão afetar as ruas da Costa, e Maria Pia, a Travessa do Livramento, parte do Baluarte do Livramento e a demolição de um prédio na Rua da Costa. A construção fica também nas imediações do Palácio das Necessidades, que é um imóvel de interesse público, e espera-se que o metro passe por debaixo de parte do complexo.

Isaura Fernandes vive numa das casas em questão há mais de 20 anos. “Com a idade que eu tenho assusta-me bastante. A gente adapta-se a um sítio e pensa que é para sempre. E na volta…”, revela ao Público.

No prédio que tem de ser demolido, ainda ninguém tinha sido avisado. “Apercebemo-nos de que houve obras, estudos, em frente, mas não sabíamos para o que era“, afirma António Gomes, morador há mais de 20 anos e administrador do condomínio do edifício.

José da Cunha é dono de uma mercearia no prédio, uma das quatro lojas que lá existem. “O que a gente sabe é pela comunicação social. Temos clientes há anos. Quase com 70 anos ir fazer uma coisa de novo. E estes velhotes no fim da vida vão andar com a casa às costas?”, lamenta.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.