Metade dos portugueses defende que Medina devia ser demitido

8

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro das Finanças, Fernando Medina

Mais de cinco em cada dez inquiridos defendem que o primeiro-ministro António Costa devia ter demitido o ministro das Finanças, Fernando Medina.

Segundo uma sondagem da Aximage para o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e a TSF, 55% dos participantes são favoráveis às saída de Medina na sequência do caso que envolveu a ex-secretária de Estado do Tesouro, Alexandra Reis, por ter recebido uma indemnização de meio milhão de euros quando saiu da TAP.

Quanto à permanência do ministro, a Área Metropolitana de Lisboa (AML) é a única região onde as respostas favoráveis são superiores à média: no país, só 27% concordam, com o número a subir aos 32% na AML. No Norte, a continuidade de Medina teve pior acolhimento (59%).

A mesma sondagem revelou que o país apoia a decisão do Governo de demitir a administração da TAP, registando-se apenas 14% de respostas discordantes.

Na mesma sondagem, cerca de três em cada quatro (74%) são favoráveis à reprivatização da TAP, embora sejam defendidas duas condições: se os privados pagarem acima dos apoios atribuídos pelo Estado (30%) ou mantendo-se o Estado como acionista na empresa (27%). Só 17% concordam com a venda incondicional.

Quanto às regiões, é no Norte (excluindo a Área Metropolitana do Porto) que a privatização tem mais defensores (81%). No Centro, na Área Metropolitana de Lisboa e no Sul e Ilhas, 73% tem a mesma opinião.

Relativamente às idades, é na faixa mais nova (18 a 34 anos) que mais se admite privatizar (79%) e na mais idosa (maiores de 65) onde essa ideia menos vinga (68%).

Por partidos, os eleitores do Iniciativa Liberal são os que mais defendem a privatização (95%) e os da CDU são os que menos apoiam (57%).

ZAP //

8 Comments

    • Pois, porque ficou sem emprego, com a sua derrocada no município de Lisboa. Costa, o padrinho dele, pôs-lhe logo a mão, enxotando o Leão para fora.

  1. Não era Ministro das Finanças quando a trapalhada se deu, porque deveria ser demitido?
    E o Sr. Presidente da República não se devia demitir? Pois foi o irmão advogado que fez todo o negócio da Tap.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.