Metade dos hélis ao serviço do INEM não cumpre o contrato

Tiago Petinga / Lusa

O INEM tem quatro helicópteros ao serviço e só dois cumprem os requisitos técnicos exigidos no contrato de 38,7 milhões de euros, noticia esta segunda-feira o Jornal de Notícias (JN).

Segundo o diário, dos dois que não cumprem os requisitos técnicos exigidos, “um tem pior ‘performance’ e outro ultrapassa o limite de idade”. A fornecedora, a Babcock, garante que estas duas aeronaves estão a voar com autorização do INEM.

Uma das regras do contrato, assinado pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e pela Babcock, em agosto deste ano, define que as aeronaves não deverão termais de 20 anos sobre a sua data de fabrico à data da sua utilização”.

Todavia, escreve o matutino, “desde a entrada em vigor do contrato, o aparelho colocado em Évora viola os requisitos técnicos (…). A empresa colocou ali um Bell 412, construído em 1997. Ou seja, a completar os 21 anos”.

Já quanto ao héli destacado para Macedo de Cavaleiros, que veio substituir o que ficou destruído no acidente de Valongo em 15 de dezembro, “não cumpre os requisitos de ‘performance'”, escreve o Jornal de Notícias.

Questionada pelo diário, fonte oficial da empresa diz que está a atuar com o acordo do INEM quanto “à substituição temporária do helicóptero que opera a partir de Évora” e que “previsivelmente em março de 2019” chegará um novo helicóptero à base alentejana.

Quanto ao aparelho que substituiu o destruído em Valongo, a mesma fonte referiu ao jornal que a prioridade foi “a reposição urgente do serviço” e assegurou que será “oportunamente” substituído por um aparelho com as características exigidas. Neste caso, também tem o acordo do INEM, assegurou.

O jornal questionou também o INEM e os SPMS, mas não obteve resposta.

// Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Ui… que situação dramática!…
    Um está agora a ultrapassar a idade e o outro está a subtituir temporariamente o que caiu!..
    Se todas as empresas privadas que prestam serviço ao Estado tivessem este grau de incumprimento estávamos nós muito bem.
    Basta comparar este com o contrato dos Kamov assinado pelo Macedo com uma empresa mafiosa sem qualquer capacidade para operar os helicópteros – e com o resultado que conhece.
    Mas, claro que todos tem que cumprir os contratos e tudo tem que ser bem fiscalizado!!

    • Mas, claro que todos tem que cumprir os contratos e tudo tem que ser bem fiscalizado!!

      Ora dizes muito bem!!!!
      As urgências são urgências, mas não devem servir para cobrir os “arranjinhos”… Agora que hove ‘chatice’ e alguém foi analizar, já estão previstas novos helis, em Março…. que curiosa coincidência… então e durante este ano, não se conseguiu repôr a situação em legalidade contratual????
      É que do resto da mensagem, alguém maldoso poderia concluir que estás a defender o indefensável… para não dizer mais.

      • Certo, e eu até acho que a empresa TEM que ser penalizada pelo incumprimento!
        Eu defendo o interesse publico, obviamente!
        Só comentei porque achei o titulo “exagerado”, porque são 4 helis do INEM; 3 estavam ok, um caiu e o outro ultrapassou o limite da idade (que aconteceu em Novembro de 2018, quando fez 21 anos) – embora esse heli só tenha saído do fabricante em 1999, começou a voar em Nov 1997 (não que isso seja desculpa).
        Portanto, tirando o que caiu (e isso é uma situação excepcional), outro só está “ilegal” há 1 mês…

  2. O Caso dos Submarinos, deve ser igual aos hélis, não ha vistorias rigorosas, ou se as houver, deve ser com o Olho Tapado, ou falta de óculos nos inspetores.

RESPONDER

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …