Defeito nos travões força Metro do Porto a andar devagar. Falha foi detetada há um ano

O descarrilamento de um metro na estação de Campanhã foi provocado por um defeito nos patins eletromagnéticos. A avaria afeta vários veículos da frota do Metro do Porto.

No passado dia 2 de janeiro, uma falha nos patins eletromagnéticos, uma peça entre as rodas que serve de auxílio à travagem, provocou o descarrilamento do metro na estação de Campanhã, no Porto. De acordo com o Jornal de Notícias, esta avaria afeta vários veículos da frota adquiridos em 2008.

Uma fonte explicou ao diário que o descarrilamento aconteceu quando o veículo se encontrava quase parado no cais de Campanhã. O patim eletromagnético caiu à entrada da estação, havendo marcas de arrastamento na linha. Segundo a mesma fonte, se tivesse acontecido a uma velocidade superior, as consequências do acidente poderiam ter sido piores.

O primeiro caso foi detetado há cerca de um ano, mas o processo de alteração ao sistema dos patins só começou a ser implementado há dois meses.Devido ao defeito detetado, os veículos estão agora limitados aos 60 km/hora.

Ao matutino, a Metro do Porto admitiu que o problema está totalmente identificado, tendo sido “definida uma modificação e iniciado o processo de alteração deste sistema”.

As alterações passaram por prender patins eletromágnéticos com abraçadeiras de aço, além de terem sido implementadas outras ações preventivas, como “um intensivo plano de inspeção e redução nas velocidades” de circulação dos veículos.

Sete dos 30 veículos da frota já haviam sido intervencionados por causa deste problema antes do acidente. Hélder Silva, do Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ), diz que a rede esta “extremamente sobrecarregada”, tendo havido “mais problemas”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Costa desaconselha viagens de finalistas. Associação de pais diz que "não vale o risco"

O primeiro-ministro, António Costa, admitiu esta quinta-feira que Portugal acabará por ter casos de coronavírus "mais cedo ou mais tarde". No entender líder do Executivo, que falava aos jornalistas em Bragança à margem da primeira …

Esquerda está contra, PSD não dá a mão. Montijo está em risco (mas "não há drama")

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, vai respeitar a decisão da maioria do Parlamento. "Acataremos, não há drama". Esta quarta-feira, Pedro Nuno Santos respondeu às críticas da esquerda acerca da vontade do Governo …

Reino Unido admite abandonar negociações com a União Europeia

O Governo britânico admite abandonar as negociações com a União Europeia (UE) para um acordo pós-Brexit se não houver progressos até junho, refere um documento publicado esta quinta-feira com a posição do Reino Unido. Num documento …

Bancos avisam: Proibir comissões vai levar a fecho de balcões e despedimentos

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) é contra a proibição de comissões bancárias ou a sua limitação em valor e em número, no MB Way e nos contratos de crédito. As propostas vão ser discutidas …

Juiz Vaz das Neves usou Relação de Lisboa para ganhar 280 mil euros com julgamento privado

O juiz Luís Vaz das Neves, ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, usou o salão nobre do tribunal para um julgamento privado com o qual ganhou 280 mil euros. De acordo com o jornal Público, …

Sergio Ramos é rei e senhor dos cartões vermelhos. Domina em todas as provas

O central Sergio Ramos foi esta quarta-feira expulso pela 26.ª vez na derrota do Real Madrid no Bernabéu frente ao Manchester City (2-1), na primeira-mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. O futebolista espanhol …

Covid-19. Há oito novos casos suspeitos em Portugal (e vieram todos de Itália)

A Direção-Geral da Saúde confirmou 25 casos suspeitos, 18 dos quais tiveram resultados negativos depois de realizados testes laboratoriais. Nas últimas 24 horas, foram registados oito novos casos suspeitos. Dos novos casos suspeitos, cinco no Hospital …

SC Braga eliminado da Liga Europa. FC Porto e Benfica obrigados a vencer

O Sporting de Braga perdeu esta quarta-feira por 1-0 na receção aos escoceses do Rangers, em jogo da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol, sendo eliminado da competição europeia. O …

Pássaro com 46 mil anos encontrado com penas e garras intactas na Sibéria

Os arqueólogos já descobriram muitos espécimes antigos notáveis no permafrost da Sibéria. Desta feita, encontraram os restos mumificados de um pássaro com 46 mil anos que ainda tem penas e garras intactas. De acordo com a …

Centeno mantém "mistério" sobre BdP. "Não costumo sofrer com ansiedade"

O ministro das Finanças, Mário Centeno, não fecha a porta à liderança do Banco de Portugal (BdP), dizendo que a eventual decisão, quando vier a ser tomada, será devidamente explicada pelo Governo. Mário Centeno, que …