Metade dos utilizadores acede à Internet com dispositivo móvel

Mais de metade dos utilizadores (57%) da internet acede à rede fora de casa e do local de trabalho, através de equipamentos portáteis como telemóveis e computadores, revela um inquérito do Instituto Nacional de Estatística (INE) hoje divulgado.

O acesso em mobilidade aumentou 19 pontos percentuais (p.p.) no último ano, apresentando-se em 2014 com proporção semelhante à média da UE-28 em 2013, adianta o Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação pelas Famílias realizado em 2014.

O telemóvel ou smartphone é o equipamento mais usado pelos utilizadores para aceder à internet em mobilidade (48%), seguido do computador portátil (38%).

O inquérito revela também que 65% dos agregados familiares em Portugal têm ligação à internet em casa, mantendo-se a tendência de crescimento (cerca de mais três pontos percentuais face ao ano anterior e 17 p.p. face a 2009).

O acesso através de banda larga é abrangente a quase todas as famílias com ligação à internet (63%), verificando-se uma diferença de dois pontos percentuais em 2014.

Apesar do crescimento nos últimos anos da utilização de banda larga pelas famílias em Portugal, ainda está distante da média da UE-28 (uma diferença de 14 p.p. em 2013).

Lisboa é a região onde mais famílias têm acesso às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), com 73% com acesso à internet e 72% com acesso em banda larga.

Ainda que em menor grau, também as regiões do Algarve e as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira registam níveis de acesso à internet superiores à média nacional, respetivamente com 64%, 69% e 67% para o acesso à internet em banda larga.

No lado oposto, está o Alentejo, onde o acesso à rede pelas famílias é inferior em 10 p.p. à média nacional, com 53% a acederem à internet em banda larga.

Nas famílias com crianças até aos 15 anos, o acesso às TIC supera a média nacional, atingindo atualmente proporções próximas de 90% (87% têm acesso à internet através de banda larga).

Em 2014, 65% das pessoas com idade entre 16 e 74 anos acedem à internet, um aumento de 19 p.p. face a 2009, sendo o grupo etário entre o 16 e os 24 anos o que tem mais utilizadores.

Os dados referem também que 17% dos utilizadores efetuam encomendas através desta rede, um crescimento de 7 p.p. face a 2009, mas ainda muito abaixo da média na UE-28, com uma diferença em mais de 20 pontos percentuais.

A proporção de homens que utiliza computador e internet (69% para ambas as tecnologias) é superior à das mulheres, respetivamente em 7 e 8 p.p. e a prática de comércio eletrónico é também mais frequente nos homens (19%) do que nas mulheres (15%), observa o INE.

Entre as pessoas que utilizaram internet nos três primeiros meses do ano, 26% utilizam espaço de armazenamento nesta rede para guardar ou partilhar ficheiros (computação em nuvem).

Apenas 7% dos utilizadores dos serviços de computação em nuvem indicaram ter pago pela utilização do serviço, refere o inquérito anual, que teve uma amostra de 7.186 agregados domésticos, com pelo menos uma pessoa com idade entre os 16 e os 74 anos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Totti deixa Roma. "Chegou o dia que eu esperava que nunca chegasse"

O diretor técnico da Roma anunciou que vai deixar o cargo, por as suas opiniões não terem sido consideradas na escolha do novo treinador da equipa de futebol, o português Paulo Fonseca. "Chegou o dia que …

Bruges limita turismo "para não se tornar uma Disneylândia"

Burges, na Bélgica, é a mais recente cidade europeia a impor limites ao turismo para que "não se torne a Disneylândia". Dirk De Fauw, presidente da câmara local, anunciou em declarações ao jornal Het Nieuwsblad que …

Hospital Santa Maria abre inquérito a morte de Ruben Carvalho

A administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte decidiu abrir um processo de inquérito na sequência de notícias sobre eventual negligência hospitalar no internamento do histórico dirigente do PCP. Fonte oficial do Centro Hospitalar, que integra o …

Nós, Cidadãos! convida Aliança para coligação. Partido de Santana ainda está "a examinar"

O partido Nós, Cidadãos! desafiou a Aliança para uma coligação eleitoral “ao centro”, mas fonte oficial da força política liderada por Santana Lopes esclareceu que ainda está “a examinar”. O presidente do Nós, Cidadãos!, Mendo Castro Henriques, confirmou à …

Benfica desmente negociações com Atlético de Madrid por João Félix

O Benfica desmentiu, em nota divulgada esta segunda-feira, todas as notícias que dão conta de uma transferência iminente de João Félix para o Atlético de Madrid. João Félix tem feito capa em vários jornais espanhóis, que insistem …

Não havia tantos pré-avisos de greve desde o tempo da troika

Nas próximas semanas, são poucos os dias úteis que não têm pelo menos uma greve. Se o ritmo se mantiver, este será o ano da legislatura com mais pré-avisos. Dos hospitais aos tribunais, passando pelos transportes …

“Maré vermelha” interdita banhos em várias praias do Algarve

As praias entre a Ilha do Farol e Vilamoura, no Algarve, estão interditadas a banhos devido a uma concentração de uma alga marinha que pode ser perigosa para a saúde. As praias algarvias entre a Ilha …

Gulbenkian vende petrolífera Partex por 555 milhões de euros

A Fundação Gulbenkian assinou, esta segunda-feira, um acordo para a venda da Partex com a PTT Exploration and Production por 555 milhões de euros. Em comunicado hoje divulgado, a Fundação Gulbenkian informou que "a operação terá um …

Ex-diretor revela carta que desmente Berardo sobre créditos na CGD

O ex-diretor de grandes empresas da CGD afirmou que José Berardo enviou uma carta dirigida a Carlos Santos Ferreira, ex presidente do banco, a solicitar a abertura do crédito de 350 milhões de euros para …

Suecos burlaram multinacionais em 1,7 milhões de euros a partir de Setúbal

Um casal de suecos burlou várias empresas multinacionais com um esquema de roubo de emails praticado a partir de Setúbal. Estas empresas chegaram a transferir 1,7 milhões de euros até à detenção do casal. Michel M., …