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Defeito nos travões força Metro do Porto a andar devagar. Falha foi detetada há um ano

O descarrilamento de um metro na estação de Campanhã foi provocado por um defeito nos patins eletromagnéticos. A avaria afeta vários veículos da frota do Metro do Porto.

No passado dia 2 de janeiro, uma falha nos patins eletromagnéticos, uma peça entre as rodas que serve de auxílio à travagem, provocou o descarrilamento do metro na estação de Campanhã, no Porto. De acordo com o Jornal de Notícias, esta avaria afeta vários veículos da frota adquiridos em 2008.

Uma fonte explicou ao diário que o descarrilamento aconteceu quando o veículo se encontrava quase parado no cais de Campanhã. O patim eletromagnético caiu à entrada da estação, havendo marcas de arrastamento na linha. Segundo a mesma fonte, se tivesse acontecido a uma velocidade superior, as consequências do acidente poderiam ter sido piores.

O primeiro caso foi detetado há cerca de um ano, mas o processo de alteração ao sistema dos patins só começou a ser implementado há dois meses.Devido ao defeito detetado, os veículos estão agora limitados aos 60 km/hora.

Ao matutino, a Metro do Porto admitiu que o problema está totalmente identificado, tendo sido “definida uma modificação e iniciado o processo de alteração deste sistema”.

As alterações passaram por prender patins eletromágnéticos com abraçadeiras de aço, além de terem sido implementadas outras ações preventivas, como “um intensivo plano de inspeção e redução nas velocidades” de circulação dos veículos.

Sete dos 30 veículos da frota já haviam sido intervencionados por causa deste problema antes do acidente. Hélder Silva, do Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ), diz que a rede esta “extremamente sobrecarregada”, tendo havido “mais problemas”.

ZAP //

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